Equináceas
Equinácea deve o seu nome à parte "espinhosa" do centro, que vem do grego : echino. É uma planta excelente para uso em jardins devido à sua altura e o facto de ter flôr durante muito tempo.
Plantas originárias da parte sudoeste dos EUA. São Plantas herbáceas vivazes. Como principais constituintes, para além dos compostos não específicos, Acidos gordos, óleo essencial, fitosteóis, rutósido, alcalóides, pirrolizidínicos (0,006%), possuem como compostos activos os derivados dos ácidos dicafeico e ferúlico, os equinacósidos A e B (0,5 a 1%), compostos alifáticos de cadeia longa e os polissacáridos (equinacinas). A equinácia mais estudada, quimica e farmacologicamente, é a E. purpurea que apresenta algumas difrenças quantitativas em relação à E. pallida e à E. angustifolia.
Segundo a crença popular é considerado um imunoestimulante com aplicação no combate a infecções. Activa a formação de leucócitos. Acção anti-inflamatória e anti-viral. Com as principais aplicações em Síndromas gripais com tosse, bronquite, febre, odinofagia. Como imunoestimulante.
Tem sido desenvolvidos estudos na profilaxia e tratamento da gripe, inflamações orofaríngeas, rinossinusites e bronquites, principalmente em doentes com imunidade diminuída ou fazendo quimioterapia. Externamente, sobre a forma de pomadas ou em compressas nas queimaduras, feridas purulentas, acne e outras inflamações ou ulcerações cutâneas.
Equinácea Angustifólia (Echinacea angustifolia)
Parte com Aplicação Medicinal:
A parte de raiz é nesta variedade a que tem maior aplicação medicinal.
Podem ser secos, inteiros or fragmentados.
Ciclo: Vivaz
Equinácea Pálida (Echinacea pallida Nutt)
Parte com Aplicação Medicinal:
Orgãos subterrâneos inteiros ou fragmentados, secos.
Ciclo: Vivaz
Equinácea Purpúrea (Echinacea purpurea)
Parte com Aplicação Medicinal:
Partes aéreas floridas, podem ser inteiras ou fragmentadas, secas.
Solo: Húmido, rico em matéria orgânica, e irrigado no verão.
Ciclo: Vivaz
Classificação:
Reino Plantae – Plantas
Subreino Tracheobionta
Superdivisão Spermatophyta
Divissão Magnoliophyta
Classe Magnoliopsida
Subclasse Asteridae
Ordem Asterales
Familia Asteraceae
Género Echinacea Moench