Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 ALMANAQUE - SETEMBRO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

ALMANAQUE - SETEMBRO Empty
MensagemAssunto: ALMANAQUE - SETEMBRO   ALMANAQUE - SETEMBRO Icon_minitimeQui Jul 23, 2009 7:13 pm

AGRICULTURA e JARDINAGEM

Adeus, até para o ano. Partem as andorinhas, os rouxinóis, as rolas. Partem em formação de "V" como as esquadrilhas de aviões, já que essa é a forma ideal do voo, pois facilita a a penetração do ar e permite economizar forças do grupo. É, contudo, neste ousado acto de formação que a ave da frente, que à vez, despende mais esforço e facilita o voo das restantes.

NO POMAR

Colher os figos e as uvas. Vigiar as fruteiras e pulverizar os pessegueiros e as nectarinas contra a "lepra", antes da queda da folha. Abrir covas para proceder à plantação futura de novas fruteiras, deixando a terra exposta para arejar até ao final do mês. Terminar a colheita de amêndoas e iniciar a limpeza das árvores que já deram fruto tais como amendoeiras, pessegueiros, etc.
Prosseguir as enxertias apropriadas a cada espécie. Fazer limpeza geral a trepadeiras de parede, cortando os ramos que fiquem em suspensão e em excesso de folhagem. Vigiar os ramos altos das árvores junto a telhados e cortá-los se necessário enquanto ao mesmo tempo se verifica o entupimento de caleiras de água.

NA HORTA

Adubar e/ou estrumar os talhões para as plantações da época do Outono-Inverno, semear e plantar acelgas, alface, alho francês, cebolas, cenouras, nabos, etc. Atar as endivias, chicórias, aipos, para o branqueamento.
Com as primeiras chuvas da época plantar os morangueiros num solo bem mobilizado e enriquecido com estrume, composto e adubos de boa qualidade. Regar abundantemente.

NO JARDIM

Começar a preparar todos os compostos. Ocupar-se das dálias que atingem plena floração neste mês, eliminar - é a regra geral - os botões mais fracos. No final do mês enterrar em vasos os bolbos de jacintos, lírios, anémonas, narcisos, tulipas e ranúnculos. Fazer a sementeira, em tabuleiro, para as flores da Primavera com amores perfeitos, cravos, goivos, gipsófilas, margaridas, malmequeres, ervilhas, vegetais, etc.

TRATAMENTO DOS CITRINOS

Deitar nas caldeiras, à volta das árvores 1 quilo de sulfato de potássio, 2 quilos de sal dissolvidos em 10 litros de água. Encher a caldeira de água no dia seguinte.

ANTES QUE CHEGUE O FRIO

Setembro já nos chama para o anoitecer mais rápido que se aproxima, os dias ficam, pois, cada vez mais curtos e tudo nos deixa adivinhar que vêm ai o Inverno com o seu pouco sol, muita chuva e frio e até neve nas regiões mais altas. É também, pois, a hora de começar a verificar as provisões, o estado de arrumo e a quantidade existente. Batatas, vinhos, azeite, cenouras, castanhas, frutas secas, plantas para chás entre as quais não pode faltar a cidreira e à parte uma boa provisão de lenha para lareira e para churrasco onde pelo meio se incluam algumas pinhas, sacas de carvão e algum petróleo.
Lá no íntimo de cada um, de acordo com os seus métodos de vida, posses e sobretudo estado de saúde, verifique-se também a arca congeladora em relação ao seu estado de limpeza, estado de funcionamento e o mesmo se faça às lareiras e salamandras de toda a espécie. Batatas e peixes congelados, castanhas peladas e nacos de abóbora, favas e ervilhas, serão as que mais sopas e guisados darão e estes não podem faltar na sua arca congeladora.
Ir para o topo Ir para baixo
 
ALMANAQUE - SETEMBRO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ALMANAQUE - MARÇO
» ALMANAQUE - ABRIL
» ALMANAQUE - DEZEMBRO
» ALMANAQUE - JANEIRO
» ALMANAQUE - FEVEREIRO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: