Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Marcas nas folhas de oregãos - doença?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
JTeixeira




Mensagens : 18
Data de inscrição : 11/07/2014
Localização : Porto

Marcas nas folhas de oregãos - doença? Empty
MensagemAssunto: Marcas nas folhas de oregãos - doença?   Marcas nas folhas de oregãos - doença? Icon_minitimeSex Jul 11, 2014 10:26 pm

Boa noite a todos.

Apesar de estes oregãos selvagens já estarem há muito tempo pelo meu terreno, apenas recentemente me apercebi que eram de fato oregãos.

Pela primeira vez, este ano colhi-os e estou agora a secar o primeiro molho.... que estou a achar que têm um aroma um pouco estranho.

Entretanto reparei melhor na sua folhagem e reparei que têm umas marcas. Isto é normal ou trata-se de alguma praga?

Marcas nas folhas de oregãos - doença? 3c656e40e73777085039a589589be30b

Abraço a todos! :)
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Marcas nas folhas de oregãos - doença? Empty
MensagemAssunto: Re: Marcas nas folhas de oregãos - doença?   Marcas nas folhas de oregãos - doença? Icon_minitimeQua Out 15, 2014 10:37 am

Caro J.Teixeira, primeiro peço desculpa por só hoje responder.
Embora a foto esteja muito clara, dá para perceber que a sua planta está atacada por uma doença, mas preciso de mais informações. As manchas que diâmetro (aproximado) têm? Sã brancas ou amareladas? Notam-se mais na página superior ou na inferior das folhas? Tem regado as suas plantas de mangueira e com sol?
Fico a aguardar.
Já agora convido-o a assistir ao meu programa televisivo semanal, todas as quintas feiras, por volta das 11 horas da manhã, no Porto Canal, em que falo sobre plantas
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
JTeixeira




Mensagens : 18
Data de inscrição : 11/07/2014
Localização : Porto

Marcas nas folhas de oregãos - doença? Empty
MensagemAssunto: Re: Marcas nas folhas de oregãos - doença?   Marcas nas folhas de oregãos - doença? Icon_minitimeQua Out 15, 2014 2:53 pm

Obrigado pela resposta.

Infelizmente, já não me recordo com precisão algumas das questões efetuadas. Alguns meses atrás realizei algumas colheitas para secar os oregãos que acabei por não consumir, pois achei que o seu aroma não estava muito bom.

Posteriormente fui informado de que de fato se tratava de uma praga de tipo de afídeo em estado avançado e para a remover utilizando sabão.

Acabei por realizar a sua poda há algum tempo atrás, assim que o tempo piorou por esta zona.

Creio que as manchas tivessem certeza de 1-2 milimetros de diametro, fossem meias amareladas e que estivesse mais presentes na parte superior - sem certezas.

Os oregãos em questão nasceram selvagens e não têm tratos especiais. Regados ocasionalmente e têm pouca exposição solar.

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Marcas nas folhas de oregãos - doença? Empty
MensagemAssunto: Re: Marcas nas folhas de oregãos - doença?   Marcas nas folhas de oregãos - doença? Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 10:31 am

Caro JTeixeira,
caso se trate de afídeos, eles são visiveis a "olho nu". Penso que não se tratou desse problema; pelo que me diz deve ter sido um ataque de fungos, bastante comum na época seca. Também pode ter sido um ataque de cochonilha, pelo que o aconselharam a usar sabão.
Enfim, regue os seus coentros (se ainda existirem!!), e e3speremos que não volte a acontecer tal coisa!
Um abraço e disponha sempre que necessitar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
JTeixeira




Mensagens : 18
Data de inscrição : 11/07/2014
Localização : Porto

Marcas nas folhas de oregãos - doença? Empty
MensagemAssunto: Re: Marcas nas folhas de oregãos - doença?   Marcas nas folhas de oregãos - doença? Icon_minitimeSáb Out 18, 2014 6:40 pm

Coentros? Very Happy Ou oregãos? Laughing

Já agora aproveito para perguntar, que aromáticas costuma plantar no lado norte, ou seja, mais à sombra?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Marcas nas folhas de oregãos - doença? Empty
MensagemAssunto: Re: Marcas nas folhas de oregãos - doença?   Marcas nas folhas de oregãos - doença? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Marcas nas folhas de oregãos - doença?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SOBRE OS OREGÃOS
» A VINCA e a doença de ALZHEIMER
» Folhas enroladas
» ´Trevo de 4 folhas
» RABANETES com orifícios nas folhas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: PLANTAS AROMÁTICAS-
Ir para: