Encontrei este artigo .
Crie a sua própria “horta caseira” de ervas aromáticas e utilize-as criativamente na confecção das suas refeições, ao longo de todo o ano.
Uma alimentação saudável não passa exclusivamente pela ingestão de alimentos e nutrientes associados a uma saúde positiva. Na realidade, vai muito além disso. A vasta diversidade de sabores e riqueza de aromas possíveis podem proporcionar combinações únicas e um paladar agradável que não devemos dispensar. Mas para isso, há que diversificar as escolhas e saber aproveitar a imensidão de excelentes opções que temos à disposição. Neste contexto, a utilização de ervas aromáticas e especiarias são um recurso indispensável...
Mas as vantagens da sua utilização reflectem-se também em outros domínios. Por um lado, permitem a substituição de molhos ricos em gorduras (nem sempre saudáveis) e naturalmente calóricos e, por outro, representam uma excelente alternativa ao sal, abusivamente utilizado no nosso país.
Comece por enriquecer a sua cozinha com diferentes ervas aromáticas e especiarias. Os orégãos, tomilho, salsa e coentros, e a canela, noz moscada e pimenta, são alguns dos muitos exemplos possíveis. Depois use e abuse das combinações! Inicialmente poderá experimentar as mais tradicionais, como os orégãos com queijo fresco e o manjericão com tomate, mas depois disso tenha presente que a possibilidade de novas experiências e novos sabores é um dos significados especiais que a cozinha nos confere!
A CONSIDERAR:
• De uma forma geral, utilize as ervas aromáticas frescas, uma vez que deixam um paladar mais intenso e saboroso aos alimentos. Os orégãos são uma excepção. Neste caso, deixe-os secar antes da sua utilização.
• Muitas ervas aromáticas podem ser criadas em casa! Que tal comprar um pequeno vaso, encher com terra fresca e plantar algumas sementes??! Se procurar bem, também é possível encontrar o vaso completo em algumas superfícies comerciais.
• Para além do reduzido valor calórico e dos sabores das ervas aromáticas, elas permitem uma decoração mais apelativa aos pratos, despoletando outras sensações e sentidos!
• Se tiver uma grande quantidade de hortelã, salsa ou cebolinho, opte pela sua colocação no congelador, separados em pequenos sacos de plástico. Verá que não se estragam e conservam as propriedades.
• Também poderá colocar algumas ervas aromáticas em azeite num recipiente bem fechado. Após algum tempo, utilize-o para temperar os seus alimentos e comprove a diferença!
• Se as opções lhe parecem poucas... experimente o alecrim, o cebolinho, os coentros, a erva-cidreira, a erva-doce, as folhas de louro, a hortelã, o manjericão, os orégãos, a salsa e o tomilho... e ainda o caril, a canela, o cominho, a noz moscada e a pimenta! As oportunidades e combinações não se esgotam!