Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais

Ir para baixo 
+3
tripeira
Mahevi
Admin
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSeg Fev 22, 2010 9:57 pm

A palavra Homeopatia vem do grego "HOMOIOS" que significa "semelhante" e "PATHEIA" que significa "sofrimento".
A Homeopatia consiste no tratamento de doenças com substâncias que, numa pessoa com saúde, iriam provocar os sintomas da doença. Enquanto a medicina tradicional se baseia em princípios opostos, pois combate a doença com doses de medicamentos que produzem efeitos opostos.
A Homeopatia parte do princípio de que todos nós temos a capacidade intrínseca de ultrapassar a doença, pois a energia existente em nós, permite-nos repôr os tecidos destruídos, do que resulta uma sensação de bem estar.
Os remédios homeopáticos permitem que o corpo se cure a si mesmo, sem os efeitos secundários que geralmente advêm do consumo de medicamentos convencionais.

Hoje apenas vamos elucidar sobre a forma correcta de diagnosticar a doença e o respectivo tratamento.
Pegue numa ficha e siga as instruções:

-O que sente? Em que região do corpo? E porquê?
-Quando começou o sintoma?
-Tem febre? É alta? Tem tosse? Tem vómitos?
-O corpo está quente? O rosto está vermelho? Transpira?
-Tem dores? Onde?
-Tem sede?
-Está irritado? Que emoções tem? Ansiedade?
-Tem vontade de comer? E de beber? O quê?
-A que horas do dia tem tendência a piorar? E piora com alguma coisa?
-Melhora com alguma coisa?
-Tem a sensação de imaginar "coisas"? Tem alucinações?

Na próxima vez vamos continuar a aprender a tratar da nossa saúde! Até lá... Arrow


Última edição por Admin em Qui Fev 25, 2010 10:05 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: homeopatia   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeTer Fev 23, 2010 1:27 am

Sr administrador este assunto interessa me muito, pois não tenho grande fé e posso estar errada...produtos naturais tais como salmãp ginseng lecitina magnésio etc... são produtos que uso ...eswpero com ansiedade a 2ª lição---aquele abraço O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeQua Fev 24, 2010 12:05 pm

Hoje vamos a mais uma lição sobre Homeopatia. Estão preparados? Então vamos lá...

Os remédios homeopáticos permitem que o corpo se cure a si próprio, sem que daí advenham quaisquer efeitos secundários, como é o caso dos medicamentos convencionais, além de trazerem benefícios a longo prazo, tornando-nos menos susceptíveis a doenças.
Aqui vai aprender a lidar com casos simples, tais como pequenas feridas e pequenos problemas que não constituam perigo de vida, pois para esses casos deve consultar um profissional.

Como decerto já repararam na lição anterior, para que um tratamento homeopático resulte, é necessário tomar em consideração vários pormenores do "mal" que pretendemos curar. Não basta dizer: "Tenho uma constipação!" ou "Tenho dores de barriga!". Expliquei na lição anterior como deve fazer: O que sente? Onde? Porquê? Quando começou o sintoma? Tem febre? E é alta? Tem o rosto vermelho? etc...etc...etc...
Não basta dizer: "Para combater a constipação deve tomar isto ou aquilo!" Temos de saber todos os sintomas para aplicarmos o tratamento correcto. É nisto que reside a diferença entre curas "por chás mais ou menos milagrosos" e a cura por Homeopatia!

Para terem uma ideia do valor da Homeopatia, apenas vou referir aqui alguns dados:
Na Rep. Checa a Homeopatia foi integrada na Soc. de Medicina Convencional em 1990.
Na França cerca de 36% da população utiliza a homeopatia, e a mesma é leccionada em faculdades de medicina.
Na Inglaterra há 5 hospitais homeopáticos, e os remédios homeopáticos são reconhecidos oficialmente e até utilizados pela família real inglesa.
Na Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Grécia, India, Holanda. Hungria, Israel, Alemanha, USA, México, Argentina e Brasil, a homeopatia tem vindo a ganhar popularidade entre os médicos e os remédios homeopáticos encontram-se disponíveis na maior parte das farmácias.

Eu sei que muitos de vós estais já à espera que eu diga como se cura determinada doença! Tenham paciência... Vão ter de aprender ainda mais alguma coisa, antes de lá chegarmos.

A homeopatia é um sistema de medicina baseado em princípios que evoluíram mediante a observação da natureza e a experimentação. Vamos aprender esses mesmos princípios, as formas como são postos em prática na homeopatia e os termos com que teremos de lidar ao familiarizar-nos com o sistema homeopático.
E vamos começar por falar da LEI DOS SEMELHANTES.
A lei dos Semelhantes é a doutrina base da homeopatia, pois defende que um remédio que produz sintomas numa pessoa saudável, cura esses mesmos sintomas numa pessoa doente. Assim, os remédios que curam são aqueles que produzem o mesmo quadro de sintomas daqueles que se pretende tratar.

Alguma dúvida?

A ENERGIA VITAL é a energia da vida, isto é, a vitalidade de cada pessoa. Na acupuntura é conhecida por "chi" e na medicina Ayurveda por "prana" A energia vital determina a actividade biológica, mantendo o equilíbrio
e a harmonia, e quando esta é perturbada ou enfraquecida, nós ficamos doentes ou com sintomas de doença.


E hoje vamos ficar por aqui. Alguma dúvida? Vão aprendendo devagar... Até à próxima! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeQui Fev 25, 2010 10:39 am

Hoje vamos falar sobre a DOENÇA.
Uma definição vaga de doença é a incapacidade de ultrapassar as más influências da vida. São várias as causas do sintoma de doença: desde um desgosto até uma queda repentina, mas qualquer que seja a sua origem, todo o nosso ser é afectado e será precisa toda a nossa vitalidade para ultrapassar o problema.

Outra questão são os SINTOMAS. Os sintomas podem ser emocionais, físicos ou mentais, e gerais ou particulares.
No caso de uma doença aguda ou de um ferimento, devemos tomar em atenção os sintomas mais marcantes, isto é, aqueles de que o doente se queixa mais, pois a prescrição homeopática dá grande importância ao reconhecimento dos sintomas. Os sintomas são as mensagens que o corpo transmite de que algo não está bem! Nas doenças agudas os sintomas são modificações do estado normal da saúde. Por exemplo, uma pessoa comunicativa e alegre, se fica irritada ou carente, isso significa que está doente.


Nem todos temos os mesmos sintomas para uma doença. Chama-se a isso INDIVIDUALIDADE. Cada doente deve ser analisado individualmente. Uma pessoa pode ter gripe com febre alta, e um seu familiar ter gripe com febre baixa e dores no corpo. É, pois, importante fazer perguntas e observar, para conscientemente determinarmos os sintomas.


Nem todos reagimos da mesma forma às diferentes influências.Ficamos mais susceptíveis a infecções, quando a nossa energia está "em baixo". Chama-se a isto SUSCEPTIBILIDADE. Todos temos áreas individuais que são as nossas fraquezas, e estas podem ser a tendência para sofrermos de perturbações digestivas, gânglios inchados, infecções nos ouvidos, etc. E se somos sensíveis a um determinado estímulo, este pode afectar a nossa saúde a qualquer momento. E este estímulo tanto pode ser o tempo frio, como o mau feitio do nosso chefe, e tanto pode provocar doença, como tensão.


As doenças crónicas têm origem na CONSTITUIÇÃO da pessoa, isto é, na sua estrutura física, intelectual e emocional. E a constituição é determinada tanto pelos genes herdados, como pelas influências do meio. Na homeopatia deve ser investigado cuidadosamente todo o historial da pessoa, para ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença, e corrigir qualquer desequilíbrio que possa haver e manter uma saúde equilibrada e um sistema imunitário forte.


Estão a aprender? Não desanimem, só faltam mais umas lições para aprendermos alguns remédios para combate a males comuns... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: homeopatia   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Fev 26, 2010 1:25 am

Sr Administrador... mais uma lição...muito interessante , mas aqui os nossos médicos não concordam ... quando tive aquele problema grande que sabe toda a gente dava palpites, uma amiga falou me em recorrer à homeopatia falei com a médica sobre o assunto e ela quasi me bateu...e para seguir apenas a prescrição dela...claro como não sou da familia real inglesa obedeci em parte, pois continuo pelo menos com alguns produtos naturais que já vinha tomando, tais como vit c , salmão ,ginseng, lecitina etc continuo a tomar, mas não digo aos médicos claro, mas vou me informar no meu caso numa casa perto de mim que tem a venda de produtos de homeopatia fiquei com a pulga na orelha e a curiosidade na outra orelha, a vantagem de ter duas claro, brigado pela lição...aquele abraço
... O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723

f
fiz a repetiçao dos produtos que tomo na outra mensagem mas sabe que a idade não perdoa e repetir é mau sinal!é sinal de que a atenção não é o meu forte desculpas Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Fev 26, 2010 12:19 pm

Querida Mahevi a homeopatia resulta mesmo, mas é preciso sermos bem aconselhados por um profissional. Estas lições demonstram bem a complexidade da homeopatia. Não é bem como ir a uma casa e dizermos que temos uma dor de rins e dão-nos um chá. Não, na homeopatia, há todo um processo de análise da doença, suas características, personalidade do doente, enfim um sem número de coisas, que tornam diferente a homeopatia dos chás milagrosos receitados por aí. Mas não esqueças que é preciso consultar um bom profissional. Um abraço cá do Porto.
O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 954754
Ir para o topo Ir para baixo
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Fev 26, 2010 11:40 pm

Boa Sr. Administrador! 'cheers'


Gostei do que li. Vamos lá continuar com mais novidades.
Fico à espera.






O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 16790 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 16790 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 16790
Ir para o topo Ir para baixo
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Fev 26, 2010 11:40 pm

Boa Sr. Administrador! 'cheers'


Gostei do que li. Vamos lá continuar com mais novidades.
Fico à espera.






O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 16790 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 16790 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 16790
Ir para o topo Ir para baixo
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: homeopatia   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSáb Fev 27, 2010 1:59 am

Quida Tripeira obrigada pelo conselho e possivelmente a casa onde me ia informar não devem ter conhecimentos vou me informas onde recorrer especialmente com consulta de quem domine o assunto pois eu tenho de ter um cuidado redobrado...agora estou bem e tu como vais? um xi grande para ti e tudo de bom... O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 12:31 pm

Vai começar mais uma aula. Estão preparados?Então vamos lá!

Hoje vamos aprender a encontrar e preparar um remédio

Os remédios utilizados na homeopatia são retirados dos três reinos: animal, vegetal e mineral, e muitas das substâncias têm efeitos tão poderosos que, quando administradas em grandes quantidades, são venenosas, como, por exemplo a beladona, o arsénico, o mercúrio e o veneno de algumas cobras e aranhas.
Há duas formas de preparar remédios: uma para tudo o que pertence ao reino vegetal, e outra para o que pertence aos outros reinos.

Vamos começar pelas plantas.
As plantas são maceradas e colocadas numa mistura de álcool e água, que se transforma na chamada "tintura-mãe". Depois, diluímos a mistura obtida, acrescentando uma gota de tintura a cada 99 gotas de álcool e água. Esta diluição representa uma potência 1c, sendo que "c" representa um centésimo, uma vez que uma parte da substância é diluída cem vezes. E voltamos a repetir o processo, retirando uma gota da mistura 1c e diluindo-a novamente em 99 gotas de álcool e água. E assim obtemos uma potência 2c.

As substâncias não vegetais são diluídas através de trituração com lactose. Num processo semelhante ao anteriormente descrito para as plantas, vamos diluir à razão de uma parte para 99, até obtermos uma potência 3c.


A procura de um remédio eficaz é semelhante ao trabalho de um detective. Temos de começar por observar as alterações no comportamento do doente e como ele se sente. Descubra se há alguma relação directa entre um acontecimento e o quadro dos sintomas, como por exemplo, ficar a saber que o doente sofreu um forte susto ou expôs-se a uma corrente de ar.
De seguida vamos descobrir o remédio, de acordo com os sintomas: calor intenso, subida rápida de temperatura, garganta irritada, tosse forte, medo da morte, desejo de bebidas frias. Estamos perante um caso em que o "aconitum" é o remédio para todos estes sintomas e que a causa frequente foi a exposição ao vento frio.


E por hoje ficamos por aqui. Está na hora do intervalo. Vão descansar um pouco, voltem a reler toda a matéria, se querem passar na prova final.
Até à próxima... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSeg Mar 01, 2010 8:26 pm

Obg Sr Admin pela lição.

aa aa
Mas..
Prova final? Pode até ser, mas pensa q alguma vez vai deixar de "nos aturar" , e deixar de colocar artigos tão interessantes cm tem feito até aqui, neste seu belo espaço?

Nem pense!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Queremos maissssssssssssss :)

flores
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
jardineiro

jardineiro


Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 2:28 pm

Este Admin surpreende-me com a forma como explica as coisas. Eu já percebi que ele é professor, que dá cursos sobre jardinismo, mas realmente tem uma maneira de explicar muito interessante. Eu lá vou aprendendo a pouco e pouco. Embora confesse que isto de homeopatia não é fácil de assimilar. Eu estava habituado a tomar um cházinho para as dores de garganta e a coisa...resultava ou não. Agora começo a ver a complexidade de analisar uma doença. Parabéns Admin.
Ir para o topo Ir para baixo
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeQui Mar 04, 2010 9:43 am

Olá!

Posso dizer que já temos médico no site. Está de parabens sr. Administrador ! Faço minhas as palavras do jardineiro. Continue, pois queremos mais.


aa aa O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 16790 O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 954754
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeQui Mar 04, 2010 7:35 pm

Hoje não houve aula. Fiz gazeta! Os meus alunos que me perdoem! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeQui Mar 04, 2010 10:17 pm

É preciso ter mt coragem, para - cm se diz na minha terra- "tocar tantos burros ao mesmo tempo", e de maneira perfeita.

PARABÉNS Admin O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723
Este seu tópico, de aulinhas é uma Escola de vida e de saberes que partilha connosco o que mt agradeço.

Há tantos talentos q nunca são descobertos..(O Sr poderia até ser incluido aqui, pk o merece)

Mas há também quem nao preste e queira convencer que é bom. E a necessidade é tanta que se serve da maxima da publicidade que diz:
Não interessa se falam bem ou mal, mas falem.
Tal é a insignificancia destes ultimos...
Enfim... diria: "dos fracos não reza a historia" e falar deles é perder tempo e fazer-lhes a vontade.
Ahh, falta dizer que a carapuça só serve a quem a enfia, e que não menciono nomes aqui.

Voltando à aulinha.
Nao me parece q alguém tenha que o perdoar por "faltar". Temos sim que agradecer e muito, tudo o que faz e partilha connosco.
E cm o entendemos, vamos dar-lhe uns dias de férias. Que tal? Quem é Amigo?
Mas só por uns dias, pk queremos e muito que continue a deliciar-nos com os seus conhecimentos.
Escrevo no plural pk acredito q a minha opinião seja partilhada pelos membros habituais.

Um abraço para si.
Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Mar 05, 2010 11:52 am

Agradeço as férias que me dão e já agora... fico à espera do subsídio de férias... Passarei a ir todos os dias à caixa do correio a ver se ... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Mar 05, 2010 11:57 am

Ó Sr Admin,,
mais importante q um subsidio, neste caso - penso eu - talvez seja, o descanso, o carinho q alguns aqui lhe dedicam e o reconhecimento pelo seu trabalho, mas..

Pronto, vamos pensar numa angariaçao pa juntar o tal subsidio (sem prometer Razz ), só pensar ta?

Um xi coraçao pa si *

flores

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Mar 05, 2010 12:02 pm

Ó Nay, eu estava a brincar! O melhor subsídio que posso receber é o carinho que alguns membros me vão dedicando... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Mar 05, 2010 12:14 pm

Eu sei...
Principalmente qd , se nada fizerem de proveitoso, pelo menos nao lhe inventem chatices ...
bjn

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSex Mar 12, 2010 5:50 pm

Acabaram as férias que a Nay me deu. Vamos hoje a mais uma lição!

Hoje vamos falar de "como prescrever um remédio"
O bom resultado da homeopatia, depende da capacidade da pessoa que prescreve para encontrar o remédio equivalente aos sintomas da doença.
E, por vezes, os sintomas são tão subtis que podemos não nos apercebermos de alguma indicação importante.

1º - Vamos OBSERVAR OS SINTOMAS
Por vezes os sintomas são facilmente detectáveis, enquanto que outras vezes, temos de utilizar a nossa capacidade de observação para detectá-los.

Eis abaixo as indicações que deve seguir para observar os sintomas:

Primeiros Sintomas: Como surgiram os primeiros sintomas? Lenta ou subitamente?

Causas: Houve algo emocional ou físico na sua base? Emocionou-se? Sentiu frio? Irritou-se?

Emoções: Como está a sua disposição? Diferente do habitual? Quer que agora lhe dêem mais atenção?

Localização: Onde se sente afectado? No nariz, cabeça, peito, garganta, ouvidos, estômago, etc?

Sensações: Sente alguma sensação esquisita? Como se estivessem a apertá-lo, a queimá-lo ou a magoá-lo?

Dores: Que tipo de dor sente? Forte, aguda, latejante? Sente-se melhor fazendo algo? Sente dor com o calor, ou com o frio, ou com roupas apertadas, ou ao dobrar-se?

Circunstâncias: O que faz sentir-se melhor ou pior? De manhã, à tarde, à noite? Em que posição? Com que comida ou bebida? Sentado ou de pé? Parado ou em movimento?

Tosse: Qual o tipo de tosse? Seca, solta, dolorosa, forte? E quando piora ou melhora: ao ar livre, ingerindo uma bebida quente ou fria, numa divisão quente?

Muco: Que cor e cheiro? É inócuo ou provoca irritações? É amarelo, verde ou transparente?

Apetite? Tem vontade de comer algo diferente? Salgado, picante, amargo ou doce?

Sede: Tem mais sede que o habitual, ou pelo contrário tem menos sede? E tem vontade de beber bebidas quentes ou frias? Alguma bebida em especial? E apetece-lhe beber muito?

Temperatura: Tem calor ou frio? A temperatura varia de um local para outro do corpo, como por exemplo tem a cara quente e as mãos frias?Sente um calor interior, mas o seu corpo está normal ao tocar-lhe?

Alterações visíveis: Há sinais visíveis, tais como inchaços, vermelhidão ou erupções cutâneas?

Outros sintomas: Sente outros sintomas em simultâneo, como por exemplo suores frios ou dores de cabeça?


E hoje vamos ficar por aqui. Vão estudando, que eu volto em breve, e vou começar a fazer perguntas... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSáb Mar 13, 2010 1:21 pm

Vamos lá a mais uma aula de homeopatia. Hoje vamos falar de "Como procurar os sintomas"

Um pouco mais para a frente irei colocar aqui um "Indice dos Sintomas", para que possam utilizar esse índice de acordo com as suas regras de utilização.
Dar um nome a uma doença, não é mais do que classificar um conjunto de sintomas..
Assim, vamos considerar este caso: O doente tem febre, mas não lhe apetece beber nada. Logo teremos de procurar em "Febre sem sede"; o sintoma principal é a febre, mas vem acompanhado de falta de vontade de beber.
Uma dor de cabeça é um sintoma demasiado geral para procurar no Índice dos Sintomas. Então terá de ser mais específico: A dor de cabeça é acompanhada por náuseas? Sente fadiga ocular? Se exercer pressão na cabeça, sente-se melhor?
São estes pormenores que o vão ajudar a decidir o remédio a utilizar!
Os sintomas virão apresentados por ordem alfabética, para melhor localização.
Depois de consultar este índice, terá de ler a "Matéria Médica", para ficar bem elucidado sobre a descrição de cada remédio e poder conscientemente confirmar a sua escolha.
E nunca esqueça: se administrar um remédio e a pessoa não melhorar, pode sempre experimentar um dos outros remédios da lista.
Mas, administre APENAS UM remédio DE CADA VEZ!
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Mahevi

Mahevi


Mensagens : 271
Data de inscrição : 17/07/2009
Idade : 83
Localização : Lisboa

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: aulinhas preciosas   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeDom Mar 14, 2010 12:55 am

QUEREMOS MAIS... mas não abuse a esforçar se demais, faça férias mas curtas, pois quem sabe ---sabe...e ainda por cima EXPILICA muito bem ...é um sábio português ....um xi... O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais 571723
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.mahevi-mahevi.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeSeg Mar 15, 2010 6:45 pm

Hoje vamos continuar e o tema é "Decidir qual o remédio a utilizar"

Depois de ter uma lista de todos os remédios para cada sintoma, procure o remédio que corresponde a todos ou à maioria dos sintomas.. E pode haver mais do que um, mas se houver demasiados remédios possíveis, é muito provável que a análise dos sintomas não tenha sido muito precisa. Nesse caso, observe novamente os sintomas e dê importância aos mais específicos. Quanto mais preciso for na análise dos sintomas, maiores serão as possibilidades de encontrar o remédio certo. Por exemplo: o doente tem "dores de cabeça"; isto é muito vago! Será que ele melhora com aplicação de água fria?
Depois de ter limitado a escolha do remédio a duas ou três possibilidades, procure a descrição de cada quadro do remédio na secção "Matéria Médica". Pode acontecer que nem todos os sintomas constem do quadro, mas é importante que a maioria deles lá conste.
Por vezes irá encontrar mais de uma escolha apropriada e vai ter de estabelecer a diferença entre os remédios. Volte a analisá-los, comparando-os de uma forma mais directa, a fim de ter uma ideia das indicações importantes de cada um e de como decidir entre eles.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeQui Mar 18, 2010 1:03 pm

Isto de homeopatia tem que se lhe diga. Quando as lições chegarem ao fim, das duas...uma. Ou fico ainda mais baralhada e sem perceber patavina, ou saio daqui com um "canudo"! Mas que isto é complicado, lá isso é. É muito diferente dos chás que lemos nas revistas e que fazem bem a isto ou àquilo. Bem, vamos aprendendo a pouco e pouco, e depois logo se vê o que vai acontecer.
Fico à espera do próximo capítulo! flower
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitimeDom Mar 21, 2010 2:05 pm

Pois é tripeira, isto é um pouco complicado. Eu penso que a esta hora já haverá quem tenha desistido de continuar a aprender, mas...tenham paciência. Se querem mesmo aprender os princípios básicos da homeopatia, ainda terão de perder tempo com mais umas quantas aulas...

E hoje lá vai mais uma. Vamos falar de "como escolher a dose".

Um dos princípios básicos da prescrição homeopática é a "dose mínima", isto é, administrar apenas a quantidade necessária para iniciar uma resposta de cura. E isto vai depender da gravidade e da urgência: quanto mais grave e urgente, mais frequente deverá ser a dose.

Quando há um despoletar muito rápido ou intenso dos sintomas, acompanhados por dores intensas, estamos perante um CASO MUITO GRAVE, URGENTE. Administrar uma dose de 20 em vinte minutos, aproximadamente. Suspenda a medicação se sentir melhoras, ou mude de remédio se o quadro se alterar.
Vamos ver um exemplo: Em caso de entorse ou fractura do tornozelo, imediatamente começará a sentir dores, inflamação e inchaço. Administre "Arnica" de 10 em 10 minutos até começar a sentir-se melhor, pois este é o remédio para uma lesão traumática. Vai sentir uma enorme diferença, mas o seu tornozelo não fica curado. Mais tarde, poderá administrar outro remédio, de acordo com os sintomas que for sentindo.

Se o sintoma surge rapidamente, mas com menor intensidade e menos dores, estamos perante um CASO GRAVE. Administre uma dose apenas de hora a hora, ou de duas em duas horas.
Por exemplo, num caso de intoxicação alimentar, com vómitos e diarreia, várias horas após a refeição. Neste caso administre "Arsenicum" de hora a hora.

Quando os sintomas surgem de forma muito menos vigorosa e vão progredindo gradualmente, estamos perante um CASO MENOS GRAVE. Administre uma dose de 5 em 5 horas, aproximadamente e três a quatro vezes por dia, somente.
É o caso frequente de doenças infantis, segunda fase de lesões, gripes, nascimento de dentes.

Nunca esqueça estas regras básicas:
Quanto mais intensa é a dor, maior será a frequência da dose.
Aumente o intervalo entre as doses, logo que sinta melhoras.
Pare com o tratamento, quando sentir melhoras significativas.
Repita tudo, caso haja uma recaída.

Se após a administração de seis doses, não observar melhoras, é provável que tenha de utilizar outro remédio.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais   O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é a HOMEOPATIA - a cura natural por plantas, animais e minerais
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» VITAMINAS E SAIS MINERAIS
» O PODER DO LIMÂO NA CURA E PREVENÇÂO DO CANCRO
» Os meus animais
» Conheça os animais
» 1000 MEDIDAS PARA VIVERMOS EM SINTONIA COM O AMBIENTE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: