Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 ALMANAQUE - ABRIL

Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 54
Localização : Porto

MensagemAssunto: ALMANAQUE - ABRIL   Ter Jul 21, 2009 4:58 pm

AGRICULTURA E JARDINAGEM

No mês de Abril iniciam-se as mondas, sacham-se e limpam-se os campos e os canteiros.

NO POMAR

Enxertar as diversas árvores conforme o método mais apropriado, efectuar a poda verde dos qiwis, nos citrinos eliminar os ramos secos, os ladrões e os ramos que tocam no solo. Vigiar possíveis pragas e doenças tal como a largata da amendoeira, lapas e escamas dos citrinos, "oedrado" das macieiras, pereiras e nespereiras, moscas ácaros e formigas da fruta.
Incorporar nesta época o adubo azotado nas cladeiras das fruteiras.

Observação - Nunca utilize pesticidas durante a época de floração das fruteiras.

NA HORTA

De um modo geral, em todo Portugal, pode plantar e semear em local definitivo as espécies de bróculos, cenouras, melão, melancia, pepino, tomate, etc. Também pode semear e plantar as ervas aromáticas, louro, pimpinela, alecrim, segurelha, tomilho e manjericão. Repicar todas as horticolas dos alfobres e também os morangueiros.

NO JARDIM

Cavar e estrumar os canteiros desocupados, não arrancar os bolbos das tulipas, dos gladíolos e dos lírios, mas conservá-los na terra por mais algum tempo. Continuar a sementeira das espécies do mês anterior.

DIVERSOS

Verifique o estado da sua salamandra, lareira, fogareiro e barbecue. Aproveite para escovar os metais e retirar a fuligem, dar pequenos retoques de tinta de alta temperatura e prepare uma área para começar a acumular um suprimento de lenha de lareira e/ou barbecue aos poucos e a partir do mês de Agosto em vez de ir até ao final do Verão sem obter lenha.

SABIA QUE...

Há quem esteja convencido de que as cebolas se conservam melhor quendo amontoadas na dispensa ou noutra qualquer área mesmo seca e fresca. Tal procedimento não é o mais adequado, pelo que este método de guardar cebolas somente serve para as que estão reservadas e destinadas a um consumo imediato nos próximos tempos. As cebolas que são de facto para serem conservadas durante quase um ano devem ser adquiridas entrançadas e dependuradas em local fresco.
Durante o processo de amadurecimento das cebolas se estas estiverem dependuradas terão um sabor melhor já que o sistema de dependurar garante que haja uma circulação de ar disforme. O mesmo sucede aos atados (molhos) de pimentas malaguetas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
martinho



Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

MensagemAssunto: Re: ALMANAQUE - ABRIL   Ter Jul 21, 2009 6:44 pm

Branquinho estou ansioso pelo calendário de Agosto. Obrigado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 54
Localização : Porto

MensagemAssunto: Almanaques Todos os Meses   Qua Jul 22, 2009 4:22 pm

martinho escreveu:
Branquinho estou ansioso pelo calendário de Agosto. Obrigado.

Olá Martinho, bem me avisaram de quando eu coloca-se o primeiro mês logo havia quem pedisse - por precisar - os restantes meses.

Eu até este Sábado já devo ter preenchido todos os almanaques desde Janeiro a Dezembro porque eu tenho isto escrito em papel que me foi enviado via e-mail já há bastante tempo. Na altura eu tinha problemas com o sistema informático e em vez de apagar muitas mensagens preferi imprimir. Logo resulta de 12 folhas e uma por cada mês, pelo que estou a colocar à unha, mas garanto que até este Sábado vai ver aqui o ano todo porque assim além de si há quem também esteja à espera...


miau
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: ALMANAQUE - ABRIL   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ALMANAQUE - ABRIL
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: