Ainda há bem pouco tempo, era habitual ouvirmos dizer que o Brasil tinha o PULMÃO DO MUNDO, pois o oxigénio produzido pela imensidão da floresta amazónica abastecia todo o mundo com ar puro.
Mas, os anos foram passando e os próprios brasileiros mudaram a expressão "pulmão do mundo" para "ar condicionado do mundo". E isto porquê?
Foi descoberto que a própria floresta consome à noite todo o oxigénio que produz durante o dia, devido à grande evaporação de água de toda a bacia. As correntes de ar e a intensa actividade biológica da região amazónica, contribuem para manter a temperatura média do planeta e refrear o efeito de estufa. E embora essa influência climática seja sentida em todo o globo terrestre, é notada muito mais na América do Sul, restantes Américas e Europa.
E já agora, sabia que o rio Amazonas tem mais de mil afluentes, com uma rede que abrange metade da América do Sul, e que o seu delta forma milhares de canais e ilhas?
Sabia que a floresta amazónica é o maior celeiro biológico conhecido do mundo, onde é possível encontrar 200 espécies diferentes de árvores em apenas um hectare?
Sabia que da floresta amazónica são extraídos compostos como o quinino (para combate à malária)?
E sabia que nos últimos quinze anos, cerca de 200 000 Km2 de floresta amazónica foram devorados por acções de desmatamento? A grandeza da floresta encobre com facilidade a devastação provocada pelos madeireiros, garimpeiros, agricultores, etc. E as queimadas na floresta continuam a acontecer a um ritmo intolerável...