| Conhecer as Plantas JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA |
| | Falando sobre PAISAGISMO | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Admin Admin

Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 81 Localização : Região do grande Porto
 | Assunto: Falando sobre PAISAGISMO Sáb Mar 06, 2010 2:08 pm | |
| O que é Paisagismo? Duma maneira simples, podemos afirmar que paisagismo é a arte de organizar uma área, com base em critérios estéticos e funcionais, pela utilização de elementos naturais, com especial incidência na vegetação. É uma ciência relativamente nova, que envolve conceitos de agronomia e arquitectura, tais como botânica, solos, anatomia e fisiologia vegetal, técnicas de cultivo, irrigação, drenagem, controlo de pragas e doenças, planeamento de áreas, harmonia de formas e cores, equilíbrio de volumes, técnicas de desenho e estilos de construção. Eu afirmo que para ser paisagista é preciso dedicar-se a esta arte por prazer. Tecnicamente o paisagismo está dividido em duas áreas de acordo com a sua dimensão: micropaisagismo e macropaisagismo. No micropaisagismo estão incluídos os jardins de residências e prédios, de áreas comerciais e industriais, e ainda os vasos e floreiras. Nestes casos, uma única pessoa pode elaborar o projecto do jardim. No macropaisagismo estão incluídos os jardins das praças urbanas, os parques, grandes avenidas, aeroportos e a recuperação de áreas degradadas. Nestes casos, a intervenção do paisagista vai causar um grande impacto e atingir um considerável número de pessoas. Assim, geralmente, é formada uma equipa com profissionais de diversas áreas, tais como, arquitectos, engenheiros civis, biólogos, geólogos, sociólogos e engenheiros agrónomos. O paisagista, para além de elaborar o projecto do jardim, é também o responsável pela sua implantação e manutenção.  | |
|  | | Admin Admin

Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 81 Localização : Região do grande Porto
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Qua maio 05, 2010 5:45 pm | |
| Enquanto profissão, a arquitectura paisagística abrange um conjunto de disciplinas relacionadas com projectos arquitectónicos, planeamento regional e urbano, com a preservação do meio ambiente (natural e construído), e com o planeamento de sistemas de lazer.. A arquitectura paisagística é um campo multidisciplinar, que envolve a matemática, ciências naturais e sociais, engenharia, botânica,ecologia, artes e tecnologia, e envolve todos os elementos constituintes da paisagem (naturais ou não). A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, e abrange todas as áreas onde se possa registar a presença humana. O paisagismo deve actuar como um factor de equilíbrio entre o homem e o ambiente.  | |
|  | | tripeira

Mensagens : 234 Data de inscrição : 14/03/2009 Localização : Grande Porto
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sáb Set 04, 2010 9:22 pm | |
| Então senhores paisagistas, nunca mais escreveram nada sobre paisagismo. É um tema de muito interesse neste forum, e que merece ser debatido aqui. Enviem os vossos artigos, falem dos vossos projectos e até dos projectos dos outros. | |
|  | | martinho
Mensagens : 137 Data de inscrição : 23/04/2009 Localização : Douro litoral
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sáb Nov 06, 2010 8:02 pm | |
| Vou falar sobre paisagismo rural, onde as funções não estão limitadas ao embelezamento estético da paisagem, mas igualmente às práticas preservacionistas, indispensáveis à manutenção dos elos essenciais ao equilíbrio do ecossistema nas áreas de implantação. Assim, para atingir bons resultados devem ser tomados em conta os seguintes factores: -Clima -Relevo -Vegetação nativa -Solos -Ventos - Monumentos naturais -Água -E actividade principal da propriedade
Para além disso existem ainda componentes auxiliares no paisagismo rural: -Relvados -Lagos -Maciços arbustivos ou florais -Bosques | |
|  | | xicão
Mensagens : 119 Data de inscrição : 27/05/2009 Localização : Arredores do Porto
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sáb Set 17, 2011 9:50 pm | |
| E quem fala sobre o pobre paisagismo no centro da cidade do Porto????.... | |
|  | | vale

Mensagens : 399 Data de inscrição : 14/01/2010 Idade : 56 Localização : Maia
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sex Out 28, 2011 1:30 pm | |
| Olá Xicão! Realmente tens razão é uma tristeza a falta de gosto e de empenho em termos mais espaços verdes e bem arranjados. Poir isso é que adoro estar por exemplo em França, não sei se conheces, mas se for sim a resposta sabes ao que eu me refiro. Quem me dera que os Portugueses tivessem o gosto que os Franceses tiveram ao decorar uma vilazinha chamada COLMAR. Vale apena ir ver as fotografias na net, pois é muito lindo. Umas das próximas visitas a França tenho que ir lá.......vou-me sentir em casa. Vamos ver quando os Portugueses acordam e façam dos lugares que os rodeam mais bonitos .Soluçao:Seguir o exemplo de COLMAR | |
|  | | MARIA JOÃO

| Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sex Out 28, 2011 2:11 pm | |
| Pois é Vale, é a primeira vez que oiço falar de Colmar e fui ao google. Que imagens lindas! | |
|  | | vale

Mensagens : 399 Data de inscrição : 14/01/2010 Idade : 56 Localização : Maia
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sex Out 28, 2011 4:06 pm | |
| Pois é Maria João podiamos ter o nosso País um bocadinho igual por todo o lado. Com tanta cor e bom gosto as pessoas viviam mais felizes, pois contribuiam todos para embelezar o país e o resto vinha por acrécimo. O que nos falta também é mais dedicação ao que é nosso, seja individualmente ou no colectivo. Que achas estou certa não? | |
|  | | MARIA JOÃO

| Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sex Out 28, 2011 4:23 pm | |
| Super certa Vale! Aqui no sitio onde moro notam-se as portas das pessoas que vieram do campo para morar cá. Às portas dessas pessoas há vasos com plantas nas janelas, varandas e até no passeio junto à parede. Eu vivo num local com muitos andares e varandas, se cada varanda tivesse pelo menos uma planta... Eu tenho 6 plantas em 3 varandas mas no chão tenho mais de 100. Por vezes até quase tenho vergonha mas passa quando me lembro que a vizinha que mora em Lisboa e só vem ao fim de semana, se deu ao trabalho de ir até junto ao meu muro para felicitar pelo jardim. Ela também tem umas roseiras lindas. | |
|  | | Admin Admin

| Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sex Out 28, 2011 9:43 pm | |
| Aqui deixo umas palavras em resposta à pergunta do Xicão sobre paisagismo no centro da cidade do Porto. Eu tenho um curso de paisagismo e respeito o traçado de outros. Mas que "está atravessado na garganta" aquele espaço da Avenida dos Aliados, quando outrora podíamos disfrutar de um belo jardim no centro da avenida, lá isso é verdade... Claro que agora as pombas têm mais água para beber... mas, para mim, ficamos por aí! Que me desculpe o notável autor do projeto, grande e ilustre arquiteto, com tantos prémios ganhos no nosso país e no estrangeiro... | |
|  | | HelenD

Mensagens : 65 Data de inscrição : 04/05/2011 Idade : 36 Localização : Lisboa
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sex Fev 01, 2013 11:21 am | |
| Falando de paisagismo mas neste caso no meu jardim... Tenho 2 vazos onde pantei tulipas, simplesmente porque adoro bolbos. o problema dos bolbos nos vazos é que quando estes entram em dormencia o vazo fica vazio e feio. Gostava que me sugerissem alguns bolbos que possa plantar desde o momento que as tulipas entram em dormencia até que necessitam de voltar para a terra.
Obrigada | |
|  | | Admin Admin

| Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO Sex Fev 01, 2013 11:55 am | |
| Cara Helen, como vai? Há já bastante tempo que não a tenho por cá!... Eu aconselho a retirar os bolbos da terra, quando a planta entra em período de dormência, e conservá-los em serrim ou areia fina, até voltarem para a terra. E o que pode colocar nos vasos, em seu lugar? Bom, como sabe, é difícil ter plantas de bolbo com flor no período do verão/outono, pelo aconselho outro género de plantas, como colocar em cada vaso uma petúnia surfina, que irá manter a floração até Novembro/Dezembro, e dará um aspeto muito harmonioso ao vaso. Até sempre... | |
|  | | Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Falando sobre PAISAGISMO  | |
| |
|  | | | Falando sobre PAISAGISMO | |
|