Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioÚltimas imagensRegistrarEntrar

Ajuda na poda da macieira - com fotos

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
RuiPar

Ajuda na poda da macieira - com fotos Empty
MensagemAssunto: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQua Jun 05, 2013 4:41 pm

Boas.

Sou novo aqui no fórum, mas este não será o meu único tópico, uma vez que adquiri uma casa com quintal e estou a começar a minha horta :-)

Neste momento já tenho - semeado ou plantado - cenouras, pimentos, pepinos, brócolos, ervas aromáticas, etc, por isso, à medida que forem crescendo, vou deixando fotos.

Para já, precisava de ajuda com a minha macieira, pois por muito que leia, não consigo adaptar (porque não entendo) às minhas circunstâncias.

Vai daí, decidi colocar as questões directamente.

A macieira, que comprei há um mês, tem cerca de 1,80 de altura, e o que queria é que ela não ficasse muito mais alta, mas que desse frutos em boa quantidade e qualidade.
Por isso, gostava de saber o seguinte:

1 - Posso cortar o ramo principal, de forma a "baixar" a altura da árvore?
2 - Caso não possa, e como podem ver, o que faço aos 2 ramos que fazem um "V" e que saiem desse principal? Estico para os "horizontalizar"?
3 - O que fazer a todos os raminhos ao longo do tronco?

Agradeço imenso a v/ ajuda :-)

Cumprimentos,

Rui

Fotos:

P.S. - Queria postar fotos, mas diz-me que não tenho permissão para o fazer :-(
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQua Jun 05, 2013 5:05 pm

Caro Rui,
parabéns por ter aderido a este forum. Seja bem vindo!
Em relação à sua macieira, pode e deve, cortar o tronco vertical principal, a uma altura de cerca de 80/90 cms, obrigando a macieira a ter lançamentos laterais. Não deixe a sua árvore exceder 2,20 metros de altura, pois tornar-se-á difícil para si a colheita dos frutos. A 2,20 m de altura, com o peso dos frutos (que obriga os ramos a vergarem) você poderá esticar o braço e colher perfeitamente maçãs a 1,80/1,90 m.
Corte TODOS os lançamentos VERTICAIS a cerca de 30/40 cms, para obrigar a darem lançamentos horizontais.
Não se esqueça que as macieiras produzem flores (e mais tarde frutos!!) APENAS nos "esporões" que surgem na ponta dos lançamentos.
Vá dando notícias... e conte com a nossa ajuda!
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQua Jun 05, 2013 5:10 pm

Muito obrigado pelo acolhimento :-)

Gostava mesmo de consigar colocar as fotos... mas pronto, vai ter de ser assim.

Vamos lá ver se percebi bem:

- Corto a árvore a uma altura de 80/90 cms, para já, certo?
- E o corte obedece a algum cuidado em particular?
- Que lançamentos verticais são esses de que fala? E a 30/40 cm de quê?
- A árvore está cheio de ramos horizontais (ainda muito pequenos, quase colados ao tronco principal), o que lhes faço?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQua Jun 05, 2013 5:28 pm

Caro Rui, os cortes devem SEMPRE ser feitos obliquamente e NUNCA horizontalmente. Nos lançamentos horizontais o corte a 30/40 cms é a partir do ponto de inserção com o o ramo principal.
Para já não corte os lançamentos horizontais que "saem" do tronco principal.
Vá dando notícias!
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQua Jun 05, 2013 5:31 pm

Obrigado, mais uma vez :-)

Já agora, tem alguma sugestão para que consiga "postar" fotos? Tornava-se tudo mais fácil de explicar. Fiz exactamente o que está no tópico das regas, mas quando submeto a mensagem diz que não tenho permissão para links externos.

Rui

PS - Ah, obrigado pelo "saem" :-)
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeDom Jun 09, 2013 6:09 pm

Caro Rui,
eu não sou um grande entendido nestas coisas de postar fotos... Sei de jardinismo, paisagismo e fitopatologia... e fico por aí! Mas temos moderadores que percebem muito disso e vou contactá-los para lhe darem uma ajuda. Arrow
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeTer Jun 11, 2013 2:30 pm

Caro Administrador,

Obrigado pela ajuda e pela paciência :-)
Entretanto, já podei a macieira (cortei o tronco central, a cerca de 85 cm de altura) e tenho vários lançamentos horizontais que gostava de lhe mostrar.
Quando puder, agradecia que pedisse a um colega que tentasse perceber o que se passa com a questão das fotos.

Obrigado e cumprimentos,

Rui
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSex Jun 14, 2013 3:37 pm

Caro Administrador,

Também adquiri uma pereira, uma espécie francesa cujo nome não me recordo, e queria perguntar-lhe se lhe devo dar o mesmo "tratamento" que dei à macieira.

Grato,

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSex Jun 14, 2013 5:11 pm

Sim, por princípio, a pereira tem o mesmo sistema de poda da macieira. Tome atenção, pois se a sua pereira é uma NASHI começa a ter um período vegetativo mais tardio em relação às outras pereiras...
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSex Jun 14, 2013 9:20 pm

Caro administrador,

Obrigado, uma vez mais.
Penso que a espécie seja Comice, diz-lhe alguma coisa?
Se sim, é de podar agora? Também para ficar com 80 a 90 cm?

Cumprimentos,

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 2:44 pm

Caro Rui,
a variedade Comice pode ser podada de igual modo como as restantes pereiras, e também à altura indicada.
Vá dando notícias...
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 11:28 am

Caro Administrador,

De novo - já vai sendo um bom hábito - obrigado pela ajuda.
Bem sei que cada cabeça sua sentença, mas não podia deixar de partilhar que, quando comprei a pereira, a senhora que me atendeu disse que qualquer poda só pode ser feita no inverno (ok, bem sei que parece que aí estamos), por isso gostava de lhe perguntar o porquê disso, caso tenha ideia, e se, de facto, esta poda na pereira (e na macieira, que já fiz) não poderá prejudicar as árvores.

Tenho outra questão, bem diferente, e que se calhar mereceria um novo post. Comprei uma amoreira (em arbusto), com cerca de 40 cm de altura. Sendo uma trepadeira, queria saber se é preciso orientar o seu crescimento ou se "basta" encostá-la a um suporte (rede, por exemplo) que ela vai ocupando naturalmente este espaço, bem como o melhor para ela se desenvolver.

Obrigado e cumprimentos,

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 11:59 am

Caro Rui,
conforme já referi, as podas devem ser sempre efetuadas na época de repouso da árvore, e nunca durante o seu período vegetativo. Para a maioria esmagadora das espécies, o período de repouso é no final do Outono e até meados do Inverno.
Em relação à amoreira, gostava de saber se é mesmo amoreira ou framboesa.
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeTer Jun 18, 2013 12:07 pm

Caro Administrador,

Então, pelo que percebo, só deverei podar a minha pereira a partir de Janeiro.
O que poderá acontecer à minha macieira, visto que a podei há alguns dias?

O arbusto é mesmo uma amoreira e a minha ideia era plantá-lo junto a uma parede. Porém, essa parede, com cerca de 60 cm de largura e 2m de altura, faz um ângulo de 90º com outra, com cerca de 1m de largura e 1,5m de altura. O que realmente gostava era que a amoreira "trepasse" pela primeira parede e também se espalhasse para a segunda...

Aguardo sugestões.
Cumprimentos,

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQua Jun 26, 2013 9:03 am

Caro Rui,
em primeiro lugar peço desculpa pela demora na resposta, mas tenho estado "fora" e só agora vim ao forum.
Como já atrás referi as podas devem ser efetuadas na época de repousa das árvores, após a queda da folha (em árvores de folha caduca, claro!).
Agora que já podou a sua macieira, mesmo fora da época indicada, vamos aguardar que nada de estranho lhe aconteça! Em princípio dará menos frutos, mas... por vezes a mãe Natureza dá uma ajudinha e tudo se resolve!
Em relação à amoreira, deixe crescê-la bem junto à parede, se possível, amparada com arames fixados à parede, e conduza-a para o local que pretende.
Vá dando notícias...
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQua Jun 26, 2013 9:23 am

Caro Administrador,

Espero que a ausência se tenha devido a bons motivos :-)

Relativamente à amoreira, a minha ideia era plantar junto à parede, de facto, e aí aplicar daquelas "coisas" que há no Leroy/Aki, em "X", ao longo de toda a parede. Fui perceptível? O que não sei é como a devo amparar, se entrelaçando nesses tais "X", se deixando que ela se oriente por si.

Tenho mais 2 problemas (isto quando começa...), relativos a cenouras e bróculos. Não sei se me pode ajudar, mas cá vai:
- Estou "farto" de semear cenouras directamente em canteiro, mas, mais cedo ou mais tarde, acabam por secar e não dão nada;
- Quanto aos bróculos, semeei em tabuleiro, mudei ao fim de cerca de 2/3 semanas, mas, assim que foram para o canteiro, puf, secaram e morreram!

Tem alguma sugestão?

Obrigado,

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSex Jun 28, 2013 2:24 pm

Caro Rui,
em relação às amoreiras, tente entrelaçá-las, talvez com a ajuda de finos arames (há à venda arame próprio para entrelaçar). É a melhor opção!
As cenouras devem ser semeadas diretamente na terra. Estrume bem a terra onde o vai fazer, se possível com estrume orgânico; regue bem, mas ao de leve para não espalhar as sementes. Há um ditado antigo que diz que a cenoura deve ser semeada a cavalo! Isto quer dizer que a sementeira deve ser bastante rala, e nunca condensada, para que as cenourinhas possam desenvolver-se à vontade.
Em relação aos bróculos, não há mal algum em semeá-los em tabuleiro, desde que os transplante quando tiverem cerca de 10/15 cms de altura. Estrume também a terra com estrume orgânico, se possível. Há à venda terra vitaminada com estrume de cavalo da SIROPLANT que, neste momento, é dos melhores produtos que circulam no mercado. Não deixe a terra secar, regando todos os dias, sobretudo nesta época de calor intenso.
Um abraço e boa sorte.
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSex Jun 28, 2013 3:49 pm

Caro Administrador,

Eu ainda sou novato nisto das hortas, por isso desculpar-me-á a "nabice", salvo seja!

Relativamente à amoreira: eu só tenho uma, que veio em vaso, com cerca de 1m de altura (talvez não tanto), atada a uns paus nesse mesmo vaso. Por isso, quando fala em entrelaçar, não consigo compreender o que isso significa na prática... e presumo que quando se refere ao arame, seja como alternativa aos tais "X" de que lhe dei conta, certo?

Quanto às cenouras e bróculos: eu usei um substrato universal, de marca "Siro", que me garantiram ser muito bom... não usei qualquer adubo. Acha melhor esse "Siroplant", que aparenta ser da mesma marca?

Obrigado e um abraço,

Rui

P.S. - Sabe se algum colega chegou a ver a questão das fotos? É que sempre ia exemplificando o que digo.
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 3:55 pm

Caro Rui, realmente a marca SIRO é uma das melhores que andam no mercado! (Não me pagam nada pela publicidade, mas temos de dizer a verdade!!!!!) Portanto pode utilizar à vontade os produtos da SIRO.
Sobre a AMOREIRA, como ela veio em vaso, teve de densenvasá-la, claro! Depois meteu-a na trra junto à parede; ela irá crescer, e terá necessidade de ser guiada para o local certo que o Rui pretende! Por isso, terá de recorrer a arames ou fios para prendê-la à treliça ( a tal coisa em XXXX) de que me falou.
Nunca tenha problemas em comunicar comigo sempre que tiver dificuldades. Só não prometo responder no dia seguinte, pois a minha vida nem sempre o permite!
Um abraço e continue a contactar...Arrow 
tigerofbengala

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 4:03 pm

Dear Admin, thanks by the information, because I was the same problem, and now I'm elucidated. Thanks
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 4:24 pm

Caro Administrador.

Obrigado pela explicação, creio que desta vez já percebi de vez! :-)
Relativamente à amoreira, tenho só mais uma dúvida: ainda não a desenvasei, fá-lo-ei este fim-de-semana. Porém, gostava de colocá-la numa caixa junto a uma parede, ao invés de directamente no canteiro, com cerca de 40cm de altura. Acha que chega para que se desenvolva em condições?

Tenho de voltar ao assunto da poda, mas desta vez por causa dos tomateiros que também tenho. Com efeito, tenho 4 de tomate chucha, 2 bastante mais desenvolvidos, cheios de ramificações laterais, flores e mesmo alguns tomates (ainda em crescimento). Tenho lido bastante, mas quanto mais o faço, mais confuso fico... que me aconselha, podo ou nem por isso? Em caso afirmativo, como o devo fazer?

Abraço e obigado.

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSeg Jul 08, 2013 6:43 pm

Caro Rui, uma vez mais desculpe a demora a responder, mas... é o trabalho.
Em relação à amoreira, pode perfeitamente desenvasá-la e colocá-la num local onde tenha espaço para se desenvolver à vontade (pelo menos 0,60X0,60X0,60 m)
Sobre os tomatiros, eu pergunto: nunca ouviu falar em "capar" os tomates"? É isso mesmo: devem ser eliminados todos os lançamentos laterais, até a uma altura de 50 cms, deixando apenas o caule principal, para que os frutos se desenvolvam em boas condições e atinjam o tamanho ideal. Tome atenção a este tempo quente: pulverize com calda bordalesa de quinze em quinze dias.
Um abraço,
Jaime
RuiPar

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeQui Jul 11, 2013 3:33 pm

Caro Jaime,

Sei bem como é isso do "não ter tempo" em função das responsabilidades profissionais, por isso não se preocupe. Eu é que me preocupo, por estar constantemente a aborrecê-lo. Mas, como tem tido a amabilidade de me ajudar, eu tento aproveitar ao máximo.

Sim, já ouvi falar de "capar" os tomates, mas pensava que já não o podia fazer nesta fase, uma vez que os tomateiros já têm imensas flores e vários tomates. Ainda posso?

Quanto à calda bordalesa, eu admito que gostava de uma produção totalmente biológica, ou o mais próxima possível disso. Considerando a parca quantidade (só tenho 4 tomateiros), acha mesmo que vale a pena?

Finalmente, e ainda em relação à amoreira: sabe se é compatível com o plantio de vegetais "por perto" (a uma distância inferior a 40cm)? Isto porque, à falta de espaço, gostava de plantar nabos e brócolos aí perto.

Obrigado, de novo, cumprimentos e um abraço.

Rui
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitimeSáb Jul 13, 2013 11:40 am

Caro Rui,
a calda bordalesa em nada interfere com a produção biológica e é autorizada na mesma. Aconselho mesmo a que pulverize, para evitar o "arejo" tão frequente neste dias tão depressa com nuvens, como com muito sol descoberto.
E ainda vai a tempo de "capar" os tomateiros, embora tendo cuidado ao cortar alguns dos ramos laterais com uma tesoura.
Pode plantar junto à amoreira, desde que respeite uma distância, nunca inferior a 40 cms.
Bom fim de semana.
E já agora mais uma nota:
Eu sou um dos responsáveis por uma nova associação que se está a formar, e que já conta com associados do norte, de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira, Açores e Brasil. É a DAPALNOR - Defesa do Ambiente e do Património do Litoral Norte. Embora o seu norte dê a entender que apenas teremos a nossa ação no norte, vamos no próximo ano estender a ação a todo o território nacional.
Nas ações de formação que daremos os associados têm descontos.
Temos uma página no facebook em - dapalnor -.
Pode contactar-nos pelo mail - dapalnor@gmail.com.
Visite a nossa página e vai ver que pode beneficiar dos nossos ensinamentos e, quando for sócio, beneficiar igualmente dos descontos nos cursos que damos no Sport Algés e Dafundo.
Um abraço
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda na poda da macieira - com fotos   Ajuda na poda da macieira - com fotos Icon_minitime

Ajuda na poda da macieira - com fotos
Ir para o topo 
Página 1 de 1