Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS Empty
MensagemAssunto: OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS   OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS Icon_minitimeQui Mar 28, 2013 9:45 pm

PHYSALIS


Os benefícios da Physalis

Essa estrela da Amazônia é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides. Ela começou a aparecer nas feiras e quitandas brasileiras há bem pouco tempo. E muita gente a observou com curiosidade e se perguntou: que frutinha amarela é essa, com formato de acerola, mas que vem embrulhada nas próprias folhas?

É a physalis (fisális), uma delícia, azedinha, típica da região amazônica. Atualmente, a Colômbia é o maior produtor e exportador da fruta - e é de lá que vem a maior parte da physalis vendida por aqui. No Brasil, até de 2007, o cultivo era bem restrito e voltado a pesquisas. Mas desde 2008, a fruta começou a ser cultivada pra valer no país. É por isso que, agora, ela é vista o ano todo por aí.

Ainda bem, já que a physalis é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides (estes últimos, poderosos aliados contra o envelhecimento).

"A physalis contém inúmeras substâncias medicinais e seu fruto, extremamente saboroso, tem grande valor nutritivo e terapêutico", explica a técnica agrônoma Janaína Muniz, que virou especialista na planta durante seu mestrado em Produção Vegetal na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).

Uma dessas substâncias, a fisalina, já provou ser 30 vezes mais potente do que os anti-inflamatórios hoje conhecidos. A descoberta, feita na Fundação Oswaldo Cruz de Salvador, foi publicada no European Journal of Pharmacology. Dá para aproveitar tudo isso que a physalis tem de bom consumindo a fruta in natura, em recheios de bombons, em geleias e sucos (veja receita abaixo).

Dá também para usá-la na decoração de bolos e tortas, no lugar das cerejas. E que tal ter essa beleza no jardim, com todos os benefícios bem ao alcance da mão? Segundo Janaína Muniz, o cultivo é simples - dá para plantá-la até em um vaso. E a planta se adapta bem a diversas condições de solo e clima.

"Todas as famílias poderiam ter em seu quintal pelo menos uma physalis, e consumir o fruto diariamente", encoraja Janaína.


Ficou interessado? Então, anote aí as dicas.

Sementes:

0 ideal é comprá-las de empresas especializadas que comercializam a espécie peruviana (Physalis peruviana L.) ou angulata (Physalis angulata). Também dá para plantar as sementes retiradas diretamente da fruta.

"Mas a planta da espécie peruviana é de tamanho maior e do que da angulata. O fruto da peruviana também é maior e mais doce", diz a técnica agrônoma Janaína Muniz.

Plantio:

No solo a planta cresce mais rápido - pode chegar a três metros de altura -, produz frutos maiores e em maior quantidade. Mas nada impede que ela seja plantada em vasos. Eles devem ser grandes (entre três e cinco litros), pois as raízes são bem ramificadas e profundas (em torno de 50 cm de comprimento).

Adubação:

Pode-se usar húmus de minhoca ou mesmo esterco de bovinos, suínos e aves. O esterco precisa estar bem curtido (seco) para ser misturado à terra. Também pode ser utilizada a compostagem orgânica, adubo natural obtido a partir de cascas de frutas, legumes, ovos, verduras etc.

Rega: deve ser feita diariamente e duas vezes por dia, no verão.

Pragas:

As principais pragas observadas até hoje são a Epitrix (pulga do fumo) nas folhas após o transplante; o Aphys (pulgão verde) nas brotações novas e frutos; e a Heliothis (lagarta da maçã), nos frutos. Na produção orgânica, utiliza-se o Óleo de Neem, um inseticida natural que diminui os ataques das pragas.

Colheita: a partir de 120 dias depois do plantio. Ela dá frutos por seis ou oito meses e cada planta produz até três quilos de frutas.

Receita:

Geleia de Physalis Ingredientes 2 caixinhas de 100 g de physalis 1 xícara de água 1/2 xícara de açúcar Modo de fazer Retire a physalis do casulo e corte-a em pedacinhos Leve a fruta com a água e o açúcar ao fogo, mexendo sempre. Deixe ferver até a calda começar a engrossar e desligue o fogo. Amasse um pouquinho com um garfo ou colher e espere esfriar. Depois, saboreei.

















Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS Empty
MensagemAssunto: Re: OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS   OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS Icon_minitimeSex Mar 29, 2013 12:31 pm

Eu tenho em minha casa physalis. Então tenho "um pé" emorme que dá frutos com abundância... Mas, eu não gosto do sabor, embora saiba das suas propriedades benéficas!...
Reproduz-se com muita facilidade, pois os frutos caem ao chão, as sementes espalham-se e germinam... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
 
OS BENEFÍCIOS DA PHYSALIS
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» OS BENEFÍCIOS DA UVA
» OS BENEFÍCIOS DA FRANBOESA
» OS BENEFÍCIOS DA GRAVIOLA
» OS BENEFICIOS DOS RABANETES
» BENEFÍCIOS DA MAÇÃ

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: FRUTAS E LEGUMES :: PROPRIEDADES DAS FRUTAS-
Ir para: