Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistrarEntrar

 

 NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL

Ir para baixo 
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL Empty
MensagemAssunto: NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL   NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL Icon_minitimeDom Out 25, 2009 11:52 am

Saúde - Aquecimento global aumenta infecção canina

Durante os meses de Abril a Novembro verifica-se um aumento da transmissão da leishmaniose dos cães, devido ao calor. Estudos sobre o aquecimento global mostram que há uma tendência para o aumento do período de transmissão da leishmaniose canina, por crescimento do período de actividade dos insectos transmissores - os flebótomos. Em Portugal, este período pode prolongar-se até Novembro. Mesmo os cães que vivem dentro de casa podem ser vítimas dos flebótomos.

"Devido às alterações climáticas, a época da actividade dos parasitas tem aumentado e os cães ficam mais susceptíveis e durante mais tempo a contrair infecções, transmitidas pelas pulgas, carraças e pelo insecto flebótomo - vulgarmente chamado de mosquito. É essencial estar atento e prolongar no tempo a aplicação dos produtos antiparasitários, como por exemplo as coleiras impregnadas de deltametrina recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", alerta Rodolfo Neves, veterinário da Intervet Schering-Plough.

Para Rodolfo Neves é essencial que os donos dos animais estejam cientes de que até os cães que passam a maior parte do tempo dentro de casa, podem contrair a leishmaniose. Esta doença tem uma evolução crónica e, sem tratamento, pode levar à morte do cão. "A prevenção é a medida mais importante para a saúde do animal", lembra. Segundo um estudo realizado pelo Observatório Nacional das Leishmanioses, Portugal regista uma prevalência de Leishmaniose elevada, com mais de 110 mil cães infectados, 6% da população canina. A OMS recomenda a utilização de coleiras impregnadas de deltametrina como principal forma de prevenção durante o período de alerta para a transmissão da leishmaniose, ou seja, de Abril a Novembro.

(Noticia retirada da Internet)
Ir para o topo Ir para baixo
 
NOTICIAS DA SAUDE ANIMAL
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» VAMOS AJUDAR? Ofereça uma refeiçao grátis a um animal abandonado!
» Que animal é este?
» Já pensou em adoptar um animal?
» A Toupeira - animal simpático
» Vamos adivinhar que animal é este?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: OS NOSSOS ANIMAIS-
Ir para: