Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 AS SEMENTES DE LINHAÇA E SEUS BENEFÍCIOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
vale

avatar

Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 51
Localização : Maia

MensagemAssunto: AS SEMENTES DE LINHAÇA E SEUS BENEFÍCIOS   Sex Abr 02, 2010 10:50 am

As sementes de linhaça são conhecidas como Linum usitatissimum, sendo que o nome da espécie significa «muito útil».

O termo define definitivamente a versatilidade e valor para a nutrição humana desta semente minúscula.

As sementes de linhaça são ligeiramente maiores que as sementes de sésamo e têm uma casca dura, suave e brilhante.

A sua cor oscila entre o âmbar intenso e o castanho avermelhado, dependendo se a linhaça é da variedade dourada ou castanha.

O seu sabor é quente e terroso com um subtil trago a noz.

Apesar das sementes de linhaça serem levemente estaladiças, não costumam ser consumidas por inteiro e sim moídas, visto que isto permite o aumento da sua absorção de nutrientes.

As sementes de linhaça moídas têm uma textura levemente semelhante à da farinha de milho, sendo potencialmente estaladiças, dependendo de quão bem são moídas.

As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne e contribui para a cura as seguintes doenças:

CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é a LIGNINA. Protege e evita a formação de tumores.

BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética.

SISTEMA DIGESTIVO: Previne ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência.

SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmissores (reanimações naturais).

SISTEMA INMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.

SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim. O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "ITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.

RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio.

CONDIÇÕES DA PELE E CABELO: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoriase e eczema. É excelente para a calvície. Também é útil no tratamento da caspa.

DIABETE: O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangre.

VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.



20 GRS / 97.12 CALORIAS
NUTRIENTES
QUANT.
DDR (%)
DENSIDADE DO NUTRIENTE

CLASS.
ÁCIDOS GORDOS (OMEGA 3)
3.51 g
146.3
27.6
excelente
MANGANÉSIO
0.64 mg
32.0
6.0
muito bom
FIBRAS
5.41 g
21.6
4.1
muito bom
MAGNÉSIO
70.14 mg
17.5
3.3
bom
FOLATOS
53.86 mcg
13.5
2.5
bom
COBRE
0.20 mg
10.0
1.9
bom
FÓSFORO
96.49 mg
9.6
1.8
bom
VITAMINA B6 (PIRIDOXINA)
0.18 mg
9.0
1.7
bom


Voltar ao Topo Ir em baixo
 
AS SEMENTES DE LINHAÇA E SEUS BENEFÍCIOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Spirulina e seus benefícios para os pássaros - Artigo
» O Uso de Pimenta na Alimentação de Aves.
» VAMOS FALAR SOBRE O AÇÚCAR DE UVA ?
» PARA QUE SERVE A CASCA DE OVO PARA COLEIROS ?
» Quantidade ideal de tenebrio.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: FRUTAS E LEGUMES :: FRUTOS SECOS-
Ir para: