Funcho - Benefícios para a Saúde
Funcho - Antioxidantes e fitonutrientes-Promoção da Saúde
Como muitos dos seus colegas de especiarias, a erva-doce contém a sua própria combinação exclusiva de fitonutrientes, incluindo os flavonóides rutina, quercetina, e vários kaempferol glicosídeos, que lhe dá a atividade antioxidante forte. Os fitonutrientes em extratos de erva-doce comparam favoravelmente em pesquisas de BHT (butil hidroxitolueno), um antioxidante potencialmente tóxico comummente adicionado aos alimentos processados.
O fascinante fitonutriente presente na maioria da erva-doce, no entanto, pode ter anetolprimário, um componente do seu óleo. Em estudos com animais, o anetol da erva-doce tem sido repetidamente mostrado para reduzir a inflamação e para ajudar a prevenir a ocorrência de câncer. Os pesquisadores também propuseram um mecanismo biológico que pode explicar esses efeitos anti-inflamatórios e anticancerígenos. Este mecanismo envolve o encerrar de um sistema de sinalização intercelular chamado fator de necrose tumoral (ou TNF) mediada por sinalização. Ao encerrar esse processo de sinalização, o anetol no funcho impede a ativação de um gene forte, potencial de alteração e inflamação, provocando uma molécula chamada NF-kappaB. O óleo também tem demonstrado ser capaz de proteger o fígado dos animais experimentais de lesão química tóxica.
O Funcho é fonte de vitamina C
Além dos seus fitonutrientes, o bulbo de erva-doce é uma excelente fonte de vitamina C, a principal massa de água solúvel antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres em todos os ambientes aquosos do corpo. Se não forem controlados, esses radicais livres causam danos celulares que resultam na dor e deterioração das articulações, o que ocorre em condições como a osteoartrite e a artrite reumatóide.
A vitamina C encontrada no bulbo de erva-doce é diretamente antimicrobiana e também necessária para o bom funcionamento do sistema imunológico.
O Funcho é bom para o Cólon e Coração
Como uma boa fonte da fibra, o bulbo de erva-doce pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol elevados. E uma vez que a fibra também remove toxinas potencialmente cancerígenas do cólon, o bulbo de erva-doce também pode ser útil na prevenção do câncer de cólon. Além das suas fibras, a erva-doce é uma fonte muito boa de folato, uma vitamina B necessária para a conversão de uma molécula perigosa chamada homocisteína noutras moléculas benignas.
Em níveis elevados de homocisteína, que podem danificar diretamente as paredes do vaso sanguíneo, é considerado um importante fator de risco de ataque cardíaco ou derrame. A erva-doce também é uma fonte muito boa de potássio, um mineral que ajuda o sangue a alta pressão mais baixa, um outro fator de risco para os acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. Numa xícara de erva-doce, você receberá 10,8% do valor diário de fibras, 5,9% do DV para o folato, e 10,3% do DV para o potássio