Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistarEntrar

 

 Floresta e Notícias

Ir para baixo 
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 57
Localização : Porto

Floresta e Notícias Empty
MensagemAssunto: Floresta e Notícias   Floresta e Notícias Icon_minitimeDom Out 25, 2009 11:06 am

Jornal científico denuncia a destruição das florestas boreais nos países ricos

É muito comum ler sobre a destruição das florestas tropicais nos países em desenvolvimento, mas as florestas tropicais em alguns dos países mais ricos do mundo também estão a diminuir. E bem mais rápido do que aquilo que julga.

Um artigo publicado no jornal científico Trends in Ecology and Evolution diz que os grandes responsáveis pela destruição acelerada das florestas boreais são a mineração, a indústria madeireira e as queimadas propositadas. Um conjunto de pesquisadores liderado por Corey Bradshaw analizou a situação das florestas boreais no Alasca, Canadá, Escandinávia e Rússia e descobriu que menos de 10% da área total é protegida e que mais de 60% se encontra fragmentada ou degradada. As florestas russas estão em pior estado “e sofreram os piores declínios nos últimos anos, se forem comparadas às florestas boreais dos outros países”, escreve Bradshaw no seu Blog, intitulado “Conservation Bytes”.

Bradshaw também afirma que a Rússia perdeu pelo menos 22 milhões de hectares de florestas para queimadas nos anos de 2002 e 2003. Outro factor importante na destruição das florestas é a proliferação de uma espécie de besouro encontrada nessas regiões. A super população de besouros é causada pelas mudanças climáticas e mais de 13 milhões de hectares de florestas no oeste do Canadá já foram afectadas pela praga.

A redução do tamanho das florestas mundiais já apresenta os seus impactos negativos. 94% das 348 espécies típicas das áreas boreais estão na lista vermelha de espécies em risco de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature em inglês).

Além disso, as florestas boreais contém 550 giga toneladas de carbono (30% do carbono terrestre), e as queimadas estão liberando tudo isso na nossa atmosfera. Segundo os pesquisadores as queimadas são o maior perigo enfrentado pelas florestas boreais e se não for controlado pode causar a total destruição desse ecossistema.

invest
Ir para o topo Ir para baixo
 
Floresta e Notícias
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste fórumVocê não pode responder aos tópicos
Conhecer as Plantas :: A FLORESTA-
Ir para: