Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Principiante que precisa de ajuda

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 4:52 pm

Olá Wink
Sou uma principiante nestas andanças. Tenho quatro phanaelopsis que têm entre dois anos e alguns meses. As três mais velhas já floriram pelo menos uma segunda vez.
Entretanto ofereceram-me uma Miltonia, uma Oncidium e uma Dendobrium. Eu quero fazer por merecer as minhas ofertas, mas tenho medo de não estar à altura. Em termos de rega e temperatura já fiz alguma pesquisa de modo a satisfazer as suas necessidades. As minhas dúvidas maiores dizem respeito ao seu tratamento após a queda das flores. Nas Phanaelopsis eu costumo cortar o caule e apesar de nem sempre aconselharem isso, sempre tive sucesso. Em relação às minhas novas orquideas, devo fazer o mesmo? Ou o procedimento é diferente?
Se alguém me puder dar uma ajuda... eu agradeço.

Deixo-vos uam foto das minhas meninas Very Happy
Ângela
[img]Principiante  que precisa de ajuda P26071016330001[/img]


Última edição por Serang em Seg Jul 26, 2010 11:27 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 5:00 pm

Cara Ângela, vou tentar reduzir o tamanho da foto para melhor poder observar as suas orquídeas, e em breve dou-lhe uma resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeTer Jul 27, 2010 8:25 am

Bom dia Very Happy
Às vezes as competências informáticas falham Embarassed Mas acho que já consegui colocar a imagem mais pequena. Fico a aguardar a resposta.
Obrigada,
Ângela
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeQua Jul 28, 2010 6:11 pm

Cara Ângela, obrigado por ter reduzido o tamanho da foto.
Na sua foto consigo ver as phalaenopsis floridas, bem como a Oncidium igualmente florida. Penso que mais atrás está a Miltónia com flor, mas julgo que a Dendobrium não está florida (será que estou a ver mal?)
Então vamos por partes:
Miltónia - peço-lhe o favor de ver a resposta que dei há dois dias atrás, neste mesmo sub-tópico, a outro membro sobre esta espécie.

Oncidium - São plantas originárias, na sua maioria, da América central e/ou do sul, de clima tropical e que gostam de variação de temperatura entre o dia e a noite; Meia sombra e regas de dois em dois dias; adubar quinzenalmente com NPK 20-20-20. Substracto composto por casca de árvores, pedaços de madeira e musgo, podendo adicionar pedacinhos de carvão vegetal.

Dendobrium - A esmagadora maioria das Dendobrium são originárias da Ásia cpmpreendida entre a Tailândia e a Nova Zelândia. Toleram o sol e querem um clima sub-tropical. Regas quase diárias. Substracto semelhante ao da Oncidium, mas acrescente-lhe um pouco de terra vitaminada.

Phalaenopsis - É a mais comum de todas as orquídeas de interior cultivadas no nosso País. A maioria floresce no Verão e Outono. Não toleram o frio, e prefere sombra ou meia sombra. Substracto igual ao mencionado para a Oncidium. Regas de dois em dois dias, na época quente, podendo diminuir com a chegada do Inverno.

Nota - Sempre que comprar uma orquídea peça ao vendedor não só o nome da espécie, como o da variedade, pois isso facilita-nos imenso a dar-lhe informações precisas.

Parabéns pelas suas orquídeas. Trate-as com carinho, como se fossem um animal de estimação, e verá que vai conseguir resultados surpreendentes.

Vá dando notícias. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Obrigado pelas informações   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeQua Jul 28, 2010 7:49 pm

Caro administrador,

obrigado pelas valiosas informações, Vou segui-las à risca e tentar fazer com que as minhas meninas estejam floridas e de boa saúde daqui a um ano Wink

Quanto à fotografia, eu falei em quatro phanaelopsis mas só aparecem três porque uma está em período de repouso e não a coloquei na foto. A dendrobium está ao lado da phalaenopsis lilás. Pelo menos na planta vinha uma etiqueta, que eu guardei, com esse nome. Mas como eu ainda não conheço bem a planta posso estar a cometer uma gaffe Embarassed

De qualquer forma, aqui fica uma foto só dessa planta.[img]URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/p26071014520001.jpg/]Principiante  que precisa de ajuda P26071014520001[/URL][/img]

Mais uma vez obrigado,
Cumprimentos
Ângela
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 6:18 pm

Cara Ângela, espero que as suas "meninas" durem muitos anos e vão florescendo para alegria de todos de sua casa.
Em relação à foto aqui colocada da sua "Dendobrium", não me parece ser uma dendobrium, sobretudo pela haste floral.
Vá dando notícias. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: orquídea em apuros!   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSáb Ago 07, 2010 6:25 pm

Olá, novamente.

Desta vez as notícias não são muito boas. As minhas phalaenopsis e a oncidium estão de boa saúde, mas a minha miltonia nem por isso. As suas flores estão muito bonitas e até parecem saudáveis, mas as suas folhas estão a amarelecer. Já retirei duas folhas e já há uma terceira toda amarela....
Como está muito calor tenho-a regado cerca de duas vezes por semana (tenho verificado e o substrato está sempre sempre seco antes de cada rega). Está numa zona da casa onde há muita luz natural, mas não apanha sol directo. é uma zona arejada, mas sem correntes de ar fortes.
Estou perdida, não sei bem o que estou a fazer mal.
Da última vez que lhe cortei a folha amarelaaté esterelizei a tesoura e passei canela na zona onde a cortei!

tenho andado intrigada com aquela orquidea da mensagem anterior. Como referi na etiqueta que trazia tinha o nome dondrobium. Neste forum vi uma foto de uma dendrobium phalalenopsis do moderador greenman. A flor da minha é muito semelhante, mas é toda branca. Será que não é o caso da minha?
É quase como ter uma filha sem nome chorar ok é uma metáfora exagerada. Só quero dar um nome à minha planta:)

Fico à espera de ajuda!
Obrigado

Ir para o topo Ir para baixo
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Miltónia doente?   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeDom Ago 08, 2010 9:32 am

Caro admin,

acho que posso ter descoberto o problema da minha miltonia.

Ontem depois de muito olhar para ela e de lhe tirar a terceira folha amarela, reparei que nas restantes folhas (ainda verdes) existem umas manchinhas pequeninas pretas.

Vou colocar foto para poder ver e quem sabe conseguir descubrir o problema.
Espero que a imagem ajude!



Aguardo resposta,
Obrigado

[img]URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/p08081010080001.jpg/]Principiante  que precisa de ajuda P08081010080001[/URL][/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeDom Ago 08, 2010 10:50 am

Cara Ângela, na sua mensagem anterior referia-se a uma orquídea do Greenman a que chamam "dendobrium phalaenopsis". Não pode ser esse nome, pois "dendobrium" é um género, e "phalaenopsis é outro totalmente diferente. Qualquer engano houve por aí... mas passemos adiante, que isso pouco importa.
Pela foto colocada parece-me que a sua orquídea tem um princípio de uma doença chamada "antracnose". Esta doença surge quando há ferimentos mal tratados pelo sol ou pelo frio, ou ainda porque a planta tem o seu sistema radicular enfraquecido; também pode ser provocado por mexer na planta sem lavar as mãos.
Isole a sua orquídea, melhore o arejamento e aumente a luminosidade.
E vá dando notícias... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSeg Ago 30, 2010 1:41 pm

Olá:)

Após só ter ficado com um bolbo e duas folhas, achei que a minha miltónia ia passar à história....
Este fim-de-semana reparei que duas pequenas folhas estão a começar a nascer.... acho que é bom sinal Principiante  que precisa de ajuda 809877

Na semana passada tive mais uma "aventura" com as minhas orquideas. A minha phalaenopsis mais antiga (dois anos e meio em casa) estava a precisar de substrato novo. Fiz tudo de acordo com o que tenho aprendido aqui no forum e na página de greenman. Espero não ter feito asneira. Agora é esperar para ver please
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeQui Set 02, 2010 4:59 pm

Cara Ângela, ficamos sempre contentes quando sabemos que este forum serve para ajudar os seus membros a cuidar das plantas. Parabéns pela sua força de vontade e conte connosco para a ajudar dentro daquilo que pudermos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSex Set 03, 2010 10:42 am


Sr Admin, eu é tenho a agradecer os ensinamentos Laughing Só tenho pena de não me ter descoberto este forum mais cedo
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSáb Set 04, 2010 8:58 am

Cara Ângela, agradeço as amáveis palavras dirigidas ao forum, e só lhe pedimos que tente divulgar o mesmo junto das suas amigas. Bom fim de semana. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Serang

Serang


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 41
Localização : Batalha

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 5:27 pm

Acho que a mltónia que em Agosto padeceu, está a melhorar a "olhos vistos".

[img]Principiante  que precisa de ajuda P27091018150001[/img]

Está a brotar de três sitios diferentes cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitimeSeg Set 27, 2010 8:08 pm

Parabéns, todos ficamos contentes pela recuperação da sua "menina"! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Principiante  que precisa de ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Principiante que precisa de ajuda   Principiante  que precisa de ajuda Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Principiante que precisa de ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Tico precisa de ajuda!
» Quem me ajuda a cuidar da CATASETUM ?
» Keiki - ajuda
» YUCCA - quem me ajuda?
» Novata a precisar de ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ORQUÍDEAS :: CUIDADOS-
Ir para: