Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas
JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
Assunto: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sex Dez 25, 2009 5:22 pm
Algumas espécies se estiverem no exterior a apanhar sol ficam ainda mais bonitas.
Deixo aqui algumas fotos da minha colecção. Se alguém estiver interessado em conhecer a fundo e cultivar estas plantas, entre na Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras, lá é oferecido sementes e informações detalhadas a quem se quer iniciar neste mundo.
tripeira
Mensagens : 234 Data de inscrição : 14/03/2009 Localização : Grande Porto
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sex Dez 25, 2009 6:09 pm
As plantas das terceira e quinta fotos, já as tenho visto nos hortos. Como posso tratar delas? No interior ou pode ser no exterior? Muita água ou pouca? Peço ao Ricardo que me ajude, pois decerto, com uma colecção tão bonita ele sabe tratar bem destas carnívoras.
Ricardo Miranda
Mensagens : 21 Data de inscrição : 15/12/2009 Localização : Viana do Castelo
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Qua Dez 30, 2009 1:12 pm
tripeira escreveu:
As plantas das terceira e quinta fotos, já as tenho visto nos hortos. Como posso tratar delas? No interior ou pode ser no exterior? Muita água ou pouca? Peço ao Ricardo que me ajude, pois decerto, com uma colecção tão bonita ele sabe tratar bem destas carnívoras.
A terceira é uma Dionaea muscipula e a quinta uma Sarracenia. Pode cuidar de ambas tanto dentro como fora de casa, se bem que a segunda só ficará verdadeiramente bonita se crescer outdoors. Para cuidar delas só basta turfa loira: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] E agua da chuva ou água destilada (água de um poço de extração verdadeiramente limpa tb serve). De resto é como qualquer planta, basta manter húmida e livre de pragas
Abraço, RM
oriana Moderadora
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Qui Dez 31, 2009 12:07 pm
Parabéns Ricardo pela sua participação neste tema. O nosso Admin acaba de me comunicar que o vamos ter como Moderador deste tópico. Seja muito bem vindo ao grupo da moderação e conte com o meu apoio em tudo o que necessitar.
martinho
Mensagens : 137 Data de inscrição : 23/04/2009 Localização : Douro litoral
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Seg Jan 18, 2010 11:55 am
Uma vez estive para comprar uma destas plantas, mas disseram-me que elas só se alimentam de insectos e que não podemos dar-lhes nenhum adubo especial, porque morrem. Como eu não estava para andar a apanhar moscas para dar à planta, desisti! Mas, agora pergunto eu: será mesmo verdade o que me disseram? Elas alimentam-se SÓ de insectos?
Ricardo Miranda
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Ter Jan 19, 2010 1:27 am
É verdade, nada de fertilizações, mas um coisa não impede a outra, achas que eu anda a apanhar insectos para a minha colecção? E na natureza, como é que elas sobrevivem não o ser humano a ajudar? Elas apanham os insectos sozinhas, quando eles estão disponíveis
Nay
Mensagens : 915 Data de inscrição : 11/07/2009 Idade : 70 Localização : Lisboa
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Qua Jan 20, 2010 10:32 pm
Parabéns Ricardo, não só pelas maravilhas que nos mostraste aqui, como tb pelo facto de seres Moderador deste tópico.
Acredito que faças um excelente trabalho, pelos conhecimentos que tens sobre o assunto, e certamente pelo apoio que toda a adminstraçao te irá dar.
Um abraço
Nay
Ricardo Miranda
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sex Jan 22, 2010 12:14 am
Estou aqui para ajudar no que seja necessário, basta perguntar!
Pode ser que consiga aqui despertar o bixinho do cultivo de plantas carnívoras como eu o tenho....
tripeira
Mensagens : 234 Data de inscrição : 14/03/2009 Localização : Grande Porto
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sex Jan 22, 2010 9:32 am
Ó Ricardo, eu olho para estas plantas e fico encantada, mas... São muito caras? E em termos de temperatura?
Nay
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Qua Fev 03, 2010 11:37 pm
Ricardo
As plantas aqui mostradas sao lindissimas. Acredito q o tal "bixinho" q referes até seja despertado em mts de nós utilizadores, só que há sempre um mas...
Mas.. será q temos as condiçoes e a coragem para as ter em nossas casas? talvez não. Depois há sempre o receio de não as saber tratar e vê-las morrerem. É tao desolador q mais vale não as chegarmos a ter, pensarão alguns, certamente.
Eu adoraria ter pl menos algumas das q aqui mostraste, mas não tenho coragem para as ter num apartamento, até pk uma das razões pk descobri este forum foi o facto de nao saber tratar as plantas e com mt pena minha todas me morriam. Nao me sinto ainda c coragem para me lançar numa destas maravilhas. Quem sabe um dia se conseguirei...
Um abraço para ti e parabéns pl bom gosto que revelas, e pelo facto de teres aprendido a lidar com plantas cm estas.
Nay
vale
Mensagens : 399 Data de inscrição : 14/01/2010 Idade : 58 Localização : Maia
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Qui Fev 04, 2010 2:01 pm
Olá Ricardo! ''
Estás de parabens pois as fotografias são muito bonitas e fico contente por existirem homens com tanto bom gosto e interesse por plantas.
'' '' ''
Ricardo Miranda
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sex Fev 12, 2010 1:44 pm
Nem são caras (na CPPC é oferecido sementes a quem quer começar o cultivo destas plantas), nem são difíceis de cuidar delas. Algumas dão-se lindamente fora de casa, outras crescem bem à janela de um apartamento, basta saber as condições de cada um tem e saber quais são as mais indicadas
vale
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sex Fev 12, 2010 8:09 pm
Olá de novo Ricardo
É sempre bom saber que o CPPC oferece sementes, mas vai ter de ficar para quando eu for a Viana, pois é uma localidade que gosto de ir de vez enquan do almoçar e ir à casa NATÁRIO comer as deliciosas NATINHAS, BOLAS DE BERLIM, as BROUINHAS ETC, que para quem ainda não conhece e quando lerem isto é um sítio que recomendo e acho que tem a aprovação aqui do Sr. Ricardo. Em relação às carnívoras tenho mais uma pergunta, se as que ficam no exterior alimentam-se sozinhas ou temos que lhes levar os insectos? Obrigado mais uma vez
BERTA VALE
Ricardo Miranda
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sex Fev 12, 2010 11:40 pm
Bem verdade, lojinha dos maus hábitos ehehe
Quanto à alimentação, todas elas captam o seu alimento sozinhas e em quantidades industriais. Como já aqui disse, ao contrário do que muitos pensar, estas plantas precisam de menos cuidados que as demais, não precisam de ser adubadas, não precisam de mudar constantemente o solo, basta tê-las num local com sol ou com iluminação indirecta, consoante a espécie, e o único cuidado que precisa é ser regadas, mais nada
Fica aqui um video para ver se convenço de vez alguém a cultivar uma destas beldades:
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sáb Fev 13, 2010 7:29 pm
Parabéns Ricardo! O vídeo veio enriquecer bastante este tópico. Várias das plantas apresentadas no vídeo eram desconhecidas para mim. Pena é que o respectivo nome não acompanhe a imagem, mas... Um abraço.
CECILIA
Mensagens : 14 Data de inscrição : 29/08/2009 Idade : 71 Localização : viseu
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Seg Mar 01, 2010 8:05 pm
Adorei vêr esta linda colecção de plantas carnivoras Muito obrigada
Nay
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Seg Mar 01, 2010 8:12 pm
Simplesmente lindo de facto.
Nay
jardineiro
Mensagens : 83 Data de inscrição : 01/12/2009 Localização : Douro litoral
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Ter Mar 02, 2010 2:23 pm
Na minha profissão, só raramente encontro plantas carnívoras para cuidar. No entanto, é sempre bom saber cuidar delas, e como não consigo meter tudo na cabaça, este forum é ideal para que, quando surgir uma planta nova, eu venha aqui colocar as minhas dúvidas. Obrigado ao Ricardo.
Ricardo Miranda
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Ter Mar 02, 2010 4:41 pm
Estou aqui para ajudar, alguma dúvida é só perguntar
rosalina
Mensagens : 5 Data de inscrição : 01/03/2010 Idade : 65 Localização : Gondomar
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Qua Mar 03, 2010 1:36 pm
Gostei imenso de conhecer estas plantas tanto das fotos como no video, pode ser que arranje coragem a ter uma em casa
Parabéns pelo tópico
Mahevi
Mensagens : 271 Data de inscrição : 17/07/2009 Idade : 84 Localização : Lisboa
Assunto: gracias Sáb Mar 13, 2010 2:26 am
flores carnivoras
Ricardo obrigado pelo video... que lindas ...que exóticas... que cores fiquei fã vou aproveitar para me inspirar nos meus quadros quem sabe se consigo pintar alguma delas vou estudar e vou ver se consigo ter alguma delas...tanta beleza alegra o coração... um abraço
Admin Admin
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sáb Mar 13, 2010 1:30 pm
Ó Mahevi, cuidado ao pintar carnívoras nos seus lindos quadros. Já viu se numa exposição, pousa alguma mosca em cima do quadro, e a planta a come perante toda aquela assistência??!!...
vale
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Sáb Mar 13, 2010 10:55 pm
O nosso Administrador é demais! '' Só podia vir dele a observação feita à Mahevi. Boa !! Está super! ''
Mahevi
Mensagens : 271 Data de inscrição : 17/07/2009 Idade : 84 Localização : Lisboa
Assunto: plantas carnivoras Dom Mar 14, 2010 12:37 am
SIM SENHOR...gostei mas se acontecer vou tirar partido disso... e digo que foi um milagre... quem sabe se até arranjo clientes que pensem que tenho dons e me consultem...em tempo de crisa fazia geito...mas o que o sr admin se lembra hee heee teve piada...e para si e tb para a vale aquele abraço sem moscas--
vale
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda Dom Mar 14, 2010 4:18 pm
Também gostei da tua observação Mahevi! Vocês os dois são demais! Continuem assim com essa boa disposição e que seja por muitos anos. Um grande abraço para os dois
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: FOTOS DE PLANTAS CARNIVORAS - de Ricardo Miranda