Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A PODA DAS ROSEIRAS

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

A PODA DAS ROSEIRAS Empty
MensagemAssunto: A PODA DAS ROSEIRAS   A PODA DAS ROSEIRAS Icon_minitimeQua Jun 10, 2009 6:28 pm

Ao podar regularmente as suas roseiras:

• Dá-lhes saúde (não podadas, as roseiras perdem o seu belo aspecto)
• 0avorece a floração (flores maiores e numerosas)
• Faz diminuir o risco de doença (pé danificados, flores murchas são muito vulneráveis às infecções)

Atenção: • Uma poda excessiva pode fazer com que a roseira se estrague principalmente se a roseira não teve os cuidados necessários antes. Proceder de maneira progressiva.
• Proteja as suas mãos dos picos utilizando luvas.

Podar a roseira uma primeira vez logo que aparecem os primeiros rebentos:
• Corte cada ramo acima do 3º rebento que nasce a partir da base (acima do 4º ou do 5º se a roseira é vigorosa)
• Corte os ramos mais velhos que se reconhecem a uma core mais cinzenta)
• Pôr adubo no pé.

E regularmente: • Corte os rebentos mais fracos que estão mais sujeitos às doenças
• Corte os ramos que se cruzam e impedem o ar de circular
• Cavar a terra ao pé da roseira para arejar as raízes.

Corte by-pass ou corte com batente? - Escolha correctamente a sua tesoura.

O corte by-pass - Convém a todos os tipos de corte : formação, manutenção, frutificação, corte de flores. O principio : a lâmina desliza sobre a contra-lamina e corta com nitidez em bisel.

O corte com batente - Este sistema de corte solicita menos esforços e convêm ao corte de todos os ramos (incluindo os ramos secos) ou para o corte de materiais tenros (borracha, plástico). O principio : a lâmina vai apoiar-se no batente para cortar.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

A PODA DAS ROSEIRAS Empty
MensagemAssunto: Re: A PODA DAS ROSEIRAS   A PODA DAS ROSEIRAS Icon_minitimeSex Jun 12, 2009 9:15 am

A minha roseira vermelha que tinha na frente da casa com cachos de flor lindissimos está aagora se flores e com grandes ramos que, sem a beleza das flores parecem desjeitados e tortos. Uma vez que se encontra em vaso vou mudar para as traseiras da casa. Agora é questão é se a mudo e deixo como está até ser altura de cortar ou se a posso reduzir em tamanho agora nesta altura?? FLOR
Ir para o topo Ir para baixo
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

A PODA DAS ROSEIRAS Empty
MensagemAssunto: Roseiras   A PODA DAS ROSEIRAS Icon_minitimeDom Jun 14, 2009 11:25 am

MARIA JOÃO escreveu:
A minha roseira vermelha que tinha na frente da casa com cachos de flor lindissimos está aagora se flores e com grandes ramos que, sem a beleza das flores parecem desjeitados e tortos. Uma vez que se encontra em vaso vou mudar para as traseiras da casa. Agora é questão é se a mudo e deixo como está até ser altura de cortar ou se a posso reduzir em tamanho agora nesta altura?? FLOR

Cara Maria João,

A experiência que a minha mãe me transmitiu sobre flores é a de que é mais fácil que elas se produzam na terra natural do que metidas em vasos e atrofiadas ao espaço dos vasos. Durante anos a minha mãe transmitiu a sua sabedoria tanto a mim como à minha esposa. Tirar as plantas dos vasos e dispor as mesmas num canteiro é o que temos feito. Ao fazer a transplantação a minha mãe corta logo os ramos e elas ficam reduzidas quase a metade,e aqui não sei se é aconselhável fazer isso nesta época.
Contudo tenha em atenção que ao podar o faz com cautela, porque convêm que nesse processo o faça sempre cortando unicamente o ramo pelo galho que abaixo tiver duas ou três flores. Eu explico: ao observar os ramos da roseira verifique onde estão os ramos que formam "tridentes" (3 ramos) e corte somente o que está ao meio e não toque nos outros dois. A planta vai crescer para os lados e noutra fase de produção, mais para a frente, vai dar nesses ramos que deixou mais outros ramos mais fortes. Volte a cortar pelo mesmo sistema. Somente quando a planta se exceder em demasia é pode cortar os ramos que pretende mas não os que possuem flores. Corte os ramos sempre pelo pé e nunca a meio senão voltam a nascer e por vezes nada produzem.
Na transplantação tenha a cautela de tirar as plantas com a terra inteira. Sacuda ou bata levemente no vaso de modo a que ao puxar a planta a terra venha agarrada às raízes. Bata e retire um pouco de terra de modo a que as raízes fiquem à mostra. Corte as raízes que sobressairem dessa terra.
Cave um buraco um pouco mais fundo e largo que o formato de terra e raízes que tem entre mãos e coloque a planta na terra mas sem calcar ou comprimir a terra que usa para cobrir essa transplantação. Regue e espere pelo resultado de uma bela roseira ou de outra planta qualquer. Use um substrato de crescimento somente nos primeiros tempos - qualquer um que se vende nas lojas e supermercados de modo a garantir que a planta se adapta ao novo habitat porque a partir do momento em que sai do vaso está em liberdade de crescimento.
Ir para o topo Ir para baixo
genio86

genio86


Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 38

A PODA DAS ROSEIRAS Empty
MensagemAssunto: Re: A PODA DAS ROSEIRAS   A PODA DAS ROSEIRAS Icon_minitimeSáb Jun 27, 2009 10:50 pm

Branquinho escreveu:
Ao podar regularmente as suas roseiras:

(...)
• Cavar a terra ao pé da roseira para arejar as raízes.

Em caso de um vaso como podemos arejar as raizes?
Sei que sou amador, mas nao é regando-as (raizes) que elas vao refriar?




Branquinho escreveu:
(...)

Corte as raízes que sobressairem dessa terra.

É aconselhavel cortar as raizes?


invest
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A PODA DAS ROSEIRAS Empty
MensagemAssunto: Re: A PODA DAS ROSEIRAS   A PODA DAS ROSEIRAS Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A PODA DAS ROSEIRAS
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Praga das Roseiras
» Poda radical
» Poda de Fruteiras
» Poda da laranja
» Poda das Laranjeiras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM-
Ir para: