Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA

InícioÚltimas imagensRegistrarEntrar

Crescimento das minhas orquideas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Serang

Serang

Crescimento das minhas orquideas Empty
MensagemAssunto: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitimeQua Jan 12, 2011 6:30 pm

Fica aqui o registo de algumas orquideas que estão em fase de crescimento, umas com novas folhas, outras com novos bolbos e uma até com uma nova haste.
[img]Crescimento das minhas orquideas 002jyq[/img]

[img]Crescimento das minhas orquideas 001kqt[/img]

[img]Crescimento das minhas orquideas 004wz[/img]

[img]Crescimento das minhas orquideas 005kjn[/img]

[img]Crescimento das minhas orquideas 007wkf[/img]

[img]Crescimento das minhas orquideas 010ar[/img][center]

Este fim de semana, duas das minhas phalaenopsis em fase de repouso ficaram completamente amarelas. Apesar de não as regar quase há um mês tinham as raízes muito húmidas e eu nem tinha reparado. Agora coloquei-as junto ao meu recuperador para ver se o calor seca a humidade em excesso das suas raizes!! Há mais alguma coisa que possa fazer?
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitimeQua Jan 12, 2011 7:17 pm

Cara Ângela, embora uma das minhas especialidades seja fitopatologia, nem sempre é fácil darmos um conselho perante o caso que me apresenta. A sua phalaenopsis pode estar com sérios problemas, que só uma visualização da planta pode ajudar, tal como manchas (que tipo de manchas) nas folhas, raízes apodrecidas, etc),
ou pode pura e simplesmente nada de mal lhe ter acontecido, para além de uma falta de humidade atmosférica ( a humidade nas raízes é diferente da humidade atmosférica) que provocou esse amarelecimento nas folhas.
Dê-me mais pormenores, se for possível...
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Serang

Serang

MensagemAssunto: Re: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitimeQua Jan 12, 2011 7:48 pm

[img]Crescimento das minhas orquideas 011up[/img]

Ambas estão com este aspecto. Não tem manchas escuras nem claras. Apenas este amarelo. Quanto às raizes, não parecem estar apodrecidas (na foto não se vê muito bem!). Tem uma haste que cortei pelo terceiro no, que começou a amarelecer na mesma altura (no fim-de-semana anterior). Quando apertei a ponta da haste ela deitou líquido(água/seiva). Não sei se isto é normal.
Sei que a informação não é muito. Espero que as fotos ajudem,
obrigado

[img]Crescimento das minhas orquideas 012hts[/img]
vieira

vieira

MensagemAssunto: Re: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitimeQui Jan 13, 2011 10:26 pm

olá Angela!
alguns vasos precisão de um pouco mais de substrato (casca de pinheiro 8/15)
os brotos do dendrobium nobil estão atrasados para fazerem floração este ano,
talvez flores só no próximo ano.
as phalaenopsis que eu compro normalmente vem com o substrato já bastante degradado que mata a orquídea em pouco tempo …
assim que perde as flores deve-se mudar o substrato (usar casca de pinheiro 15/25 apenas)
essas ai da foto com folhas amarelas parece que sofreram choque térmico e hídrico grande de mais.
http://meumundovegetal.blogspot.com/
Serang

Serang

MensagemAssunto: Re: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitimeSex Jan 14, 2011 5:21 pm

Estas duas phalaenopsis que amareleceram ainda têm o mesmo substrato da compra (no início do verão). A casca de pinheiro deve ser lavada antes de ser colocada no vaso??
PS: Obrigado pelas recomendações.
Admin
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitimeDom Jan 16, 2011 2:28 pm

E já agora, cara Ângela, aqui vai mais uma recomendação: a cerca de três centímetros da base do vaso, faça um furo no mesmo, com um diâmetro aproximado de 2 cm e outro furo diametralmente oposto. Depois rode o vaso 90 graus, e faça um novo furo a uma distância de 7 cm da base do vaso, e volte a repetir a operação no lado diametralmente oposto.
Estes furos têm por finalidade o arejamento das raízes, e não é mais do que tentarmos dar à planta parte das condições que a mesma tem no seu habitat natural...
Boa sorte com as suas "meninas"!... Arrow
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
vieira

vieira

MensagemAssunto: Re: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitimeSeg Jan 17, 2011 1:31 pm

olá Angela!
deves lavar sim e até por de molho umas horas para sair tanino e o pó
http://meumundovegetal.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Crescimento das minhas orquideas   Crescimento das minhas orquideas Icon_minitime

Crescimento das minhas orquideas
Ir para o topo 
Página 1 de 1