Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A HORTELÃ

Ir para baixo 
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

A HORTELÃ Empty
MensagemAssunto: A HORTELà  A HORTELà Icon_minitimeQua Jun 10, 2009 6:05 pm

Nome Técnico: Mentha spicata L. var.crispa
Nomes Populares : hortelã, menta.
Família : Angiospermae – Família Lamiaceae
Origem: Acredita-se que é originária da Ásia, chegando no Brasil trazida pelos colonizadores.

Descrição:
Planta herbácea perene muito ramificada, rasteira, de folhas aromáticas, de inserção oposta nos ramos, de textura áspera, com a forma oval de base arredondada e de pecíolo curto.
As flores são brancas com sombra violeta pequenas e dispostas em inflorescência tipo espiga terminal nos ramos.
Muito cultivada em hortas domésticas para confecção de chás. Tem possibilidade de ser usada em paisagismo de áreas sem circulação humana e animal, pois seu carácter invasivo poderia ser melhor aproveitado para substituição de gramados ao redor de árvores e pequenos bosques.

Cultivo:
Pode ser cultivada em canteiros junto a hortaliças ou plantas ornamentais. Desenvolve-se também em vasos. Necessita de sol, solo fértil em matéria orgânica e boa drenagem.
Prepara-se o canteiro como de costume, retirando pedras e tocos e plantas fenecidas. Arejamento de até 15 cm de profundidade com enxada ou pá, adicionando nesta ocasião composto orgânico de folhas e adubo animal de gado ou aves bem curtido.
Revolver bem e humedecer o solo.
Após o plantio das hortaliças ou plantas ornamentais, colocar as mudas de hortelã na borda do canteiro, pois desenvolve-se melhor nesta posição. Tende a ser invasiva e seu controle deve ser feito desbastando os ramos dirigidos para dentro do canteiro, senão abafará as outras plantas.

Repelente Orgânico

Chá de Hortelã como repelente de insectos nas hortaliças:

Algumas folhas de hortelã, algumas folhas de tomateiro, duas ou três pimentas em grão esmagadas, um ou dois dentes de alho esmagados, colocar água quente, deixar esfriar e coar. Colocar num aspersor de plantas e pulverizar sobre as hortaliças ( e plantas ornamentais também). Os insectos que picam ou comem folhas, como gafanhotos, grilos, besouros e pulgões serão afastados pela mistura. Não aplique antes de chuva nem guarde para posterior uso, pois são substâncias voláteis. O alho entra na composição do chá porque também tem propriedades bactericidas, então é tudo benefício. É um tratamento ecológico e sem toxicidade.

O plantio da hortelã em vaso é bem simples:
Num vaso de tamanho médio colocar protecção de manta têxtil no fundo ou pedrinhas com areia húmida, para garantirem a drenagem. Adicionar o composto orgânico, plantar o torrão e regar. A adição de composto misturado com adubo animal de gado ou aves curtido será opção, pois se cultivar a planta dentro de casa não poderá colocar, devido ao odor desprendido.
Não esquecer, neste caso, de colocar o vaso junto a janelas onde haja sol directo que a planta necessita.
A hortelã plantada junto a alfaces e outras ervas aromáticas intensifica o sabor e perfume destas e é considerada planta companheira belos benefícios descritos. Tem também o poder de ser uma planta repelente de insectos de hortaliças como pulgões e besouros e poderemos usar deste poder para fazer um chá repelente que não tem nenhuma propriedade tóxica para animais em geral e humanos.

Uso culinário e medicinal:

A hortelã é usada em receitas culinárias de muitos países pelo mundo todo, em chás, em adorno de pratos e composição de saladas.
Na cosmética entra nas fórmulas de dentifrícios, sabonetes, cremes de massagem e para barba, desodorizantes bocais e num sem números de aplicações.
Contém muitos elementos químicos de uso farmacêutico utilizados para remédios.
Na medicina popular é considerada excelente para tratamento de problemas estomacais, pois é digestiva, além de ajudar no tratamento de diarreias infantis e dores abdominais.
Ir para o topo Ir para baixo
 
A HORTELÃ
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» flores que ajudam a relaxar
» Julep de Hortelã
» OS BENEFÍCIOS DA HORTELÃ

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: ERVAS MEDICINAIS-
Ir para: