| Como multiplicar?? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
MARIA JOÃO
| Assunto: Como multiplicar?? Ter maio 19, 2009 10:51 am | |
| [img] [/img] Esta imagem foi tirada da net mas penso ser igual ás minhas. A minha plantinha secou-se a ano passado e na Primavera voltou a rebentar. Este ano não sei se deixe o vaso na rua ou se guarde en casa. Também gostava de saber onde estão as sementes ou se dá para plantar. Alguém conheçe?? | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qui Jun 04, 2009 4:44 pm | |
| | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Sex Jun 05, 2009 4:24 pm | |
| | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Sáb Jun 06, 2009 11:15 am | |
| Cara Maria João, é preciso regar esta sua planta com mais frequência... E não me diga que a rega, porque a foto enviada diz-me que a rega falhou alguma vez. Quando a extremidade das folhas da planta se apresentam acastanhadas e secas, é sinal que faltou água por algum tempo. Se, pelo contrário, as folhas apresentarem manchas castanhas-acinzentadas no centro ou bordas, é sinal de água a mais. A sua planta pode reproduzir-se por sementes. Saudações floriais aos seus bonequinhos chorões. | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Seg Jun 08, 2009 9:24 am | |
| Obrigado sr. dmi.!! Vou então esperar e ver o que acontece. Pois de facto aquela plantinha está num sitio da rua onde não apanha água da chuva e quando não chove... a sua rega fica muitas vezes esquecida. | |
|
| |
rosa
Mensagens : 144 Data de inscrição : 29/04/2009 Localização : Póvoa de Varzim
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Seg Jun 08, 2009 10:19 am | |
| Ó Maria João então só se rega quando Deus a manda cá para baixo? Um xi-coração. | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qua Jul 01, 2009 2:39 pm | |
| Esta minha plantita agora já mais feinha do que na altura da foto, já perdeu todas as flores que tinha e tem agora uma nova remessa em menor número e muitissimo menor tamanho. Tenho escarafunchado o que posso e não encontro nada parecido com sementes. Cá vai a pergunta do dia : Onde devo procurar as sementitas?? É que só me falta procurar na raiz, será aí que estão?? | |
|
| |
genio86
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qua Jul 01, 2009 3:31 pm | |
| E aqui vem a possivel duvida pergunta: Sera mesmo que essa planta tem "sementitas"? Pois muitas plantas nao têm sementes | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qua Jul 01, 2009 5:18 pm | |
| Pois pois, muitas não teem, mas eu QUERO que esta tenha. E se sou eu que todos os dias a rego e trato dela, acho que quem manda sou eu. Faz sentido, não faz?? | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qua Jul 01, 2009 6:44 pm | |
| Esta planta dá sementes, sim senhor! Mas, é preciso que tenha havido polinização... e nem sempre isso acontece! Muitas vezes, quando o pólen está pronto para fecundação, o órgão feminino da flor ainda não está receptivo para tal, e a polinização não se dá. Mas só na flor pode procurar as sementes. Não desespere, Maria João... | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qui Jul 02, 2009 8:50 am | |
| Eu já li algures qualquer coisa de esfregar as flores com escovas de dentes. Será alguma técnica especial tipo "florinha proveta" que possa funcionar neste caso?? | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qui Jul 02, 2009 12:20 pm | |
| Realmente, eu também penso que leu qualquer coisa, sim senhor, a este respeito, mas não foi bem o que pensa. Maria João, não vale a pena escovar os dentes à flor... O que deve ter lido foi o seguinte: auxilia-se a polinização com uma escova ou pincel finos, retirando o polén dos estames e depositando-o no órgão feminino. É um trabalho difícil, que requer experiência... | |
|
| |
MARIA JOÃO
| |
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qui Jul 02, 2009 7:27 pm | |
| E o cómico sou eu?!!!! Tá bem, tá!... | |
|
| |
joba
Mensagens : 296 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 60 Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES
| Assunto: retirar estacas semi-lenhosas Dom Set 05, 2010 11:51 am | |
| Boas. Pareceu-me ser este o tópico mais apropriado para colocar esta dúvida.
Gostaria que o nosso admin me ajudasse explicando-me como se deve retirar pedaços de ramos da melhor forma para fazer as tais estacas semi-lenhosas necessárias a criar novas plantas. É que eu tenho umas plumérias e umas callistemon, deonde gostaria de fazer novos arbustos e parece-me ser esta a melhor altura para fazer as estacas e criar a "maternidade"
| |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Dom Set 05, 2010 4:46 pm | |
| Olhe Joba, até há pessoas que se limitam a "esgalhar" uma estaca de um arbusto, metem-no na terra, e passados dois meses...aí está uma nova plantinha! Eu costumo dizer, por brincadeira, que até há pessoas que atravessam a pé uma auto-estrada...e não são atropeladas!! No caso dos arbusto que me apresenta, eu procedo do seguinte modo: corto uma estaca (ou mais, se puder) lateral, e com a tesoura de poda faço um corte oblíquo na base da estaca. Seguidamente, retiro folhas à mesma, deixando apenas ficar duas a três folhas; elimino a parte de cima da estaca, com a tesoura. De seguida deixo ficar ao ar a estaca durante um a dois dias. Encho um vaso com terra de jardim (terra normal do jardim, e não terra vitaminada!); introduzo a estaca no pó de "hormonas de enraizamento". Com um pauzinho faço um furo na terra do vaso, e nesse buraco introduzo a estaca com as hormonas, tendo o cuidado de seguidamente apertar a terra com os dedos. Rego, e tenho o cuidado de todos os dias verificar se a terra necessita de voltar a ser regada. Ao fim de 30 dias, poderemos verificar se a estaca está seca ( e não criou raízes, portanto morreu!) ou se começa a ter novos lançamentos. Passados que sejam cerca de seis meses estará em condições de ser transplantada com todos os cuidados necessários. Boa sorte... | |
|
| |
joba
Mensagens : 296 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 60 Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Seg Set 06, 2010 9:51 pm | |
| Obrigado Admin. Finalmente vou usar as garrafas de água que andei a guardar para fazer a minha" maternidade" das plumérias e das calistemon.
Basicamente,é parecido ao enxerto de mergulhia.
Cpmts. Joba | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Ter Set 07, 2010 3:46 pm | |
| Não, não Joba. Na mergulhia, a estaca não é destacada da planta mãe, enquanto que neste caso, ela é cortada e , portanto, separada, da "mamã". | |
|
| |
joba
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qua Set 08, 2010 9:48 am | |
| Pois, realmente é diferente, embora eu tivesse a noção de que a mergulhia fosse feita dessa forma, apenas raspando uma área do ramo e colocando terra à sua volta até ganhar raiz.
Bom, não me respondeu à outra questão. Agora no fim do verão é a melhor altura para fazer este tipo de operação ou espero mais um pouco? | |
|
| |
Admin Admin
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qui Set 09, 2010 1:42 pm | |
| Pode efectuar agora essa operação, Joba. E boa sorte... Qualquer dúvida...é só dizer! | |
|
| |
joba
| Assunto: Re: Como multiplicar?? Qui Set 09, 2010 2:45 pm | |
| Obrigado admin mais umas vez pela informação disponibilizada.
Abraço. Joba | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como multiplicar?? | |
| |
|
| |
| Como multiplicar?? | |
|