Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda

Ir para baixo 
+7
vale
Nay
martinho
oriana
Ricardo Miranda
tripeira
Admin
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSex Dez 25, 2009 5:22 pm

Algumas espécies se estiverem no exterior a apanhar sol ficam ainda mais bonitas.

Deixo aqui algumas fotos da minha colecção. Se alguém estiver interessado em conhecer a fundo e cultivar estas plantas, entre na Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras, lá é oferecido sementes e informações detalhadas a quem se quer iniciar neste mundo.

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Plantas_carnivoras3

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Plantas_carnivoras14

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Plantas_carnivoras17

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM1688

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM1654

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM1679

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM1946

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM1960

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM2015

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM2048

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM2046

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM2041

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM2043

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM2135

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda HPIM1565
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSex Dez 25, 2009 6:09 pm

As plantas das terceira e quinta fotos, já as tenho visto nos hortos. Como posso tratar delas? No interior ou pode ser no exterior? Muita água ou pouca?
Peço ao Ricardo que me ajude, pois decerto, com uma colecção tão bonita ele sabe tratar bem destas carnívoras.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Miranda

Ricardo Miranda


Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2009
Localização : Viana do Castelo

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeQua Dez 30, 2009 1:12 pm

tripeira escreveu:
As plantas das terceira e quinta fotos, já as tenho visto nos hortos. Como posso tratar delas? No interior ou pode ser no exterior? Muita água ou pouca?
Peço ao Ricardo que me ajude, pois decerto, com uma colecção tão bonita ele sabe tratar bem destas carnívoras.


A terceira é uma Dionaea muscipula e a quinta uma Sarracenia. Pode cuidar de ambas tanto dentro como fora de casa, se bem que a segunda só ficará verdadeiramente bonita se crescer outdoors.
Para cuidar delas só basta turfa loira:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E agua da chuva ou água destilada (água de um poço de extração verdadeiramente limpa tb serve).
De resto é como qualquer planta, basta manter húmida e livre de pragas Wink

Abraço, RM
Ir para o topo Ir para baixo
oriana
Moderadora
oriana


Mensagens : 124
Data de inscrição : 14/03/2009
Idade : 57

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeQui Dez 31, 2009 12:07 pm

Parabéns Ricardo pela sua participação neste tema. O nosso Admin acaba de me comunicar que o vamos ter como Moderador deste tópico. Seja muito bem vindo ao grupo da moderação e conte com o meu apoio em tudo o que necessitar. flower flower
Ir para o topo Ir para baixo
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSeg Jan 18, 2010 11:55 am

Uma vez estive para comprar uma destas plantas, mas disseram-me que elas só se alimentam de insectos e que não podemos dar-lhes nenhum adubo especial, porque morrem. Como eu não estava para andar a apanhar moscas para dar à planta, desisti!
Mas, agora pergunto eu: será mesmo verdade o que me disseram? Elas alimentam-se SÓ de insectos?
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Miranda

Ricardo Miranda


Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2009
Localização : Viana do Castelo

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeTer Jan 19, 2010 1:27 am

É verdade, nada de fertilizações, mas um coisa não impede a outra, achas que eu anda a apanhar insectos para a minha colecção? E na natureza, como é que elas sobrevivem não o ser humano a ajudar? Elas apanham os insectos sozinhas, quando eles estão disponíveis Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 10:32 pm

Parabéns Ricardo, não só pelas maravilhas que nos mostraste aqui, como tb pelo facto de seres Moderador deste tópico.

Acredito que faças um excelente trabalho, pelos conhecimentos que tens sobre o assunto, e certamente pelo apoio que toda a adminstraçao te irá dar.

Um abraço

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Ricardo Miranda

Ricardo Miranda


Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2009
Localização : Viana do Castelo

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSex Jan 22, 2010 12:14 am

Estou aqui para ajudar no que seja necessário, basta perguntar!

Pode ser que consiga aqui despertar o bixinho do cultivo de plantas carnívoras como eu o tenho....
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSex Jan 22, 2010 9:32 am

Ó Ricardo, eu olho para estas plantas e fico encantada, mas... São muito caras? E em termos de temperatura?
Ir para o topo Ir para baixo
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeQua Fev 03, 2010 11:37 pm

Ricardo

As plantas aqui mostradas sao lindissimas.
Acredito q o tal "bixinho" q referes até seja despertado em mts de nós utilizadores, só que há sempre um mas...

Mas.. será q temos as condiçoes e a coragem para as ter em nossas casas? talvez não.
Depois há sempre o receio de não as saber tratar e vê-las morrerem. É tao desolador q mais vale não as chegarmos a ter, pensarão alguns, certamente.

Eu adoraria ter pl menos algumas das q aqui mostraste, mas não tenho coragem para as ter num apartamento, até pk uma das razões pk descobri este forum foi o facto de nao saber tratar as plantas e com mt pena minha todas me morriam. Nao me sinto ainda c coragem para me lançar numa destas maravilhas. Quem sabe um dia se conseguirei...

Um abraço para ti e parabéns pl bom gosto que revelas, e pelo facto de teres aprendido a lidar com plantas cm estas.

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeQui Fev 04, 2010 2:01 pm

Olá Ricardo! 'cheers'


Estás de parabens pois as fotografias são muito bonitas e fico contente por existirem homens com tanto bom gosto e interesse por plantas.





'FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 16790' 'FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 954754' 'FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 935699'
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Miranda

Ricardo Miranda


Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2009
Localização : Viana do Castelo

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSex Fev 12, 2010 1:44 pm

Nem são caras (na CPPC é oferecido sementes a quem quer começar o cultivo destas plantas), nem são difíceis de cuidar delas.
Algumas dão-se lindamente fora de casa, outras crescem bem à janela de um apartamento, basta saber as condições de cada um tem e saber quais são as mais indicadas Wink
Ir para o topo Ir para baixo
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSex Fev 12, 2010 8:09 pm

Olá de novo Ricardo Exclamation

É sempre bom saber que o CPPC oferece sementes, mas vai ter de ficar para quando eu for a Viana, pois é uma localidade que gosto de ir de vez enquan do almoçar e ir à casa NATÁRIO comer as deliciosas NATINHAS, BOLAS DE BERLIM, as BROUINHAS ETC, que para quem ainda não conhece e quando lerem isto é um sítio que recomendo e acho que tem a aprovação aqui do Sr. Ricardo.
Em relação às carnívoras tenho mais uma pergunta, se as que ficam no exterior alimentam-se sozinhas ou temos que lhes levar os insectos?
Obrigado mais uma vez

BERTA VALE
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Miranda

Ricardo Miranda


Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2009
Localização : Viana do Castelo

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSex Fev 12, 2010 11:40 pm

Very Happy
Bem verdade, lojinha dos maus hábitos ehehe

Quanto à alimentação, todas elas captam o seu alimento sozinhas e em quantidades industriais.
Como já aqui disse, ao contrário do que muitos pensar, estas plantas precisam de menos cuidados que as demais, não precisam de ser adubadas, não precisam de mudar constantemente o solo, basta tê-las num local com sol ou com iluminação indirecta, consoante a espécie, e o único cuidado que precisa é ser regadas, mais nada Wink

Fica aqui um video para ver se convenço de vez alguém a cultivar uma destas beldades:

Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSáb Fev 13, 2010 7:29 pm

Parabéns Ricardo! O vídeo veio enriquecer bastante este tópico. Várias das plantas apresentadas no vídeo eram desconhecidas para mim. Pena é que o respectivo nome não acompanhe a imagem, mas...
Um abraço. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
CECILIA

CECILIA


Mensagens : 14
Data de inscrição : 29/08/2009
Idade : 70
Localização : viseu

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 8:05 pm

Adorei vêr esta linda colecção de plantas carnivoras Muito obrigada aa FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 935699 flores
Ir para o topo Ir para baixo
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 8:12 pm

Simplesmente lindo de facto.

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
jardineiro

jardineiro


Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 2:23 pm

Na minha profissão, só raramente encontro plantas carnívoras para cuidar. No entanto, é sempre bom saber cuidar delas, e como não consigo meter tudo na cabaça, este forum é ideal para que, quando surgir uma planta nova, eu venha aqui colocar as minhas dúvidas. Obrigado ao Ricardo.
aa
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Miranda

Ricardo Miranda


Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2009
Localização : Viana do Castelo

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 4:41 pm

Estou aqui para ajudar, alguma dúvida é só perguntar Wink
Ir para o topo Ir para baixo
rosalina




Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 64
Localização : Gondomar

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeQua Mar 03, 2010 1:36 pm

Gostei imenso de conhecer estas plantas tanto das fotos como no video, pode ser que arranje coragem a ter uma em casa Very Happy

Parabéns pelo tópico cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: gracias   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSáb Mar 13, 2010 2:26 am

flores carnivoras


Ricardo obrigado pelo video... que lindas ...que exóticas... que cores fiquei fã vou aproveitar para me inspirar nos meus quadros quem sabe se consigo pintar alguma delas vou estudar e vou ver se consigo ter alguma delas...tanta beleza alegra o coração... um abraço FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 571723 FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 935699
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSáb Mar 13, 2010 1:30 pm

Ó Mahevi, cuidado ao pintar carnívoras nos seus lindos quadros. Já viu se numa exposição, pousa alguma mosca em cima do quadro, e a planta a come perante toda aquela assistência??!!...
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeSáb Mar 13, 2010 10:55 pm

O nosso Administrador é demais! 'Very Happy' Só podia vir dele a observação feita à Mahevi. Boa !! Está super! 'bounce'



férias FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 16790 FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 935699
Ir para o topo Ir para baixo
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: plantas carnivoras   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeDom Mar 14, 2010 12:37 am

SIM SENHOR...gostei mas se acontecer vou tirar partido disso... e digo que foi um milagre... quem sabe se até arranjo clientes que pensem que tenho dons e me consultem...em tempo de crisa fazia geito...mas o que o sr admin se lembra hee heee teve piada...e para si e tb para a vale aquele abraço sem moscas--

flores flores
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitimeDom Mar 14, 2010 4:18 pm

Também gostei da tua observação Mahevi! Vocês os dois são demais! Laughing
Continuem assim com essa boa disposição e que seja por muitos anos. Um grande abraço para os dois cheers



FLOR FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda 16790
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Empty
MensagemAssunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda   FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS -  de Ricardo Miranda Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» carnivos no brasil
» Exemplo do que se pode fazer com as plantas carnivoras
» APRESENTAÇÃO DE NOVOS MEMBROS
» Plantas carnívoras - programa na TV
» Plantas carnivoras na natureza, drosophyllum lusitanicum

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: PLANTAS CARNIVORAS-
Ir para: