Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 ALMANAQUE - MAIO

Ir em baixo 
AutorMensagem
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 54
Localização : Porto

MensagemAssunto: ALMANAQUE - MAIO   Qua Jul 22, 2009 4:55 pm

AGRICULTURA e JARDINAGEM

Maio é considerado o mês das garndes actividades nos campos. As sachas, as mondas e as primeiras regras são tarefas essenciais.

NO POMAR

Colher os frutos demasiados juntos, preparar as surribas para os novos pomares, começar a tratar das fruteiras contra o bichado da fruta antes que a bicharada tome conta em primeiro lugar das árvores e faça nelas o seu território. Nos citrinos combater eficazmente a formiga branca, os ácaros e as conchinilhas.
Nesta altura deve também plantar os últimos citrinos e mondar as ervas daninhas que começaram a despontar. Verifique a posição erecta de todos os tutores e confira se há boa folga nos elásticos ou abraçadeiras que usa nos tutores, o bom estado destes elementos de apoio deve ser conferido e substituido se necessário já que os meses de calor destroem boa parte de elásticos de borracha e/ou abraçadeiras de baixa qualidade.

NA HORTA

Semear, plantar e transplantar todas as espécies para consumir durante a época de Verão que se avizinha. Escalonar, de 15 em 15 dias, a plantação de feijão verde. Capar acima da terceira folha as abóboras, os courgettes, as melancias e os melões e também os pepinos.
Adubar todas as hortícolas, sulfatar as batatas e espaçar as cenouras para que tenham um maior desenvolvimento na terra e possam atingir um maior diâmetro sem serem atrpfiadas pela massa corporal das suas vizinhas.

NO JARDIM

Mudar a terra dos vasos de apartamento ou maradia, começar a semear cravos, manjericos e trepadeiras e plantar, ainda, em local definitivo todas as espécies de flores de Verão. Semear, também relva. Vigiar de perto o aparecimento do "Piolho das Roseiras".

INSECTICIDA IDEAL

Contra o "Piolho das Roseiras" e outros, deixar macerar, ao sol, durante 48 horas, um molho de urtigas num litro de água. Juntar mais 4 litros de água e aplicar nas plantas com um pulverizador.

CONSERVAÇÂO

Uma das regras básicas da adubação dos legumes da época, sobretudo tomateiros e alfaces, é que deve ser feita em menores quantidades, escalonadamente, de 15 em 15 dias.


SABIA QUE...

As ervas podem dissuadir os insectos de entrar em casa. Absinto, santolina, hortelã, alfazema, milefólio e tanásia são repelentes tradicionais de traças. Seque as plantas - não em demasia - e utilize as mesmas para encher saquinhos de tecido, que podem ser colocados entre as roupas e em lugares onde haja tecidos armazenados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ALMANAQUE - MAIO
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: