Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioRegistrar-seLogin
Compartilhe | 

Poda das Laranjeiras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flora
Moderadora

MensagemAssunto: Poda das Laranjeiras   Qui Mar 12, 2009 12:55 pm

Gostava de saber qual é altura apropriada para realizar a poda das Laranjeiras?

obrigado flower
Admin
Admin

MensagemAssunto: poda da laranjeira   Sex Mar 13, 2009 5:44 pm

Primeiro preciso de saber porque quer podar a sua laranjeira. Será que não dá ou dá poucos frutos? Ou será que ela está grande de mais, e ocupa espaço que não devia?

A laranjeira não necessita de poda de frutificação. Apenas quer podas de limpeza ou podas de desbaste. Nestes casos podam-se apenas os ramos mortos ( poda de limpeza ) ou podamos os ramos que estorvam a passagem das pessoas( poda de desbaste ).

Todas as podas devem ser feitas no período de repouso vegetativo, e nunca quando a árvore está em flor ou com fruto.

Penso ter respondido à sua pergunta.

Saudações, Admin.

Última edição por Admin em Qui Mar 26, 2009 3:40 pm, editado 1 vez(es)
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
Flora
Moderadora

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Sex Mar 13, 2009 6:40 pm

Primeiro que tudo obrigada por me responder. As minhas laranjeiras são árvores já com 30 anos pelo menos.

Acontece que crescem imenso em altura e ficam muito altas ,logo seria poda de desbaste. Tenho ainda uma outra, que dá tangeras, e que está enorme, ocupando imenso espaço, mas dá pouco fruto.

Talvez se eu colocar uma fotografia delas, me possa ajudar.
Admin
Admin

MensagemAssunto: podas de citrinos   Sex Mar 13, 2009 8:12 pm

Após terminar a época da frutificação, pode efctuar podas de desbaste em todos seus citrinos. Mas vá com cuidado! Não desbaste demais.
Flora
Moderadora

MensagemAssunto: AS minhas Laranjeiras   Sab Mar 14, 2009 11:51 am

esta fotografia foi tirada hoje de manha ,como pode verificar não tem nenhuma forma definida ,esta arvore dá imensos frutos e no ano passado deu laranjas (baia) de tamanho grande fora do normal :) infelizmente não sei porque não são doces , este ano já deu imensos frutos ,a minha duvida realmente era se haveria problema de cortar aquele ramos altos ? mas já reparei que não ,mas só depois de dar a 2º vez os frutos ? porque agora está a começar a florir .

de qualquer maneira fica aqui a foto para futuros membros .
Flora
Moderadora

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Sab Mar 14, 2009 12:00 pm

esta é a minha dor de cabeça o meu marido quer a cortar Crying or Very sad Crying or Very sad claro que não concordo nem o vou permitir . não sei como se diz o nome mas esta arvore dá tanjas não laranjas ´´a coisa de 3 anos dava bastantes frutos agora fica assim com imensos ramos e muita folha ,na imagem esta misturada com outra laranjeira
que também tem dado pouco fruto :| infelizmente foram crescendo assim tortas ,mas nesta nascem estes ramos novos ,que não sei se devo retirar á quem diga que tira força a arvore , de qualquer maneira eu adoro estas 3 arvores por isso queria mante las lindas e saudáveis.

Obrigada ao Administrador por me ajudar flower
Admin
Admin

MensagemAssunto: citrinos   Sab Mar 14, 2009 12:27 pm

As suas árvores não tiveram uma poda de formação quando eram pequenas. Essa poda é dada às àrvores para que possamos dar-lhes a forma que pretendemos que elas venham a ter quando crescidas.

Não se acredite no que lhe dizem "que a poda tira a força à árvore".

Ainda está a tempo de podá-las e por aquilo que observo nas fotos, está na altura certa de fazê-lo, pois parece-me que já têm poucos frutos, e está a começar a floração.

Corte os ramos indesejáveis junto ao ponto de inserção com o tronco principal, a cerca de 1,5 cm; corte sempre obliquamente; faça um corte limpo, sem esgaçar o ramo.

Tente que vai conseguir. E boa sorte!

Última edição por Admin em Qui Mar 26, 2009 3:41 pm, editado 1 vez(es)
Flora
Moderadora

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Sab Mar 14, 2009 12:55 pm

Muito obrigado pela ajuda ,desculpe ser tão chata mas corto com a serra manual ou com a eléctrica ?
Admin
Admin

MensagemAssunto: poda de citrinos   Sab Mar 14, 2009 6:26 pm

Utilize um serrote ou serra manual se o ramo não for demasiado grosso, caso contrário utilize uma serra eléctrica ou moto serra, mas tenha cuidado para não danificar a árvore. Corte mal feito é uma entrada de possíveis doenças.
Arrow
Flora
Moderadora

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Seg Mar 30, 2009 7:32 pm

Aqui fica uma das minhas super laranjas
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Seg Mar 30, 2009 7:58 pm

Nem sempre uma GRANDE laranja significa uma BOA laranja. Grandes laranjas costumam ter uma casca grossa e pouco sumo. Faço votos para que isso não aconteça com as suas laranjas.
Mas que a laranja é grande... ah! lá isso é! Arrow
Violeta

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Ter Mar 31, 2009 3:30 pm

Shocked Que grande laranja Shocked
Flora
Moderadora

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Ter Mar 31, 2009 3:47 pm

e era boa sim , a casca realmente era grossa mas era uma bela laranja flower flower flower
Raquel

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Ter Out 20, 2009 3:11 pm

Admin escreveu:
Primeiro preciso de saber porque quer podar a sua laranjeira. Será que não dá ou dá poucos frutos? Ou será que ela está grande de mais, e ocupa espaço que não devia?

A laranjeira não necessita de poda de frutificação. Apenas quer podas de limpeza ou podas de desbaste. Nestes casos podam-se apenas os ramos mortos ( poda de limpeza ) ou podamos os ramos que estorvam a passagem das pessoas( poda de desbaste ).

Todas as podas devem ser feitas no período de repouso vegetativo, e nunca quando a árvore está em flor ou com fruto.

Penso ter respondido à sua pergunta.

Saudações, Admin.

Boa tarde, ainda estou a tentar perceber como funciona este site, por isso não tenho a certeza se estou a usar o local certo.Tenho uma laranjeira pequena, nasceu de umas pevides que plantei, agora tem cerca de 20cm, gostaria de saber se se encontra na altura certa para transplanta-la agora para um local definitivo, e quais os 1º cuidados que deverei ter.
Agradeço toda a juda.

Obrigada.
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Poda das Laranjeiras   Ter Out 20, 2009 6:55 pm

Cara Raquel, de um modo geral, laramjeira nascida de pevides, nunca dá frutos de qualidade, mas dá frutos...
Deixe-a desenvolver, e quando estiver um pouco mais crescida, com cerca de 70 cm de altura, tente uma enxertia de borbulha; se não souber, aconselho-a a pedir a alguém especializado, que o faça, e verá que pode vir a ter uma laranjeira de boa qualidade. Arrow

Poda das Laranjeiras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» de quando a quando tempo a calopsita poda o ovo
» Aquário Plantado - Primeira Poda - 12/11/11
» Nascimento e crescimento de filhotes de Sabiá-Laranjeira no jardim de uma casa
» lysoform desinfetante
» Como reproduzir sabiá laranjeira

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA-