Serang
Mensagens : 72 Data de inscrição : 14/07/2010 Idade : 42 Localização : Batalha
| Assunto: Dúvida sobre a haste floral da phalaenopsis Ter Ago 24, 2010 11:58 am | |
| Gostava que o moderador greenmam respondesse à questão pois está relacionada com um artigo seu.
No seu artigo "As flores secaram. O que fazer agora?", greenmam diz que a haste floral deve ser cortada junto à base ou a seguir ao terceiro nodo (no caso da planta estar forte e saudável). Eu já experimentei ambos e resultou, demorando em alguns casos mais tempo do que nos outros.
Est semana comprei mais uma palaenopsis. A florista disse-me que não se deve cortar a haste, a não ser que esta seque. Na verdade, já outras floristas me disseram o mesmo noutras ocasiões. Ela disse que outras flores vão nascer onde as primeiras estavam e que a haste até se pode desenvolver mais (pequenas ramificações). A florista até me mostrou uma que tem lá há 3 anos e que nunca a cortou!
Será que é mesmo assim?
Espero por uma resposta. Obrigada, Ângela
| |
|
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Dúvida sobre a haste floral da phalaenopsis Ter Ago 24, 2010 4:46 pm | |
| Pois é, minha cara Ângela, a florista tem e não razão! O Greenman explicou e bem que a haste floral deve ser cortada. No entanto, acontece que, por vezes, a mesma haste floral volta a dar novos botões de flor, e até mesmo, nascem keikis nos seus "nós". Tudo isto pode acontecer... Mas será que vai acontecer com a sua phalaenopsis? Cortando a haste floral, quase de certeza que ela voltará a florescer no próximo ano. Não cortando, corre o risco de ela não voltar a florescer, mas também pode a mesma haste floral voltar a dar flores, embora em menos abundância. E podem ainda nascer novos brotos, chamados "keikis", que darão origem a novas orquídeas. A decisão é sua!... | |
|
Serang
| Assunto: Re: Dúvida sobre a haste floral da phalaenopsis Ter Ago 24, 2010 6:24 pm | |
| Obrigado pela resposta Hum... então pode ser das duas formas! Talvez nesta nova phalaenopsis experimente não cortar. É sempre bom variar. Mas acho que nas outras vou continuar a cortar as hastes, pois assim sei que me vou safando. Este é um dos exemplos em que cortei a haste (pelo 3º nó). Além dele se ter desenvolvido a partir do corte deu mais uma haste com uma flor. [img] [/img] Espero que gostem. Ângela | |
|
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Dúvida sobre a haste floral da phalaenopsis Qua Ago 25, 2010 8:49 am | |
| Está linda!! Depois da minha desatrosa experiencia em que prometi a mim mesma ficar por ali, acho que estou a voltar a ter ideias idiotas. Acho que vou postar aqui a planta da minha casa e depois voçês guiam o local onde se dará bem, assim tipo GPS, e eu vou andando com ela. Que vos parece a ideia?? Panaelolopsis e eu... só se fôr assim e não sei não sei!! | |
|
Serang
| Assunto: Re: Dúvida sobre a haste floral da phalaenopsis Qua Ago 25, 2010 12:22 pm | |
| Olá Maria João. Eu acho que deve voltar a tentar. As minhas primeiras tentativas também falharam e ainda há bem pouco tempo quase perdia uma miltonia. Ainda não percebi se ela se vai safar ou não! agora está a convalescer Mas a sua folhas pararam de amarelecer. Comigo tem resultado por tentativa e erro. Quando "mato" uma, já sei o que não devo fazer na próxima. Neste momento tenho 3 que já floriram mais do que uma vez cá em casa e tenho algumas novas (espero que venham a florescer de futuro). Bons cultivos | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dúvida sobre a haste floral da phalaenopsis | |
| |
|