Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Retirar rosas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeDom Jun 28, 2009 1:08 pm

Caros amigos e amigas,

Tenho a seguinte duvida, encontrei uma rosa de cor salmao, perdida no meu do mato, nao sei como ou se alguem a la meteu, mas nao ha habitaçoes por perto e gostava de a meter para um vaso e trazer para casa (tipo um resgate), gostava de saber:

- Se tenho que ter alguam preocupaçao principal?
- Se devo retirar as terra das raizes e colocar noutra terra?
- A que altura devo retira-la do terreno?
- Devo poda-la ante a retirar ou depois de a retirar?
- Com que frequencia devo rega-la depois do resgate?


Tenho estas duvidas, mas gostava de saber que tipo de preocupaçoes devo ter pois ela esta linda neste momento
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 9:46 am

Eu tenho algumas trazidas do mato mas nunca trouxe nenhuma inteira. Trago uns pedacinhos para plantar pois assim não a mato toda caso as coisa corram mal e posso sempre voltar a fazer novas tentativas. FLOR
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeSeg Jun 29, 2009 10:34 am

Pois, mas esta rosa é linda, e no terreno onde ela se encontra nao lhe fica bem, por isso é tipo um resgate, pois onde ela esta nao se passa nada, nem sei como foi la parar.

Ja pensei cortar-lhe um ou dois ramos (com o devido corte para depois crescer com normalidade) para depois pegar no vaso aqui de casa, mas também ja pensei retira-la na totalidade, mas nao sei quando devo fazer por isso é que tenho estas duvidas la em cima bounce


Última edição por genio86 em Ter Jun 30, 2009 8:07 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeTer Jun 30, 2009 4:39 pm

Caro Génio,
primeiro vamos tentar meter este sub-tópico no tópico "floricultura".
Segundo: as roseiras pegam relativamente bem de estaca, e portanto não será de admirar que alguém tenha atirado uma, estaca de roseira para o meio do mato e, porque a mesma encontrou condições favoráveis, criou raízes, cresceu e floresceu. Não seria o primeiro caso que eu conheço...

Pode retirá-la, cavando à sua volta num diâmetro de 20 cm e a uma profundidade de igualmente 20 cm.
Se o fizer, tente levar o torrão junto com as raízes. Em casa abra uma cova de, 40 x 40 cm, adicione-lhe pouco estrume, cubra com alguma terra, coloque lá dentro a roseira que trouxe, encha a cova com água, e tape-a com terra solta, calcando a terra.
E vá dando notícias...
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 11:08 am

E uma fotozita, não??Razz
Quem não gostaria de ver a beldade salva da selva??
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 3:48 pm

Melhor dizendo ate tava a pensar abrir um topico proprio so para o "resgate" da planta Laughing , eu pratico Btt e passo por muitos campos, esta roseira por acaso esta perto de uma estrado que faz parte do meu percurso e a casa mais proxima esta distante e é de emigrantes e aquela zona nao deve pertencer a essa casa que ja esta desabitada algum tempo, mais para cima encontrei outras cores, nessa zona em que elas estao apanhar poluiçao dos carros tem as seguintes cores: cor salmao, cor vermelha e cor de rosa.

Maria João a seu pedido ainda vou fazer melhor, irei la passar de novo de bicicleta e filmar o percursos fazendo uma paragem nessa zona, para vos mostrar a situaçao a que se encontram as plantas (principalmente rosas)

Irei colocar no youtube para que todos vejam Wink

Admin obrigado pela sua ajuda na informaçao de como "resgata-la" sunny

study
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 5:10 pm

Obrigado pela atenção, Mr. Genio!! flores
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQua Jul 01, 2009 6:39 pm

Caro Génio,
a mãe Natureza é admirável!
Uma roseira dá a rosa; caem as pétalas e , se ela foi polinizada, começa a formar-se um fruto, geralmente de cor alaranjada ou avermelhada a qual, aquando da sua maturação, atrai os pássaros, sobretudo melros (são doidos por tudo que é avermelhado), que comem a baga. E depois o que acontece? Não é preciso explicar, pois não? Um dia ou dois depois, o pássaro vai dejectar as sementes da baga em qualquer sítio, que por vezes fica a quilómetros do local onde comeu! E se as sementes encontram condições favoráveis à sua germinação, vamos ter uma roseira de características iguais à mãe... Talvez no meio do mato, talvez num jardim urbano, talvez... talvez... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 8:54 am

Ái ái, que agora é que a minha burrice vai ficar toda a descoberto.
Tenha uma roseira carregadissima dessas cabacinhas de sementes. Nasce tudo "manso" como a mãe?? É que sempre me disseram que iriam nascer "bravas" e super menos bonitas. Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 12:25 pm

Infelizmente em Portugal temos muitos treinadores de bancada...
Em princípio, a baga terá sementes que, depois de germinadas, irão dar origem a plantas iguais à mãe.
No entanto, é preciso salvaguardar o facto de o insecto polinizador ter trazido o pólen de outra rosa com características diferentes.
E nesse caso poderá haver um cruzamento de espécies. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 1:10 pm

Admin de facto a natureza é um ciclo interessante de se estudar study talvez seja isso que me motiva mais

MARIA JOÃO, aqui ninguem é "burro(a)" todos aprendemos para nao sermos como tal, umas percebem mais de um tema do que outros em quanto outros entendem mais de certos temas diferentes, sao essas pessoas que ensinam um pouco do tempo que outros nao conhecem e ficam todos a saber study Aprender nunca fez mal a ninguem cheers

lol!

A tarde vou postar o video que fiz ontem, ontem sempre fiz o video do meu passeia as tais roseiras FLOR
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 2:48 pm

Retirar rosas 16790 YUPPYYYY Retirar rosas 16790

Vou semear rosas! Com sorte ainda consigo especies originais!! Wink
Semeiam-se na Primavera??
E a taxa de natalidade é grande ou a segurança social das rosas está como a dos portugueses?? Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeQui Jul 02, 2009 6:36 pm

ESPEREM ESPEREEEEM!!!

de rosas percebo eu lol!


As rosa que venham envasadas podem ser plantadas em qualquer época do ano.
As roseiras de raizes nuas só podem ser plantadas na época de adormecimento das roseiras (no Inverno).
Antes de plantar, remover algum ramo morto e podar os ramos até 15cm do solo para promover novos rebentos. A roseira deve ser plantada ao nível do solo e bem enterrada e calcada com os pés. Devem ser sempre regadas generosamente.

study Duvidas MARIA JOÃO? lol!
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeSex Jul 03, 2009 9:28 am

Dúvidas Yes pois então!! Very Happy
E as sementes?? Semeiam-se na Primavera??
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeSex Jul 03, 2009 11:20 am

Cara Maria João,
semear porquê? Quando pode perfeitamente meter estacas da roseira e fazer novas plantas? Não se trata de saber QUANDO PODE semear roseiras, trta-se, sim, de saber se as bagas têm sementes amadurecidas! Para já, não vá por aí...
Comece por reproduzir por estaca! E vá fazendo perguntas, que nós vamos ensinando... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeSex Jul 03, 2009 12:39 pm

Pois eu também prefiro em estacas, mas gostos nao se discutem lol!
A semente da rosa talvez seja na primavera para depois se desenvolver, mas nao tenho a certeza disso, pois nunca plantei rosas (por sementes)
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitimeSáb Jul 04, 2009 8:58 am

Com estacas sempre fizemos e sempre resultou, mas essa das sementes é que foi novidade para mim. Daí a minha curiosidade e entusiasmo. É como uma brinquedo novo nas crianças, sté pode ser de plástico de má qualidade e feio... mas é novidade. Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Retirar rosas Empty
MensagemAssunto: Re: Retirar rosas   Retirar rosas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Retirar rosas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como multiplicar??
» Rosas Cristalizadas
» ROSAS - começo pelo ramo
» Estufas para floricultura

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: