Cara Isabel, claro que tem uma orquídea muito bonita e não vai perdê-la.
Diz-nos que não sabe qual a diferença entre uma Miltónia e uma Miltoniopsis. Pois eu iria mais longe: sabe a diferença entre uma Miltonia moreliana (que penso ser a sua!), e uma Miltonia spectabilis, ou uma M.roezllii alba, ou uma M.clowesii, ou uma M.flavescens, etc, etc, etc?
Claro que não! Mas não se preocupe, faça por pedir SEMPRE o nome (género e variedade) da orquídea que compra, para que a possamos ajudar futuramente.
A sua orquídea (que como atrás referi, penso ser uma M.moreliana) é uma espécie de grande efeito ornamental quando está florida,
É originária do Brasil.
Deve ser mantida à sombra, regas de dois em dois dias (neste tempo quente), e adubação quinzenal com NPK 20-20-20 e adubação trimestral com adubo orgânico.
Não esqueça que é uma planta originária de um clima tropical quente, e como tal deve dar-lhe as condições ideais para a sua sobrevivência, evitando os frios rigorosos do nosso Inverno, abaixo dos 10º.
Por último fique a saber que o seu nome foi dado em homenagem ao Visconde inglês Lord Fitz William Milton.
As Miltoniopsis são híbridos a partir de plantas oriundas da Colômbia, Costa Rica, Venezuela, Peru e Panamá, e geralmente preferem um ambiente muito húmido e sombrio, com forte baixa de temperatura durante a noite.