Agricultura e Jardinagem
JANEIRO é mês da preparação das terras, o mês das lavouras. Prosseguir as cavas e as estrumações e com as limpezas das árvores e sebes.
NO POMAR
O fruto de Janeiro é, evidentemente, a laranja e todos os citrinos. Este mês é o mais próprio para a plantação de árvores de fruto - excepto citrinos), em covas antecipadamente abertas. Arejar a terra à volta das árvores de fruto, continuar a limpeza das árvores, raspar os líquenes e os musgos, podar as fruteiras de folha caduca entre as quais as macieiras, figueiras, maracujás, aveleiras, etc., fazer enxertos de "garfo" nas amendoeiras e cortar as framboesas.
NA HORTA
Preparar os diversos talhões com vista a uma rotação de culturas, plantar espargos, beterraba, alcachofra e morangueiros.
Semear, em viveiro ou local definitivo, conforme as espécies e as regiões, a alface, beringela, chicória, couve-flor, cenouras, ervilhas, espinafre, couve galega, nabiças, alhos, rabanetes, nabos, etc.
Dividir e transplantar as alcachofras, proteger da geada as culturas que são mais susceptíveis, usando esteiras, caniços, serapilheira ou outros métodos de protecção.
NO JARDIM
Prosseguir a plantação e poda de roseiras, podar as glicinias (15 a 20 centímetros), retirar os tubérculos das dálias, secá-los e guardá-los em local seco e fresco. Semear açucenas, ervilhas de cheiro, girassóis, etc.
Semear em viveiro, todas as flores anuais, petúnias, goivos, cosmos, cravos da índia, gipsófilas, margaridas, estacas de roseiras para o próximo ano.
Plantam-se também amarilis, anémonas, begónias, cravos, jarros, junquilhos, tulipas e também árvores e arbustos.
Não se esqueça de escarificar o relvado, caso o terreno o permita.
SABIA QUE:
FLORES CORTADAS
Devem ser conservadas em local fresco, em água que contenha um pouco de conservante floral ou um conservante de açúcar feito em casa (para substituir a glucose que as flores estão a perder), ácido cítrico, como, por exemplo, sumo de limão (para baixar o pH), e carbonato ou um pouco de lixívia de uso caseiro (para retardar o crescimento das bactérias).
As flores cortadas duram mais tempo se os seus caules forem cortadas debaixo de água com uma lâmina afiada em vez de uma tesoura e antes de as colocar na água de uma jarra. Nota que quando coloca as flores cortadas na jarra esta deve possuir água morna e nunca fria.