Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioÚltimas imagensRegistrarEntrar

flores que ajudam a relaxar

Ir para baixo 
+3
Nay
Admin
joao torrinha/amandio
7 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
joba

joba

flores que ajudam a relaxar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 3:58 pm

As senhoras que me desculpem , mas a Açorda não é de forma alguma um prato só do Alentejo.

Uma coisa é gostar do Alentejo, como eu e mais pessoas,e não duvido da vossa paixão, outra é reinvindicar coisas que não são minimamente correctas do ponto de vista culinário. Há dezenas e dezenas de maneira de fazer Açorda, de entre as quais açordas à Alentejana, que na realidade como sabem se parecem mais com uma sopa convencional
Já a açorda do Norte ou das Beiras, é mais parecida com a forma de fazer as migas no alentejo do que a açorda.

Nestas coisas de culinária até compreendo que todos queiram reinvindicar a autoria de determinados pratos, mas a verdade é que nem sempre corresponde ao que nós queremos.

A culinária tem essa vantagem, não é uma ciência certa nem exacta e o que pode ser um grande prato para um Chef, pode não valer rigorosamente nada para outro.
Graças a Deus que a nossa cozinha mediterranica ( de todo o Portugal) contempla bons pratos que podem ser adaptados de forma simples ou não por quem queira.
Portanto e (não estou aqui a "atacar" ninguem NAY) mas como diz o povo, o que seria do amarelo se todos gostassem de outra cor?

Continuo a prezar o que o 25 de Abril nos trouxe de melhor: O direito ao livre arbritio, à opinião de cada um e à liberdade.

Se estes valores não existem num forum, não vale a pena participar nele.

Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Nay

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 5:16 pm

Ok Joba.
Gosto de brincar. Lamento ter-te contrariado.
Se pelo menos com este post e com esta pequena brincadeira da Açorda se tivesse conseguido ensinar alguém sobre a sua origem, teria sido bom, mas não . Paciencia!

http://www.nay-lx.blogspot.com/
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 5:28 pm

Oh Joba, até as açordas alentejanas são diferentes umas das outras. As minhas conversas sobre açordas com a Nay começaram justamente porque a minha não é nada igual á dela. Eu reivindico a alentejanice da minha porque as minhas avós e tetravós alentejanas e tias a primas a faziam assim. A Nay reivindica a alentejanice da dela pelas razões que aponta. Eu tenho livros de culinária tadicional em que cada um trás uma açordita diferente como sendo da mesma região. A minha ideia da açorda com salsa era uma brincadeirazita.
Se não estou em erro até uma vez falei em cada um postar aqui a sua mas ninguem se adiantou e eu tive vergonha de ser a única. Quando é assim para gente com muita fome o almoço já vem a hora tardia, por cá costumamos dizer que é um açordão macho.
Então e açorda de marisco?? Que dizem que é tão boa!! Eu nunca me atrevi... não gosto de marisco. E o leitão também me faz impressão principalmente se estiver inteiro a as pessoas a cortarem-lhe o cachaço. Tadinho, é tão pequenino e inofensivo. Como é que conseguem matá-los e eles a fazerem gurnin-gurnin com vozinha de bebé??
joba

joba

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 7:38 pm

Olá Mª João. Concordo plenamente.

Também continuo a achar que as açordas alentejanas são do melhor que se vai fazendo aí pelo País onde o Pão tambem conta e o saber da "cozinheira/o" então nem se fala.

Quanto à NAY já percebi que és do tipo,dá uma no cravo, outra na ferradura, primeiro dizes que "lamentas" depois dizes que achavas que tinhas "ensinado alguem, mas afinal não paciência" francamente NAY, não sei o que te fiz para andares sempre a mandar "achegas" como se diz na gíria popular, sinceramente não faço ideia do que ganhas com isso, pois nunca me portei mal contigo, nem com outro elemento neste forum.

Continuo a achar que este forum é um espaço de convivio e acima de tudo, de partilha de conhecimento, que é o que eu gosto de fazer, o resto passa-me ao lado, a não ser, como é o caso, sentir que estou a ser alvo de piadinhas e outros "mimos" de mau gosto que sinceramente não gosto.

Como tudo na vida, gosto de ser frontal e se outros, no passado deste forum, decidiram afastar-se por causa de guerrinhas, podes ter a certeza que não o farei, porque para mim é o forum "CONHECER AS PLANTAS" que me interessa e não os seus membros, esses vêm por acréscimo, se conseguir ter uma boa relação com eles óptimo, se não , paciência..

Já agora peço desculpa aos outros elementos do Fórum e ao Sr. Admin, mas às vezes temos que falar um bocado "grosso" para ver se certas pessoas se enxergam e reparam que estão a agir mal. Estou farto de má criação. E não vai ser a tua má criação que me vai aborrecer mais.

Se quiseres continuar com estes joguinhos Nay, podes continuar, mas acredita que por mim nada me afecta, pelo que sempre que vieres para tópicos onde eu esteja a escrever, com piadas, ou a escrever assuntos sem qualquer tipo de razão , vais levar na mesma moeda para ver se gostas.

E como não sou pessoa de rancores, nunca fui, esta conversa acaba aqui.

Cumprimentos

Joba

http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 10:47 pm

Lamento o que aqui está a acontecer... E lamento porque se pretende dar uma origem à açorda. Ora bem, a Maria João tem toda a razão quando fala de diversos tipos de açorda. Eu conheço bem a açorda alentejana, da região de Estremoz e Elvas, porque lá vivi vários meses, e posso dizer que fiquei muito admirado a primeira vez que me apresentaram aquele prato dizendo que era açorda, pois a açorda que eu sempre tinha comido no Porto, era TOTALMENTE DIFERENTE, não tinha nada a ver com a que me apresentava. Mas, quem sou eu para saber qual a origem da açorda... À moda do Alentejo, do Porto, ou de Lisboa (lembro-me de um falecido tio meu, fazer uma açorda em Lisboa em que lhe misturava todos os ovos que encontrava à mão!), como eu dizia, à moda da região que for...eu como sempre!
E agora um pedido: somos tão poucos, sempre nos temos dado bem, sempre temos lutado pelo crescimento do forum, sempre temos criticado aqueles que tentam destruir o forum... vá lá, vamos encerrar estas AÇORDAS de vez! Tá bem?
Ao fim e ao cabo, todos gostamos de uma açorda... Um abraço! Arrow
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 5:32 pm

Sr Admin pela minha parte tanto a Açorda como a minha participaçao estao encerradas.

Um abraço a todos

Nay
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 9:23 pm

Alentejanita, então que é isso? E a promessa do nosso convívio em Estremoz? E as promessas de ajuda a alguns membros? (estas alentejanas têm cá um feitiozinho!...) Todos esperamos por si, Nay!

A Nay e o Joba muito têm contribuído para o desenvolvimento deste forum. São dois membros activos, e a prová-lo está o número de mensagens que já enviaram. Portanto, vá lá Nay, vamos voltar o princípio... E tudo vai correr bem!
joao torrinha/amandio

joao torrinha/amandio

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 19, 2011 3:44 pm

joba escreveu:
Carissimos NAY e ADMIN. Realmente o Alentejo desperta paixões (já percebi que somos todos apaixonados por aquela terra por uma razão ou por outra) e não se fica indiferente.

Sejam, as pessoas ou as paisagens, ficamos sempre com saudades quando voltamos daquela terra.

Agora falando para o Joãozinho que segundo percebi é neto de um amigo do admin.

O João, a hortelã é uma planta originária da Ásia, mas há muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. Tolera bem muitas condições climatéricas, desde que não falte água. Em climas frios pode perder as partes aéreas no Inverno, sobrevivendo através dos seus rizomas, que só morrem se o solo congelar completamente. E perguntas tu o que é um rizoma?, É uma especie de caule que a Hortelã desenvolve debaixo da terra, horizontalmente e que ajuda a manter-se viva/dormente durante o inverno.

Como já disse é usada em culinária, a fazer chã para curar doenças.
Pessoalmente gosto muito da hortelã para fazer uma açorda e tambem nos dias quentes de Verão para fazer um sumo de limão com água e claro Hortelã. É muito refrescante e tira a sede.

ola boa tarde sou neto do meu avo pois hortela cheira bem
joao torrinha/amandio

joao torrinha/amandio

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 19, 2011 3:46 pm

joba escreveu:
Carissimos NAY e ADMIN. Realmente o Alentejo desperta paixões (já percebi que somos todos apaixonados por aquela terra por uma razão ou por outra) e não se fica indiferente.

Sejam, as pessoas ou as paisagens, ficamos sempre com saudades quando voltamos daquela terra.

Agora falando para o Joãozinho que segundo percebi é neto de um amigo do admin.

O João, a hortelã é uma planta originária da Ásia, mas há muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. Tolera bem muitas condições climatéricas, desde que não falte água. Em climas frios pode perder as partes aéreas no Inverno, sobrevivendo através dos seus rizomas, que só morrem se o solo congelar completamente. E perguntas tu o que é um rizoma?, É uma especie de caule que a Hortelã desenvolve debaixo da terra, horizontalmente e que ajuda a manter-se viva/dormente durante o inverno.

Como já disse é usada em culinária, a fazer chã para curar doenças.
Pessoalmente gosto muito da hortelã para fazer uma açorda e tambem nos dias quentes de Verão para fazer um sumo de limão com água e claro Hortelã. É muito refrescante e tira a sede.

cha de hortela tambem deve ser bom la cheirar bem cheira
jardineiro

jardineiro

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 24, 2011 6:32 pm

Pelo que me estou a aperceber a Nay afastou-se do forum. É pena, mas também não posso deixar de aqui dizer que ela criou por mais de uma vez alguns conflitos com outros membros. Deve ser seu feitio, e talvez não fizesse por mal, mas que o fazia, todos nós nos apercebemos, então houve uma altura em que "picou" a Maria João diversas vezes. Mas continuo a dizer que é pena que ela vá embora, pois animava este forum. E mais pena tenho que ela não tenha tido a coragem de "encaixar" a mensagem do Joba, que não fez mais que deixar "explodir" o saco que já estava cheio.
Gostava que a Nay voltasse, ela é necessária, mas também gostava que voltasse "outra Nay" mais moderada e menos agressiva. No entanto, um forum só se constrói com os que ficam, com os que vão tendo uma participação regular.
Aqui fica fica um abraço para a Nay e para o Joba, pedindo a este último que mantenha a sua colaboração como até aqui.
Mahevi

Mahevi

MensagemAssunto: isto é que vai aqui uma açorda   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQua Abr 20, 2011 1:35 pm

tudo começou com uma simples açorda....e dado o que li ....tenho um comentário...afinal onde está a amizade que parecia existir entre a nay e alguns membros ? parece-me que o facto de a mesma se ter retirado, após toda a colaboração que sempre deu a este forum, se deve a não querer continuar com o disse que disse, é uma pessoa que tem espirito de humor mas é preciso conhecê-la bem e não é pessoa para ofender ninguém...dado isto ... creio que devia estar no tópico dos desabafos ...vou portanto pedir a todos os membros que evitem comentários menos bons e directos, pois não só não dignifica o forum como faz mal ao psiquico de quem lê...claro que todos tem direito a um desabafo...como este...mas a amizade é um bem precioso não é de desperdiçar por isso e falando de amizade aqui vai um abraço para todos os membros mesmo ...ISTO É QUE VAI UMA AÇORDA...

ps... eu nem gosto de açorda

SR ADMI AQUELE ABRAÇO diga ao Joba que tenho cá a tela está guardada
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 21, 2011 5:04 pm

Beijinho, Mahevi. flores
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeQui Abr 21, 2011 9:37 pm

Minha querida amiga Mahevi, como vai essa saúde? Aproveito para enviar um grande xi-coração e o desejo de tenha uma Feliz Páscoa junto de familiares e amigos.
Em relação ao que os membros aqui "dizem", eu vou repetir aquilo que disse aquando do "diferendo" com o Branquinho. Atuarei de imediato sempre que eu entenda que um membro usa uma fraseologia menos própria do forum, ou que diga algo que possa perturbar o bom funcionamento do mesmo, ou ainda que, veladamente ou não, profira ameaças graves ao próprio forum ou a qualquer membro. No caso presente, entendo que ninguém ofendeu ninguém, nem foram proferidas ameaças graves a quem quer que seja. Houve "um desaguizado" tão comum noutros foruns e que, nem por isso, dá lugar a "amuos" de membros.
Todos nós sabemos que tanto a Nay como o Joba são elementos necessários ao forum, e que muito têm contribuído para o seu crescimento. Sou o primeiro a lamentar o abandono da Nay. Devo, no entanto, dizer, que mantenho com ela a mesma amizade, e que comunicamos telefonicamente regularmente, da mesma forma que falo com o Joba telefonicamente. Aguardemos e tenhamos fé que o tempo "cura" todas as feridas...
Ainda sobre o que o Jardineiro aqui escreveu, também não vejo nenhum mal em que os cada um possa expressar a sua opinião educadamente, dizendo o que sente e não usando de hipocrisias. Claro que, e aqui partilho da opinião da Mahevi, se pudermos, devemos evitar "colocar achas na fogueira".
Espero que tudo não passe de "uma tempestade num copo de água"!

Páscoa Feliz para todos. Arrow
Mahevi

Mahevi

MensagemAssunto: oi amigos   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 12:15 am

SR ADMINISTRADOR agradeço a sua preocupaçpão eu tenho andado bem felizmente quanto ao assunto para mim está morto e enterrado, eu como todos com a transparência que me é habitual dei a minha opinião e o meu conselho dado que a minha idade já permite certas coisas rsrsrrs alguma coisa servirá os meus anitos a mais não quiz de modo nenhum pôr em causa qualquer coisa ou alguém ...por isso com toda s amizade lhe deixo aquele abraço....

PARA A NOSSA JOÃO UM XI GRANDE E TUDO DE BOM

um abraço para todos os membros e o desejo de uma boa páscoa

please façam o favor de serem felizes
joao torrinha/amandio

joao torrinha/amandio

MensagemAssunto: pascoa   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSex Abr 22, 2011 5:37 pm

o xi o que quer dizer vejo isto mas nao entendo quando escrevem a senhora falou para o joao nem sei serei eu senhora tambem desejo boa pascoa com ovos chocolate e tambem quero dizer que a nay me ajudou fazer o meu nome nos mail ela é fixe agora nao tenho ido ver as plantas do meu avo mas o avo tem vindo ate ca mas as plantas nao as pode traze estao plantadas la quando for grande vou fazer o meu jardim lol!
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 23, 2011 8:27 pm

Em primeiro as senhoras: Para a Mahevi aquele abraço de sempre, pois ela é uma boa amiga!...
Para o Joãozito aqui vai uma explicação: quando dizemos "um xi", significa "um abraço"; "xi" é a abreviatura de "xi-coração". E agora Joãozito desejo-te uma Páscoa Feliz com muitas amêndoas e doces...
joao torrinha/amandio

joao torrinha/amandio

MensagemAssunto: ola   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSeg Abr 25, 2011 4:21 pm

agora ja sei um xi para o senhor bounce
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeTer Abr 26, 2011 9:09 pm

Obrigado pelo abraço enviado, e outro obrigado por me teres telefonado na Páscoa a desejar um dia feliz.
Olha Joãozito, já falta pouco para eu ir à tua terra, em Vendas Novas; lá estarei no mês de Maio, e então vamos conversar muito.
Um abraço.
Mahevi

Mahevi

MensagemAssunto: oi JOÃOZITO   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 16, 2011 5:28 pm

~

JOÃOzinho querido---e para ti agora em especial ...UM XI CORAÇÃO MUITO GRANDE..

flores flores flores flores flores flores
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSeg maio 16, 2011 5:49 pm

Ó minha querida amiga Mahevi, que prazer, que alegria, voltar a ver aqui uma mensagem sua... Já todos nós tínhamos saudades...
Sou capaz de ir a Lisboa um dia destes, e se assim fôr, aproveito para trazer o quadro para o Joba, que vem cá em breve ao Norte. Mas eu aviso.
Um abraço muito grande... Arrow

E como eu vou ao Alentejo no fim do mês, terei muito gosto em dar pessoalmente um abraço da Mahevi ao Joãozito, que ontem andou por terras do centro/norte, integrado no rancho folclórico da sua terra.
joao torrinha/amandio

joao torrinha/amandio

MensagemAssunto: senhora mahvei   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:32 pm

para senhora tambem um xi coracao grande nao quer vir ao alomoço dia 28
Mahevi escreveu:
~

JOÃOzinho querido---e para ti agora em especial ...UM XI CORAÇÃO MUITO GRANDE..

flores flores flores flores flores flores
FLOR flower
joao torrinha/amandio

joao torrinha/amandio

MensagemAssunto: senhor adim   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSex maio 20, 2011 1:35 pm

foi fixe ir ao norte mas mais fixe foi que gostei bue de andar na feira das tasquinhas a servir com o pai na feira das fibanas ja estou contar dias para o senhor vir comer uma agora nao tenho vindo aqui tenho tido testes sabe que dia é hoje sexta feira e de hoje oito dias é dia de ........................................ eu sei flower sunny
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitimeSex maio 20, 2011 10:08 pm

Pois é, Joãozito, de hoje a oito é ....... Ora bem, tu sabes bem que dia é, e vamos estar juntos, não é verdade? Vê se estudas muito, pois estamos em altura de testes, e tens de dar um grande gosto aos teus pais, passando de ano.
Até à próxima semana!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: flores que ajudam a relaxar   flores que ajudam a relaxar - Página 2 Icon_minitime

flores que ajudam a relaxar
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2