Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 ALMANAQUE - FEVEREIRO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

ALMANAQUE - FEVEREIRO Empty
MensagemAssunto: ALMANAQUE - FEVEREIRO   ALMANAQUE - FEVEREIRO Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 9:41 pm

Agricultura e Jardinagem

Deve-se prosseguir as actividades de movimentação de terras, cavas, estrumações, adubações, operações de limpeza e poda de árvores.

NO POMAR

Prosseguir com os mesmos trabalhos que se iniciaram em Janeiro. Continuar a poda das fruteiras de folha caduca (ameixoeiras, macieiras, pereiras, etc.), adubar nespereiras e figueiras, plantar kiwis e tratar das fruteiras contra os fungos, conchinilhas e outros parasitas com uma solução à base de cobre.

Enxertar romanzeiras, marmeleiros, groselheiras, aveleiras e amoreiras. Proteger os pessegueiros e outras prunoideas contra a "lepra" e o "crivado", tratar os citrinos contra o "midio" e o "aguado". Aplicar uma camada de palha nas amoras, framboesas, groselheiras e outras árvores.

NA HORTA

Prosseguir os mesmos trabalhos de Janeiro, cavar e estrumar com os compostos, semear em alfobre oulocal defintivo conforme as espécies e as regiões, todas as hortícolas de alface, chicória, beringela, alho-porro, couves, feijão, nabiças, repolho, abóboras, tomates, melão e melancia.

Transplantar alcachofras, alhos, beterraba, espargos, cebolas e morangueiros. Branquear endivias.

NO JARDIM

Podar a glicinia (15 a 20 cm), podar os arbustos de folha persistente, sebes, etc. Concluir a poda das roseiras, prosseguir a plantação das bolbosas. Semear em viveiro abrigado todas as flores anuais entre as quais se incluam as gipsófilas, manjericos, malmequeres, margaridas, petúlias, goivos, etc. Plantar também roseiras.

SABIA QUE

As Abóboras não apreciam temperaturas tão baixas como os restantes vegetais. Elas preferem uma temperatura entre os 10º C e os 17º C. Se tiver uma dispensa ou arrumo numa cave que seja fresco, coloque-as lá que elas conservam-se por mais tempo.

Nunca deverá congelar tomates frescos. Ao fazê-lo vai arruinar por completo o seu sabor e a sua textura, porém lembre-se que não os deve conservar ao sol num parapeito da janela. Uma área fresca é a mais aconselhada. Os tomates maduros que se aproximam muito das frutas tropicais oriundas de climas quentes não se conservam bem no frio.
Ir para o topo Ir para baixo
 
ALMANAQUE - FEVEREIRO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ALMANAQUE - JANEIRO
» ALMANAQUE - MARÇO
» ALMANAQUE - ABRIL
» ALMANAQUE - MAIO
» ALMANAQUE - JUNHO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: