Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Semear alfaces

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeSeg Abr 06, 2009 4:14 pm

Nesta altura do ano aproveite para semear alfaces.
Semeie num recipiente e espere que germinem. Durante a germinação convém tomar atenção ao crescimento. Plantas fracas devem ser retiradas, apenas ficando as mais fortes.
Transplante quando tiverem cerca de 8 cm de altura.
As alfaces devem ser plantadas a uma distância de 15 a 20 cm entre si.
Três semanas depois de ter plantado as alfaces, volte a semear mais no recipiente. Verá que vai ter alfaces toda a época! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 59
Localização : Trofa

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeTer Abr 07, 2009 9:49 am

Dá para semear num vaso e depois transplantar para vasos maiores? é que eu vivo num apartamento e gostaria de saber se posso ter plantas comestiveis nas minhas varandas. flower
Ir para o topo Ir para baixo
Flora
Moderadora
Flora


Mensagens : 273
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 51

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeTer Abr 07, 2009 1:34 pm

flower flower lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeQua Abr 08, 2009 6:19 pm

Cara Violeta,
Claro que pode semear num vaso pequeno e mais tarde transplantar para um maior. Mas, uma vez que vive num apartamento, eu optaria por transplantar para duas ou três floreiras plásticas. O espaço sempre é maior e terá possibilidade de obter algumas alfaces mais. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Violeta

Violeta


Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/03/2009
Idade : 59
Localização : Trofa

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeQui Abr 09, 2009 3:25 pm

Obrigada pela informação. flower

Assim farei flower
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeQui Abr 09, 2009 5:44 pm

E não esqueça que apreciará melhor o sabor da alface, se a comer sem qualquer espécie de molho... depois de bem lavada, claro! Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
vmrt




Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/07/2011
Localização : AMT

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeTer Jul 26, 2011 9:52 am

Boas! Sou novo cá. Li o post das alfaces. Estou a começar a fazer um pequeno quintal. Gostaria de ter alfaces todo o ano bem como tomates. Portanto preciso de construir uma estufa. Gostava de ler as vossas opiniões.
Ir para o topo Ir para baixo
tripeira

tripeira


Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeTer Jul 26, 2011 11:10 am

Vmrt, há no mercado pacotes de sementes de alface para todas as épocas do ano.
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeTer Jul 26, 2011 11:45 am

Realmente encontra à venda em qualquer casa da especialidade, sementes de alface para as diversas épocas do ano, embora eu recomende a compra de plântulas em "couvettes", pois já adianta bastante em relação a uma sementeira.
Mas, na época fria convém cobrir com um simples estufim.

Sobre os tomates, lembre-se que, para uma bom desenvolvimento dos tomateiros é necessário que haja uma temperatura adequada. Assim, para obter uma produção razoável, terá necessariamente que construir uma estufa aquecida, para ultrapassar as baixas temperaturas invernais. Não sei se será compensador!...
Vá dando notícias. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
vmrt




Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/07/2011
Localização : AMT

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeSáb Set 10, 2011 9:17 pm

Vou semear apenas alfaces. Tenho de comprar a semente adequada para a época. Uma questão de um leigo, os pacotes das sementes depois de abertos podem-se guardar para a próxima época?
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitimeSeg Set 12, 2011 5:18 pm

Ora bem, poder guardar...pode! Nada o impede, mas não lhe garanto que elas germinem. Eu costumo comprar as minhas sementes (quando as não tenho em casa!) em boas casas da especialidade, e nunca em hipermercados. Depois de aberto o pacote, tento usar nos próximos três meses... Aqui fica o que eu faço.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Semear alfaces Empty
MensagemAssunto: Re: Semear alfaces   Semear alfaces Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Semear alfaces
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Está na hora de semear ERVILHAS
» semear cenouras
» Vamos semear feijões
» Quero semear uma castanha
» Plantar e semear em Setembro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: