Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tenho uma dúvida

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

Tenho uma dúvida Empty
MensagemAssunto: Tenho uma dúvida   Tenho uma dúvida Icon_minitimeQua Abr 08, 2009 7:15 pm

Tenho uma ONCIDIUM que veio com flor há dois anos, e nunca mais voltou a dar flor. Está numa janela da minha cozinha voltada a sul, apanha pouca luz directa, rego-a somente de dez em dez dias, e nunca mais floriu. Que se passará com ela?
Ir para o topo Ir para baixo
greenman




Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/03/2009
Localização : Zona Lisboa

Tenho uma dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Tenho uma dúvida   Tenho uma dúvida Icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 4:20 pm

Talvez precise de ser reenvasada e adubada.

Os Oncidiuns costumas florir bem. A planta tem crescido? Tem novos pseudobolbos??
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

Tenho uma dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Tenho uma dúvida   Tenho uma dúvida Icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 6:32 pm

Pouco tem crescido e apenas tem um novo pseudobolbo, mas pequeno. Vou mudá-la de vaso, mas que substracto ponho?
Ir para o topo Ir para baixo
greenman




Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/03/2009
Localização : Zona Lisboa

Tenho uma dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Tenho uma dúvida   Tenho uma dúvida Icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 9:08 pm

Pode ser daqueles substractos de compra para orquideas ou então um substracto caseiro de casca de pinheiro misturado com um pouco de turfa e um pouco de leca. (1+1+1)
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

Tenho uma dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Tenho uma dúvida   Tenho uma dúvida Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 11:42 am

Eu costumo fazer o substracto da seguinte forma:
casca de pinheiro, argila expandida, bocadinhos de carvão e musgo. Sou eu que apanho os ingredientes e faço a mistura, pouco mais ou menos em partes iguais. Estarei certa?
E já agora a minha dendobrium velhinha deu, e está a dar, quatro flores cor de rosa. Já tirei diversos filhos dela ao longo dos últimos anos, mas a mãe, coitada, está muito feia. Que devo fazer para melhorar o seu aspecto?
Ir para o topo Ir para baixo
greenman




Mensagens : 33
Data de inscrição : 28/03/2009
Localização : Zona Lisboa

Tenho uma dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Tenho uma dúvida   Tenho uma dúvida Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 5:14 pm

Essa mistura é excelente. Se se dá bem com ela, tudo bem.

Quanto ao Dendrobium. Eles são mesmo assim. Ficam feios. Secam, caiem as folhas, etc. Mas muitas vezes são esses pseudobolbos mais feios que dão flor. Existem até espécies em que só dão flor quando a planta parece que está a morrer...

O que eu costumo fazer para manter o arranjo mais composto é colocar os keikis (os filhotes) no mesmo vaso que a mãe. assim os novos pseudobolbos, que são verdes, disfarçam mais o triste aspecto dos pseudobolbos mais adultos.

Bons cultivos!!

JS
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tenho uma dúvida Empty
MensagemAssunto: Re: Tenho uma dúvida   Tenho uma dúvida Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tenho uma dúvida
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como cultivar temperos, chás, etc...?
» Duvida....
» Dúvida sobre a haste floral da phalaenopsis
» Dúvida básica
» tulipas duvida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ORQUÍDEAS :: CUIDADOS-
Ir para: