AGRICULTURA e JARDINAGEM
Continuar os trabalhos do mês de Novembro, a preparação das terras, as cavas e as estrumações. Resguardar as plantas mais sensíveis ao gelo e prosseguir a preparação dos compostos. É praticamente o fim da apanha da azeitona.
NO POMAR
Depois das covas abertas com antecedência, plantar as pereiras e macieiras. Colocar os tutores nas árvores plantadas, depois do solo já ter abatido naturalmente. Continuar a limpeza dos troncos e pernadas e continuar a poda das macieiras e das pereiras em dias pouco frios. Tratar os citrinos contra o míldio e o “aguado”.
NA HORTA
Analisar a terra e fazer calagens e correcções conforme o pH. Semear os mesmos legumes e ter os mesmos cuidados aconselhados para Novembro. Desfilhar as alcachofras e plantar os rebentos, sachar e adubar.
NO JARDIM
Preparar os canteiros para a próxima Primavera. Prosseguir com a poda das roseiras e pulverizá-las com calda bordalesa a 1% (um por cento).
Plantar açucenas, goivos, lírios, gladíolos, ciclames, narcisos e todas as outras flores próprias da época. Continuar a vigiar o nascimento de musgos nos troncos e nos muros e retirá-los.
SE POSSUI UMA ADEGA
Normalmente o mundo dos vinhos possui uma “Babel” de nomes. Facilmente se houve falar de Touriga, Tinta Barroca, Aragonês, Trincadeira, Fernão Pires, Malvasia, Castelão, Baga, Rabo de Ovelha, Loureiro e uma vasta série de nomes que parecem não ter fim. Regra geral, no mundo dos vinhos, são algumas das 350 castas de uvas que existem em Portugal, tornando-o um dos países com mais castas de vinho, mas o que nem sempre é sinal de qualidade.
Caso possua uma adega, cujo conjunto de vinhos e demais licores se destina para consumo anual, tenha o cuidado de em cada 40 dias de repouso das garrafas deitadas, as virar com o rótulo sempre para cima e na próxima vez com o rótulo para baixo.
Poderá manter de modo indefinido vinhos destinados somente à conservação em adegas, caso contrário arrisca-se a que o vinho turve já que as qualidades para consumo imediato ou nos próximos meses são muito inferiores aos que podem ser armazenados por longos períodos.
No entanto, se gosta de apreciar bebidas licorosas e espirituais, poderá adquirir garrafas de licor e conservá-las por mais de 5 anos sem que o produto se altere. Caso pretenda ter uma colecção de Whiskies de boa qualidade, poderá comprar os mais baratos e daqui a 3 anos possuir uma bebida de maior qualidade já que a maturação prolongada permitirá o conteúdo tornar-se mais saboroso e adocicado.
Um lugar fresco e seco, se possível com uma humidade constante como no caso de uma área que seja de solo de terra natural é a área mais indicada para conservar os vinhos anuais. Na altura de compra não se esqueça de se informar se de facto é um vinho que poderá ser conservado por longo tempo na sua adega. Todos os fornecedores de feiras de vinhos são obrigados a possuir informação escrita e pessoal referenciado para aconselhar o cliente.