Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Desafiando a Maria João

Ir para baixo 
+3
xicão
MARIA JOÃO
tripeira
7 participantes
AutorMensagem
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeQua maio 27, 2009 5:53 pm

Amiga alentejana,
ensine-nos lá a fazer uma boa açorda alentejana e um bom gaspacho, que nós aqui pelo Norte pouco percebemos disso. Contamos com a sua colaboração, e até lá um grande abraço. Desafiando a Maria João 271459
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeQui maio 28, 2009 9:16 am

Na minha qualidade de boa Alentejana, adoro uma açordinha Very Happy mas, na minha qualidade de má Alentejana odeio essas sopas rijas misturadas com cebola e fruta No .

Há algumas variantes na açorda mas a minha preferida é mesmo a minha Wink.

1- Migar os coentros miudinhos para uma tigela e acrescentar o sal grosso e uns dentinho de alho.
2- Com o almofariz (ou o cabo de uma faca se fôr redondo Laughing) pisar e moer a mistura (eu tenho sempre o cuidado de não pisar os alhos).
3- Juntar o azeite suficiente para temperar.
4- Juntar água acabada de ferver onde pode ou não ter sido cozida uma postinha de bacalhau.
5- Opcional podem juntar-se pimentos crus ou assado cortados aos bocaditos.
6- Mexer bem, provar e rectficar os temperos (cuidado que está quentito Shocked )
7- Juntar as sopas aos poucos de forma a ficarem bem molhadas.
8- Opcionalmente podem juntar-se ovos cozidos com casca (depois da casca tirada Very Happy ) ás rodelas.

As sopas são de pão preferencialmente alentejano escuro e do dia anterior. Se tiver dois dias melhor ainda.
Devem ser partidas á mão de forma a apanhar miolo e codea. A açorda fica mais linda se se juntarem umas codeas compridas tiradas do pão.
Pode ser acompanhada de uvas, figos e peixe assado em vez do bacalhau cozido.

As minhas preferencias vão para os figos e a sardinha assada colocada no bordo do prato de forma a contaminar algumas sopinhas com o seu pingo.

Sabem, fiz aninhos e recebi uma máquina fotografica, plantinhas novas e acessórios de jardinagem. Um dia deste ponho aqui umas fotas de uma das minhas açordinhas.

E quando estiver bem disposta e com espirito de sacrificio tongue até hei-de fazer um palerma dum gaspacho (que os meus meninos adoram - aprenderam com a vózinha) para vos mostrar também.


Ah! E odeio marisco, não posso nem ouvir falar em açorda de marisco. No Mad Brrrrr.
Ir para o topo Ir para baixo
xicão




Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeQui maio 28, 2009 11:08 am

Tenho ouvido falar muito na açorda alentejana, e vou experimentar agora que já tenho a receita. mas tenho ouvido que há açorda rica e açorda pobre, qual é a diferença?
Ir para o topo Ir para baixo
rosa

rosa


Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeQui maio 28, 2009 11:18 am

Gostei, Maria João, vou experimentar a açorda.
Ir para o topo Ir para baixo
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSex Ago 28, 2009 11:15 pm

Joazinha Razz

A verdadeira açorda alentejana é feita com poejos e não com coentros.
Bem sei que deixaste a tua receita, e que apesar de ser uma receita alentejana, o alentejo é dividido em Alto e Baixo..

Os alhos são pisados juntamente com poejos e sal, esta é a massa para a açorda :)



Alguém aqui pergunta qual a diferença entre açorda pobre e rica.

Açorda rica é a que tem acompanhamentos, ( bacalhau ovos ou qq outro)
A pobre é a que é servida apenas como sopa sem nada a acompanhar.
E isto pk? pk antigamente não haviam as faciliddaes que há agora. Uma sardinha muitas vezes dava para 2 pessoas a uma refeiçao. E mesmo os ovos que eram das galinhas q se criavam, eram para venderem ou trocarem por outros alimentos.
Depois, o alentejo era o celeiro de Portugal, daí q os alentejanos gostam e usam muito o pão, e nos tempos antigos eram as sopas de pão que se serviam às pessoas que trabalhavam a terra, (interessava encher para trabalharem, não havia preocupações sobre o conceito de qualidade, apenas se estava apaladada)

Espero ter ajudado

Bj Joao e não fiques aborrecida por "te corrigir" , eu apenas comento o que sei e que se faz na minha terra tal cm tu na tua.

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 10:37 am

Estou sempre a aprender. Em minha casa fazemos açorda alentejana com coentros, mas como eu tenho poejos no meu terreno, vou experimentar com poejos; eu quando preparo caracóis, coloco sempre alguns poejos.
Nay, em relação à sardinha pra duas pessoas, não era só no Alentejo que isso acontecia. A minha avó era de Castelo de Paiva(tristemente célebre pela queda da ponte Hintze Ribeiro) e os meus pais mandavam-me passar as minhas férias grandes alternadamente, um ano em Castelo de Paiva, no ano seguinte em casa dos meus tios em Lisboa, pois o meu pai era lisboeta.
E em Castelo de Paiva,e todas as aldeias circundantes, as pessoas comiam sopa feita com as hortaliças da terra e com um pouco de carne de porco da salgadeira (chamavam carne àquele bocado de gordura). De vez em quando lá havia uma sardinha a ser dividida por duas, três e por vezes quatro pessoas.
Aquilo é que eram tempos de fome... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSáb Ago 29, 2009 1:32 pm

Sabia que o nosso admin conhecia poejos, só podia, mas espero que a maioria não saiba o que é, provavelmente até alentejanos/as. Vamos ver...


bj

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSeg Ago 31, 2009 4:46 pm

Ó Nay, desculpe lá mas não acredito que haja algum alentejano/a que não conheça os poejos. Aqui no Norte, ainda vá que não conheçam, mas os alentejanos...
Eu não sei como se passa aí no Alentejo, mas aqui nesta região do grande Porto, os poejos, nesta época, começam a secar e a desaparecer, voltando a rebentar na Primavera; mas ainda vou tendo poejos, por enquanto... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSeg Ago 31, 2009 8:02 pm

Hummmmm!!!

Não tenho tantas certezas...


Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSex Out 02, 2009 8:47 am

Os poejos no meu quintal são como erva daninha. Até o relvado atacam!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSex Out 02, 2009 9:09 am

ó alentejaninha, eu gosto tanto de poejos ..manda uns poukinhos pa mim :)


Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSex Out 02, 2009 9:11 am

Rosa, já experimentaste a fazer a açorda???


mostra-nos as fotos, mostras?

Nay
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeDom Mar 20, 2011 4:01 pm

Afinal já aqui estava este tópico em que a Mª João tinha partilhado os seus segredos culinários. Já agoara não tem aí uma recita de sopa de tomate à sua moda ?
É que sempre que vou aí , mais para o Verão, adoro comer uma sopita de tomate e gostava de a fazer em casa.
E já agora o Gaspacho que ficou de dar a receita e nunca deu...
Mázinha
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeDom Mar 20, 2011 8:14 pm

Ó Joba, como eu já referi vivi em Estremoz algum tempo. Passados anos, visitei um amigo meu que vive em Varche (arredores de Elvas), e foi-me apresentado um almoço com vários pratos, entre os quais um a que chamavam "tomatada". Ainda hoje parece que vejo e sinto "aquela coisa" na minha frente... Arre, que nem quero pensar... Horrível (para mim, claro!).
Será que a sopa de tomate tem algo a ver com a "tomatada"? Que a nossa Maria João diga da sua justiça!...
Um abraço para os dois.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 10:43 am

Eu ADOOOOOOOORO tomatada!!
Tenho a arca cheia de tomate congelado e faz tempo que não faço uma tomatada.
Eu faço a minha como a minha avó fazia, simples e sem nenhumas riquezas mas é assim que gosto.
Com este tempinho bom eu ando mais bem disposta e ontem até me dediquei ás flores.
Se a preguiça não me atacar esta semana faço uma e depois ponho aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 9:28 pm

Brrrr!... Tomatada... Mas gostos são gostos... Recordo-me que há uns anos atrás recebi em minha casa dois casais alentejanos, meus amigos, e servimos umas tripas à moda do Porto. Bom... eu fiz tanto gosto em apresentar um prato típico da minha cidade... e eles olharam...olharam...voltaram a olhar... provaram... e disseram que ainda estavam cheios do pequeno almoço!!!!! Lá arranjamos, à pressa outra coisa para comerem! É por isso que eu digo: gostos, são gostos, não se discutem!
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 10:37 am

Caro admin, essa de a malta do Sul não gostar de tripas à moda do Porto, infelizmente, são quase todos. A minha mulher, em 12 anos de casados, nunca quis sequer provar um pratinho de tripas, no entanto gosta de dobrada. Tenho alguns conhecidos do Sul, que dizem que tripas não é comida de gente. Paciência, como eu costumo dizer, fica mais para mim... Aliás, há uma coisa que eu adoro do norte e que não se encontra em mais lado nenhum que são as tripas enfarinhadas. Para quem não sabe, a tripa enfarinhada é um manjar.é um enchido muito popular do norte de Portugal, sobretudo nas regiões do Minho e Douro Litoral. É possível adquiri-la em talhos dessas regiões, já preparada, pronta a fritar, ou fazê-la completamente em casa. Os ingredientes principais são as tripas de porco, a farinha de milho, os cominhos e a pimenta.
Normalmente, as tripas enfarinhadas são fritas e cortadas em rodelas longas. Servem de acompanhamento a pratos como os Rojões à moda do Minho ou podem ser consumidas simplesmente como petisco.
Qunado era míudo ia buscar ao talho, e na viagem até casa já se dava uma estaleca numas quantas (elas já vêm cozidas)
Mas vamos ao que interessa, A MAria João vai ter que dizer se é esta ou não a receita da sopa de tomate


Ingredientes:
1 kg de tomate, 1 cebola, 1 dl de azeite, 1/2 pimento
verde, 1 folha de louro, 1 ramo de oregãos, sal, 3
ovos, 1 l de agua.


Coloque o tomate numa caçarola com
agua morna para a pele sair mais facilmente, de seguida
corte-o em pedaços .
Num tacho leve ao lume o azeite quando quente junte a
cebola e deixe alourar, junte o tomate o pimento e o
sal deixe refogar até o tomate se ir desfazendo vá
cozinhando em lume brando por cerca de 10 minutos
mexendo de vez em quando. Pique tudo com a varinha e
junte a agua o louro e o raminho de oregãos, deixe
levantar fervura parta os ovos para um prato e junte ao
caldo deixe ferver até cozer os ovos numa terrina
coloque fatias de pão alentejano e deite por cima o
caldo e os ovos.

É esta Maria João ?

Já comi no alentejo acompanhada com figos frescos...


Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 12:09 pm

Sim Joba, é isso. No entanto... é como tudo na vida.
Há várias maneiras de fazer. Eu não ponho oregos e não passo coisa nenhuma com a varinha. Gosto de ver os pedaços de tomate e cebola e gosto daqueles que ficam presos nos ovos. Até porque a varinha e mais moderna que o tomate, loll.
E há um restaurante perto de Évora em que servem uma maravilhosa que leva torresmos. Só funciona por marcação mas diz que já lá foi que é maravilhoso em pratos tradicionais.
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 1:18 pm

Obrigado Maria João . agora só temos que convencer o Admin a provar a sopa de tomate.....
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 1:19 pm

e aqui fica a sugestão ao sr. admin. Porque não criamos um topico ( Não sei se já existe) para colocar aqui receitas de pratos tipicos e outros, petiscos e tal, que os nossos forumeiros queriam colocar lá?
Podia ser que a Maria Joao colocasse a sua receita de gaspacho que o tempo quente está a chegar....
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitimeTer Mar 22, 2011 9:57 pm

Ó Joba...tripas enfarinhadas, que delícia! Sabe que eu gosto delas, no dia seguinte ao que foram fritas? Frias e comidas à sucapa, é que são deliciosas!...
Mas é curioso sobre o que me diz. É evidente que as pessoas do Sul não gostam muito das tripas à moda do Porto, como os nortenhos não vão com a comida alentejana. Eu gosto da comida alentejana, à exceção da "tomatada"...

Em relação a criaarmos um novo tópico sobre pratos regionais, pois com certeza, que sim. Vou tratar do assunto, ou então, aqui mesmo abrimos um sub-tópico. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Desafiando a Maria João Empty
MensagemAssunto: Re: Desafiando a Maria João   Desafiando a Maria João Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Desafiando a Maria João
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: FRUTAS E LEGUMES :: LEGUMES E SUAS PROPRIEDADES-
Ir para: