Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 ALMANAQUE - MARÇO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 59
Localização : Porto

ALMANAQUE - MARÇO Empty
MensagemAssunto: ALMANAQUE - MARÇO   ALMANAQUE - MARÇO Icon_minitimeSeg Jul 20, 2009 9:02 pm

AGRICULTURA e JARDINAGEM

As terras já estão preparadas para as culturas dos cereais: trigo, aveia, centeio e cevada.

NO POMAR

Procede-se às últimas plantações de fruteiras de pevide e de figueiras. Prosseguir com a plantação de citrinos em covas fundas e fertilizadas, adubar os citrinos, finalizar a poda de ameixieiras, macieiras e pereiras. Plantar kwibis, enterrar estacas de marmeleiros, tratar as pereiras, nacieiras e pessegueiros contra a conchinilha de S. José. Podar as frambroesas, cortando ramos a 50 centímetros do solo.

NA HORTA

Semear as mesmas espécies do mês anterior, se possível em sementeira directa. Executar as grandes plantações de batatas e couves. Colocar os tutores nas favas e ervilhas.

NO JARDIM

É agora a altura de se ocupar dos hibiscos e das buganvilhas. Aparar as sebes do buxo e dos miósporos. Enxertar as roseiras e cortar os lançamentos. Semear ou plantar em local definitivo bocas de lobo, chagas, cravos, malmequeres, campainhas, prímulas, goivos, petúnias, cosmos, zínias, etc.
Também é altura de replantar os gerânios e de plantar as trepadeiras, a vinha virgem, a madressilva e a glicina.

SABIA QUE...

Para armazenar uma colheita de maçãs ou outras frutas e vegetais de Outono, pode sempre improvisar uma adega, e até um espaço não aquecido e bem protegido do gelo. Caso possua um espaço onde armazenar as suas frutas poderá isolar as portas em toda a volta a parir do arco. Não se esqueça que as frutas e os vegetais necessitam de uma mudança de ar de tempos a tempos - afinal eles continuam vivos e a respirar.

As maçãs conservam-se bem durante seis meses com temperaturas entre os 0º C e os 8ºC. Uma simples caixa de polistireno expandido ou de cartão duplo pode aproximar-se das condições de uma adega. Armazene os caixotes em local fresco e seco, sempre fora do alcance dos roedores e das crianças. No entanto quando aramazena as suas frutas e vegetais mesmo nas melhores condições e em locais reservados para o efeito não deve, jamais, sobrepor camadas de fruta em cima de outras camadas já que as que ficam debaixo de peso são abafadas e tem uma tendência para ficarem amachucadas e, pois, aprodecerem mais rapidamente.

No caso das batatas não caia no erro de amontoar as mesmas como se fossem simples pedras do rio, por maior que seja a quantidade. Caso possua batatas de qualidade e estas se encontrem dentro da espécie que pode ser congelada, comece a tarefa de as descascar, cortar em palitos, rodelas ou cubos e após - se assim o desejar - pesar em sacos próprios para congelação - pode manter um suprimento para batatas para fritar durante os meses seguintes.

UTILIDADES

Uma vez que verifica por si que a maioria das ferramentas se torna indispensável, não as esqueça a um canto. Lave-as em água corrente, verifique as cavilhas dos cabos e o próprio estado geral. Escove-as com uma escova de arame, passe um pouco de alcool de farmácia sobre as lâminas - tenha o cuidado de depois desta operação não tocar com as mãos ou dedos na superfície em que passou alcóol (pode usar também diluente de qualquer espécie caso não tenha ou não queira consunir alcoól de farmácia) e prepara-se para as pintar de noco. No entanto repare que não deve cobrir toda a ferramenta por completo e deve deixar o "fio" sempre à mostra.
Ir para o topo Ir para baixo
 
ALMANAQUE - MARÇO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ALMANAQUE - JANEIRO
» ALMANAQUE - FEVEREIRO
» ALMANAQUE - ABRIL
» ALMANAQUE - MAIO
» ALMANAQUE - JUNHO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: