Os anéis de fada são provocados por diversos fungos. As hifas destes fungos crescem no solo por entre as raízes da relva e alastram em círculos, cujo diâmetro cada vez é maior. Na periferia do anel aparece uma ou zonas de relva com um tom verde-escuro, podendo estas zonas não ser contínuas.
Geralmente no Verão e/ou no Outono, aparecem no bordo externo das zonas mortas pequenos cogumelos com 4 a 10 cms de altura, e com chapéu pardo; também no solo aparece um denso tapete de micélios, que origina a morte da relva.
Os anéis isolados podem ser controlados com uma rega de uma solução de 450 gr de sulfato de ferro para 7 litros de água, por cada metro quadrado. Antes de fazer este tratamento regar bem a área afetada.
Nos casos de anéis já formados, deve arrancar a relva afetada até 30 cms da parte interna e externa do círculo, queimando toda a relva arrancada e tendo o cuidado de não deixar cair parte da terra retirada. Seguidamente passe o ancinho pela área afetada, remexendo até uma profundidade de 25 cms. Abra orifícios a intervalos de 15 cms e proceda ao seu enchimento com uma solução de formalina a 2%, devendo gastar 4,5 litros de solução por cada metro quadrado, e tendo o cuidado de não derramar a formalina fora dos orifícios. De seguida cubra o local de tratamento com uma sarapilheira durante 10 dias; depois passe de novo o ancinho e deixe a terra descansar durante cerca de quatro semanas. Coloque nova terra, e volte a semear ou plantar, conforme o caso.