Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Poda radical

Ir para baixo 
AutorMensagem
tozesantos




Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2017
Localização : Seixal

Poda radical Empty
MensagemAssunto: Poda radical   Poda radical Icon_minitimeQui Nov 16, 2017 7:01 pm

Olá, bem hajam. Sou novo no Forum e espero poder aprender de tudo um pouco. Venho aqui expor as minhas questões.
1- No meu terreno junto à casa tenho uma Tangerineira e uma laranjeira, no inicio do ano durante a limpeza do terreno um dos
ajudantes do senhor que habitualmente vai limpar o terreno, fez uma queimada entre estas duas arvores. Inicialmente e após a dita
queimada nao estranhei nada, mas alguns dias depois desloquei-me ao terreno e verifiquei que as arvores em causa estavam secas,
com maior pormenor verifiquei que a tangerineira estava com metade das folhas secas (queimadas) e a laranjeira essa estava bem pior pois
alem das folhas a casca dos ramos em 50% da arvore estavam queimadas do calor. Chamei o senhor que trata dos terrenos e ele
pediu desculpas pelo sucedido informando-me que terá sido o excesso de calor derivado à aproximidade da queimada.
Bem, "fiquei pior do que estragado", nem se quer lhe pedi mais informaçoes sobre o que devia ou nao fazer. Passados alguns dias um vizinho meu
perguntou-me o que teria acontecido a estas duas arvores e la lhe espliquei, ele mesmo sendo um curioso, disse-me que antes de mais fizesse uma limpeza das folhas queimada e de preferencia pulverizasse algum produto para evitar eventuais doenças.....
Na semana seguinte resolvi entao chamar alguem para me dar uma opiniao, veio entao um senhora ja de uma certa idade que tambem ele
é um curioso na matéria mas com alguns anos de prática, ele de imediato aconselhou-me em podar as arvores pois de qq forma iriam secar e possivelmente morre se nada fizesse, assustado la concedi que ele no final de semana viesse podar as arvores, poda que ele designou por poda radical, so o nome assusta !! LOL.
E assim foi, la veio o senhor e começou o trabalho na tangerineira, quando dei por mim a mesma parecia-me uma daquelas arvores do deserto , parecia um esqueleto. O senhor fez cortes em todos os tres tronos a cerca de 1,60 a 1,80 de altura, depois meteu cola branca no topo das faces cortadas, devido ao imenso trabalho que teve, a laranjeira ficou para a proximo fim de semana, mas sinceramente nao sei se hei-de deixar fazer a mesma coisa à larajeira ?!?!?!
A laranjeira sofreu bastante e tem a maioria dos troncos, ramos, etc.. secos e em alguns casos mesmo a descascar a pele, mas no entanto ha dois ou tres ramos que derem frutos, ja apanhei duas duzias de laranjas ainda tenho cerca de duzia a meia para apanhar. Isto fez-me pensar se eu devo ou nao deixar fazer uma poda radical, sei que se for bem feita , vou estar um ou dois anos sem frutos mas o meu maior medo é que elas morram de vez. A tangerineira parece um adresso de arbusto dos antigos filmes de cowboys e a laranjeira está com a maioria dos ramos queimados, em metade dos ramos apareceram algumas bolas de resina e a casa está a descascar. Ainda ate final desta semana vou ver se consigo enviar fotos, mas nao sei se consigo abrir depois esta minha mensagem novamente e adicionar as fotos, de qq modo aqui fica a promessa
das fotos, ok.
Alguem que me possa dar uma dicas, está à vontade para o fazer. Bem hajam a todos
tsantos



Ir para o topo Ir para baixo
 
Poda radical
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» poda pereiras
» Poda de Fruteiras
» Poda da laranja
» Poda das Laranjeiras
» falando sobre laranjas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: