| Dúvida básica | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Almeida
| Assunto: Dúvida básica Qua Jul 15, 2009 12:57 pm | |
| O que se deve fazer quando depois da orquidea florir e passado algum tempo as flores vão caindo e a haste começa a secar? Devo cortar? Esperar que seque e depois cortar? O que devo fazer? Sei que esta dúvida é bastante básica, mas eu desconheço o procedimento. Agradeço a vossa ajuda. | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Dúvida básica Qua Jul 15, 2009 3:02 pm | |
| Caro(a) Almeida, indique-me por favor qual a espécie a que pertence sua orquídea, para poder ajudar. | |
|
| |
Almeida
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 16, 2009 9:04 am | |
| Penso que é uma Phalaenopsis. | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 16, 2009 3:05 pm | |
| A haste floral da "Phalaenopsis", enquanto verde, dá para enraizar. Proceda do seguinte modo: Corte a haste 0,5 cm acima do 1º nó ( a contar da raiz); faça um corte oblíquo. Seguidamente corte a haste em bocados que tenham sempre dois nós; faça cortes oblíquos, sendo o corte inferior 0,5 cm abaixo do nó inferior e o corte superior 0,5 cm acima do nó superior. Meta as estacas obtidas num substracto para orquídeas misturado com 50% de terra de jardim. Regue, coloque em local abrigado, a uma temperatura nunca inferior a 14 graus; vá mantendo o substracto húmido. espero que dentro de quatro meses as estacas tenham enraizado, e obtenha novas plantas. Boa sorte!... | |
|
| |
Almeida
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 16, 2009 4:48 pm | |
| Obrigada. Vou tentar. | |
|
| |
greenman
Mensagens : 33 Data de inscrição : 28/03/2009 Localização : Zona Lisboa
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 23, 2009 11:20 am | |
| - Admin escreveu:
- A haste floral da "Phalaenopsis", enquanto verde, dá para enraizar. Proceda do seguinte modo:
Corte a haste 0,5 cm acima do 1º nó ( a contar da raiz); faça um corte oblíquo. Seguidamente corte a haste em bocados que tenham sempre dois nós; faça cortes oblíquos, sendo o corte inferior 0,5 cm abaixo do nó inferior e o corte superior 0,5 cm acima do nó superior. Meta as estacas obtidas num substracto para orquídeas misturado com 50% de terra de jardim. Regue, coloque em local abrigado, a uma temperatura nunca inferior a 14 graus; vá mantendo o substracto húmido. espero que dentro de quatro meses as estacas tenham enraizado, e obtenha novas plantas. Boa sorte!... Nunca ouvi falar do enraizamento da haste floral de uma phalaenopsis. Deve haver aí qualquer confusão. As indicações dadas são úteis para pseudobolbos de Dendrobium, quando queremos obter keikis (novas plantas). Mas nunca resulta com hastes florais de Phalaenopsis. Quando a haste floral de uma Phalaenopsis começa a secar, devemos corta-la em baixo, rente à planta. De seguida vemos se a planta precisa de ser reenvasada ou começamos a fertilizar com fertilizante de crescimento para fortificar a planta e ajudar no crescimento de novas folhas. Bons cultivos, | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 23, 2009 11:41 am | |
| Viva Greenman, nesta altura de férias todos sabemos que a participação falha um pouco... Obrigado pela sua intervenção, mas aconteceu que, há cerca de três anos, em conversa com um técnico brasileiro, ele deu-me a dica da reprodução da Phalaenopsis através da haste floral ainda verde. Realmente já experimentei, e de cinco estacas, consegui enraizar UMA. Não foi um grande sucesso, mas foi um sucesso!...Aliás, eu defendo a ideia de que tudo pega de estaca. A questão é saber se em 2 estacas há 1 que enraiza, se em 10 há 1 que enraiza, ou se em 1000 há uma que enraiza. Já tenho conseguido enraizar de estaca, plantas que me dizem ser impossível conseguir. É tudo uma questão de paciência e persistência, o que nem sempre temos... Continuo a contar consigo nesta matéria, em que é profundo conhecedor. Parabéns pelos seus artigos na "Jardins". Um abraço | |
|
| |
greenman
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 23, 2009 11:49 am | |
| Estamos sempre a aprender.
Se puder coloque aqui ou envie-me uma foto dessa estaca enraizada. Não estou a duvidar, só gostaria de ver a foto e se possível utiliza-la para mostrar aos alunos dos meus cursos.
Nunca tinha ouvido falar de tal procedimento. Muito bem.
Cump.
JS | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 23, 2009 11:57 am | |
| Com certeza que sim. Mas há mais... Muitas vezes, eu repito, muitas vezes, as hastes florais da Phalaenopsis dão origem a novas plantas; nos nós nascem novos rebentos com raiz; já vi, na mesma haste floral, três rebentos com raiz.
A Natureza é pródiga em prodígios. | |
|
| |
greenman
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 23, 2009 12:57 pm | |
| Sim, mas isso é diferente. A produção de novas plantas, idênticas à planta-mãe, na haste floral é diferente e bastante comum. Há espécies como a Phalaenopsis equestris ou a Phalaenopsis mariae, por exemplo, que produzem Keikis muito facilmente. Outras é menos comum e acontece com a haste floral sem ser cortada da planta. No entanto, como escreveu antes, dava a entender que cortava a haste floral e a propria haste enraizava. Isso eu nunca vi. Pode ser o desenvolvimento de um nodo que já estava pre-destinado a produzir um Keiki. Deixo aqui um exemplo de Keiki. | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Dúvida básica Qui Jul 23, 2009 6:09 pm | |
| Mas foi isso mesmo que eu disse: corto a haste floral, tendo o cuidado de forma a apanhar dois nós (um para criar raiz e outro para dar origem a um novo broto); geralmente a haste dá para duas ou três estacas. E já consegui enraizar uma há cerca de dois anos atrás, que nesta altura é uma Phalaenopsis ainda pequena, mas continua viva. Em breve envio a foto dela, pois como já deve ter lido noutros tópicos deste forum, eu não sou lá muito habilidoso a enviar fotos e coisas parecidas. E de vez em quando é bom que estas questões surjam, pois já há bastante tempo que não tento a experiência, embora fale dela aos participantes dos cursos. Tenho-me dedicado mais a outras áreas, tais como a fitopatologia e planeamento de jardins. Neste momento não tenho nenhuma Phalaenopsis com flor, apenas uma Zigopetalum e uma Paphiopedilum, mas logo que tenha uma nova haste floral, voltarei a fazer a experiência. Eu tenho apenas uma pequena colecção de orquídeas epífitas: cerca de vinte e quatro, e algumas das Dendobrium foram reproduzidas por estaca cá em casa. Um abraço | |
|
| |
mireille
| Assunto: Re: Dúvida básica Sex Jul 24, 2009 5:06 pm | |
| Je ne comprends très bien portugais, mais ce suject des orchidées m'éveille un très vif intérêt. Et m'ont déjà parlé sur la multiplication des orchidées Phalaenopsis enracinant sa branche floral. Pour moi n'est pas nouveauté. Amitiées
Última edição por mireille em Sáb Jul 25, 2009 5:18 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
xicão
Mensagens : 119 Data de inscrição : 27/05/2009 Localização : Arredores do Porto
| Assunto: Re: Dúvida básica Sáb Jul 25, 2009 5:15 pm | |
| Parabens srs. moderadores do tema orquídeas. Neste momento esta discussão, no bom termo, já ultrapassou as 100 visualizações, o que demonstra bem o interesse que os membros e os visitantes têm no assunto, sobretudo quando o mesmo é discutido entre dois conhecedores da matéria. Isto sim, é um forum, onde se discute sem agressões e onde se aprende com quem sabe.
Eu pouco percebo de orquídeas mas conheço a phalaenopsis por ser a orquidea mais comum à venda nas lojas. Penso que é a que melhor se adapta ao clima aqui do norte, e poucas são as casas que não têm uma orquidea destas. Mas em conversa com um migo meu que frequentou o ano passado um curso de orquideas, ele respondeu-me que aquela haste que dá a flor pode ser enraizada, porque ele aprendeu isso no curso.
Um abraço para todos | |
|
| |
oriana Moderadora
| Assunto: Re: Dúvida básica Sáb Jul 25, 2009 5:37 pm | |
| Sem querer entrar no assunto, que não é da minha especialidade, mas apenas da minha curiosidade e amadorismo, eu também perfilho a ideia que TUDO pode ser reproduzido por estaca, residindo a dificuldade em saber qual a percentagem de êxito. Eu digo isto por experiência. Chegou a altura de eu também experimentar este método de reprodução. Veremos se obtenho êxito. | |
|
| |
martinho
Mensagens : 137 Data de inscrição : 23/04/2009 Localização : Douro litoral
| Assunto: Re: Dúvida básica Ter Jul 28, 2009 4:19 pm | |
| E esse método de reprodução por estaca floral apenas serve para a orquídea phalaenopsis, ou também dá para outras espécies? Eu tenho uma dendobrium, como faço para multiplicar? E ela fica com as folhas amarelas, porque será? Os lançamentos novos são grossos e de um verde bonito, mas os antigos ficam finos, amarelos e feios, porque será? Ao princípio dava muitas flores, mas agora só dá 3 ou 4, e a planta cada vez fica mais "escangalhada". | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dúvida básica | |
| |
|
| |
| Dúvida básica | |
|