AGRICULTURA e JARDINAGEM
O mês de Junho é considerado para as grandes actividades dos campos e o mês das ceifas e da debulha dos cereais. Também de grande vigilância contra as doenças e as pragas nos pomares e nas hortas e mês de fazer regas mais abundantes.
NO POMAR
Deve-se continuar as surribas para os novos pomares e tratar todas as fruteiras contra o "pedrado", o "bichado", a "mosca da fruta" os "ácaros" e as "formigas". Eliminar nesta altura os "ladrões" e as varas das framboesas. Processar algumas enxertias conforme a variedade e espécie das frutíferas.
NA HORTA
Abundam as hortaliças e toda a variedade de legumes. Deve-se continuar a capar, semanalmente, o desponte dos tomateiros, das abóboras, dos courgettes, dos melões das melancias.
Vigiar e tratar, preventivamente, os tomateiros contra o "míldio" e para o mesmo efeito tratar as batateiras com calda bordalesa. Deve-se continuar a sementeira do feijão verde, atar as endivias, colher os alhos, as cebolas e fazer réstias.
NO JARDIM
Desenterrar os bolbos e as cebolas dos gladíolos, lírios, jacintos, tulipas, etc. Semear anémonas, ásteresm begónias, bocas de lobo, goivos, prímulas, hortênsias e cravos para o próximo ano. Colocar os tutores nas dálias, cortar periodicamente os botões em excesso das roseiras, hortênsias e cravos. Colher as ervas aromáticas, antes da sua floração e secá-las à sombra.
BONS COMPANHEIROS
O arma exalado pelas plantas condimentares como o coentro, o aneto, o manjericão afasta determinados insectos. Será, pois, sempre aconselhável misturá-las com outros legumes, por exemplo, com os tomates.
O milho e feijão de trepar, feijão verde, são também óptimos companheiros. O milho serve de tutor ao feijão, dálhe sombra e utiliza o azoto fixado pelas raízes deste e além disso beneficiam ambos da mesma rega.