eduardo
Mensagens : 2 Data de inscrição : 12/12/2009 Idade : 51 Localização : mato grosso do sul -Brasil
| Assunto: Folhas enroladas Sáb Jan 16, 2010 6:50 pm | |
| Ola, estou com um problema no meu pomar, as folhas das laranjas estao enrolando nas suas estremidades, alguns pés estao ficando com as folhas pretas, e tambem estou tendo ataques de abelhas pretas que estao acabando com as folhas novas, o que devo fazer? | |
|
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: Folhas enroladas Dom Jan 17, 2010 12:29 pm | |
| Caro Eduardo, os afídios provocam frequentemente o enrolamento e/ou o enrugamento das folhas; estes sintomas aparecem com mais frequência na extremidade dos lançamentos, e na altura do Verão.As excreções açucaradas dos afídios tornam as folhas pegajosas e geralmente originam a formação da FUMAGINA. Estas infestações de afídios desaparecem, normalmente, a partir de meados do Verão, pelo que não faz muito sentido fazer pulverizações nessa altura, pois o dano já foi causado. Assim, deve pulverizar as suas árvores no início do Inverno, com ÓLEO DE ALCATRÃO, para combater os ovos hibernantes, e na Primavera aplicar um insecticida sistémico, antes dos botões florais abrirem. Para melhor assegurar o efeito, volte a pulverizar no final da floração com o mesmo insecticida sistémico. As abelhas prestam um bom serviço na ajuda à polinização, no entanto, por vezes, causam estragos. Se não correr o risco de contaminar os frutos, aconselho uma pulverização das folhas, com um bom insecticida. E não esqueça: Se as árvores de fruta receberem um tratamento adequado, poucos serão os acidentes fisiológicos que poderão surgir. Uma árvore de boa qualidade, com um substracto adequado, e recebendo as substâncias alimentares certas, dificilmente será alvo de doenças, e será muito mais resistentes às pragas. Vá dando notícias... E um abraço. | |
|