Figo
Informações sobre o Figo, características, vitaminas, benefícios e propriedades
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Moraceae
Género: Ficus
INFORMAÇÕES
É um fruto doce, saboroso e com uma polpa consistente.
Externamente possui uma coloração verde clara e roxa. Internamente é avermelhado e possui várias sementes pequenas.
São muito utilizados para a fabricação de doces e compotas. O figo em calda também é muito apreciado na culinária de diversos países.
É uma fruta muito energética, pois possui uma grande quantidade de açúcar.
O figo é uma fruta muito nutritiva que possui um particular sabor, provem da árvore da figueira e tem sua origem no mediterrâneo. Na atualidade poderá encontrá-lo em cor branco, verde claro, verde escuro ou roxo em qualquer de suas variedades como o Kadota, Adriatic ou Mission entre outros.
Devido a sua composição é um alimento ideal para que o consumam quem pratica esportes, crianças e grávidas. Agora bem, não é um recomendado para aquelas pessoas que estejam realizando um regime para emagrecer por que se come 300 gramas estará incorporando ao redor de 1.400 calorias.
Benefícios do figo:
» Ajuda a melhorar sua digestão.
» Melhora seu rendimento físico.
» Contribuí com proteínas, água, minerais, fibras, ácido cítrico, milico, vitaminas, ferro.
» Te ocasionará um efeito laxante e diurético.
» Reforça seu sistema de defesas.
» Melhora seu desenvolvimento mental.
Ela é rica em fósforo, potássio e cálcio.
Cada 100 gramas de figo possui, em média, 150 calorias.
A casca do figo possui uma consistência porosa.
MAIS SOBRE O FIGO..........
Passar férias no Algarve é sinónimo de, no final do almoço ou do jantar, poder deliciar-se com um morgado de figo ou um queijo de figo. São doces irresistíveis e personagens principais na doçaria algarvia depois de 500 anos de influências árabes. O seu ingrediente principal é o figo que, quando apanhado fresco, tem o período de vida mais curto de todas as frutas: uma vez colhido não dura mais de 7 dias. Por isso, a colheita do figo é, na sua maioria, feita quando já se encontra seco. Mas, o figo fresco é naturalmente doce por possuir dois açúcares simples – glucose e frutose, rodeados por outras substâncias nutricionalmente famosas e valiosas: as fibras (mucina e pectina), as vitaminas (A, B1, B2, B5, B6 e C) e ainda alberga potássio, manganésio, cobre, magnésio, ferro, sendo também uma das fontes vegetais mais ricas em cálcio (cerca de 35 mg/100 gramas).
Dois figos pesam cerca de 100 gramas, que correspondem a 74 calorias, uma boa escolha para os lanches das próximas tardes. Apresse-se! Sim, em Setembro estão murchos e prontos para secar.
Encontra-se nos figos frescos uma colecção de fitoquímicos muito diversificada, de acordo com a espécie e consequente coloração (preta, vermelha, amarela e verde) que os figos adoptam e que estão distribuídos pela pele e polpa.
Os escassos estudos sobre a composição bioquímica dos figos mostram que existem compostos fenólicos na pele dos figos: rutina, na pele dos figos de tonalidade escura e cianidina (uma das antocianinas), na polpa dos figos verdes e na pele e polpa dos figos pretos.
A cianidina, na natureza, está ligada a uma molécula de açúcar que forma a cianidina 3-O-glucosídeo, o que facilita a sua absorção plasmática, como acontece no figo. Conhecem-se os seus efeitos anti-inflamatórios, anti-obesidade, anti-diabéticos e vaso-protectores, para além da actividade anticarcinogénica já demonstrada por inúmeros estudos in vivo e in vitro.
A cianidina pode reduzir o risco de leucemia, cancro do pulmão, cólon, pele e próstata, por induzir a apoptose, inibir o crescimento e a proliferação das células cancerosas.
Também foram detectados dois tipos de carotenóides: β-caroteno e luteína.
As variedades de coloração mais escura têm um conteúdo maior de fitoquímicos, relativamente às variedades mais claras, e a pele do figo exibe maiores níveis destes compostos comparativamente à polpa.
Lave com cuidado o figo e coma tudo: a pele e a polpa.
Depois desta colecção de Verão proporcionada pela Natureza tem a apresentação da colecção Outono/Inverno apenas com um toque humano, o figo seco.
Referências bibliográficas:http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf060497h; http://eprints.uniss.it/1556/