| circulos no relvado | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
rosa
Mensagens : 144 Data de inscrição : 29/04/2009 Localização : Póvoa de Varzim
| Assunto: circulos no relvado Sex maio 29, 2009 4:19 pm | |
| O que será uns circulos que aparecem no relvado? | |
|
| |
Flora Moderadora
| Assunto: Re: circulos no relvado Sex maio 29, 2009 5:20 pm | |
| | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: circulos no relvado Sáb maio 30, 2009 9:58 am | |
| Circulos?? Mas são positivos ou negativos? Isto é, embelezam o relvado ou danificam?? | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: circulos no relvado Seg Jun 01, 2009 3:58 pm | |
| Pois é... Esses círculos não são provocados pelos "discos voadores" dos "marcianos" ou por quaisquer outros extra-terrestres. Positivos ou negativos? São bem negativos, como vão ficar a saber de seguida... Esses círculos chamam-se ANÉIS DE FADA e são provocados por vários fungos, tais como "lycoperdon", "agaricus" e "marasmius oreades", este último o mais vulgar e o mais prejudicial. As hifas deste fungo crescem no solo por entre as raízes da relva e vão alastrando em círculos de diâmetro cada vez maior; por vezes, este círculo pode ser ligeiramente interrompido. O "lycoperdon" e o "agaricus" dão origem a um anel de relva verde-escuro, enquanto o"M.orades" provoca o aparecimento de um anel composto por uma zona externa e outra interna verde-escuro, e no centro destas zonas aparece uma área amarela e seca, por vezes mesmo sem relva. Agora, escolham lá o que preferiam: círculos deixados pelas naves dos extra-terrestres, ou "anéis de fada"? Escusam de responder! Saudações floriais | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: circulos no relvado Seg Jun 01, 2009 5:36 pm | |
| Entre uns e outro... mas vale não ter é nenhum dos dois. | |
|
| |
joba
Mensagens : 296 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 60 Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES
| Assunto: aneis de fada Sex Jun 12, 2009 12:06 am | |
| Já tinha visto umas fotos na internet sobre este assunto e fiquei admirado pelo diâmetro. O senhor admin poderá esclarecer melhor, qual a forma de combater estes fungos? Por falar nisso, alguém já viu em estradas alcatroadas, um fungo que consegue arrebentar com o alcatrão? Parece que são uma dor de cabeça para os serviços de estradas. Acontece normalmente junto a pinheiros, pois estes "meninos" vivem em simbiose com eles. Agora, como é que uma coisa tão pequena e que se desfaz ao minimo toque com a mão, consegue arrebentar com o alcatrão. Sr. admin diga de sua justiça. Ob.[justify] | |
|
| |
MARIA JOÃO
| Assunto: Re: circulos no relvado Sex Jun 12, 2009 8:51 am | |
| Eu já vi algures num blog a história super interessante de uns aparentemente frágeis cogumelos que rebentaram com uma estrada alcatroada num pinhal. Tenho pena de ter perdido esse blog, pois era super interessante. | |
|
| |
Admin Admin
Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 83 Localização : Região do grande Porto
| Assunto: Re: circulos no relvado Sex Jun 12, 2009 4:09 pm | |
| Bom, senhores e senhoras moderadoras ajudem-me! Cara Maria João e Joba, nem sempre sei responder a tudo que me apresentam. Desconhecia, por completo, esses fungos que levantam o alcatrão das estradas. Vou tentar inteirar-me sobre o assunto, embora não seja a minha área, enquanto vou pedindo ajuda a todos os membros. Saudações fungais. | |
|
| |
joba
Mensagens : 296 Data de inscrição : 01/06/2009 Idade : 60 Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES
| Assunto: Scleroerma polirhizum Sáb Jun 13, 2009 12:39 am | |
| Acho que só o nome cativou a vossa atenção.
Pois é sr. Admin, estamos sempre a admirar-nos com a nossa bendita natureza.
Este fungo, tem este bonito nome "Scleroerma polirhizum". É um micorrizico isto é faz a simbiose com os pinheiros. Fornece minerais às arvores e recebe em troca glicose, que por ser um fungo, não consegue produzir a fotossintese. E pronto, o site http://cogumelosportugal.forumotion.com/
fornece a informação, com o devido respeito.
Saudações e bom fim de semana para todos.
Joba | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: circulos no relvado | |
| |
|
| |
| circulos no relvado | |
|