Planta de folhagem leve e frisada. O Cerefólio frisado é a variedade mais decorativa com as suas folhas cinzeladas. As folhas picadas em bocadinhos servem também de condimento.
O cerefólio ou cerefolho é uma espécie de planta do género Anthriscus, na família Apiaceae, aparentada com a salsa. Planta cultivada, de carácter anual, cresce até aos 40–70 cm de altura, com folhas tripinadas. As pequenas flores brancas formam pequenas umbelas com 2,5–5 cm de diâmetro. A planta exala um aroma agradável.
Época de Cultivo :
Pode ser plantada praticamente o ano todo, especialmente na Primavera e Outono.
Colher as folhas a partir do momento que os rebentos atinjam cerca de 10cm.
Benefícios :
É diurética, analgésico, anti-inflamatórios, tónica e estimulante.
Uso Medicinal :
O cerefólio é usado como medicamento, possuindo uma ação diurética, expectorante, estimulante, combate eczemas e desordens digestivas. Cru ou em infusão (chás) estimula a digestão e alivia problemas circulatórios e hepáticos. Combate o reumatismo e a baixa pressão circulatória.
Descrição do Produto
Variedades - Existem duas variedades de cerefólio, o comum e o frisado.
Curiosidades :
É nativa do Cáucaso, mas foi disseminada pelos romanos por toda a Europa, onde se naturalizou.
As folhas secas usam-se como especiarias, fazendo lembrar uma mistura de anis e alcarávia ou anis e salsa. As sementes são usadas no Norte de África como especiaria nos mesmos pratos que o coentro. Também é usado como corante amarelo
Dicas de Cultivo:
Sementeira – Pode ser plantada praticamente o ano todo. A semente é muito lenta a germinar.Deve semear-se em local definitivo.
Clima – Prefere locais de temperatura amena.
Solo – Prefere solos médios, ricos em matéria orgânica e frescos.
Adubação –Moderada.
Rega – Deverá manter-se o solo húmido.
Luz– Prefere meia sombra.
Colheita e pós-colheita :
A colheita se dá a partir da 6 a 8 semana da semeadura. Colha o cerefólio, cortando os talos maiores na base; isto favorecerá o aparecimento de novas folhas.
Principais pragas e doenças:
As principais pragas e doenças associadas são as lagartas, pulgões e cochonilha.