Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Quero semear uma castanha

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
pehp

pehp


Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/08/2011
Localização : Estarreja

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitimeQua Nov 23, 2011 9:02 am

Quero semear uma castanha mas não sei se é altura e cuidados a ter. O melhor é comprar um castanheiro?

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Re: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitimeQua Nov 23, 2011 10:27 pm

Olhe Pehp, eu já tenho visto castanhas a germinarem, depois de caírem ao chão debaixo do castanheiro, simplesmente caídas na terra...
Experimente colocar 3 ou 4 castanhas dentro de um copo com algodão molhado em água. Aguarde cerca de 30 dias e veja se alguma germina. Em caso afirmativo, passe para um pequeno vaso com terra vitaminada, até a nova plântula ter cerca de 20cms. Só então a deve plantar em local definitivo.
No entanto, se quer ter mais rapidamente uma árvore, opte por comprar um castanheiro num horto, e esta é a altura ideal para o fazer, pois pode comprar uma árvore de raiz desnuda por cerca de 4,00 euros.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
pehp

pehp


Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/08/2011
Localização : Estarreja

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Re: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitimeSex Nov 25, 2011 11:46 am

Boas a todos, já agora hortos de confiança sua admin, que têm boas arvores de fruto? Nem que tenha de ir ao Porto!

Já coloquei as castanhas e depois dou noticias... outra coisa, esta situação está na minha cozinha, junto a uma janela. Tem de estar a apanhar sol? Ou basta a claridade?

Agradecido
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Re: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitimeSex Nov 25, 2011 6:18 pm

Não é preciso apanhar sol para germinar; a simples claridade é suficiente.
Em relação ao que me pede, vou indicar-lhe os Viveiros Sol Poente, na Maia, perto do Maiashopping, onde eu dou cursos sobre plantas, e embora eu nada tenha a ver com a gerência dos Viveiros, posso garantir que é a altura ideal para comprar, pois ontem mesmo eu estive lá a comprar diversas árvores de fruta (limoeiros, macieiras, pessegueiros) precisamente pela elevada qualidade das árvores de raiz desnuda.
Vá dando notícias... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
pehp

pehp


Mensagens : 17
Data de inscrição : 12/08/2011
Localização : Estarreja

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Re: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitimeSáb Jun 02, 2012 9:36 pm

Boas,

Já tenho noticias... coloquei 4 castanhas num copo com algodão, junto a uma janela e durante um mês, fui humedecendo o algodão e ñ vi nada de especial. O que é que fiz: coloquei o que estava no copo para a terra no exterior e não é que começou a germinar pela terra 2 castanheiros! De 4 nasceram 2 mas um já acabou de morrer o outro está um espetáculo. Isto tudo desde fevereiro sem qualquer proteção.

Sem sucesso foi 3 castanhas colocadas na terra sem o processo do copo, por baixo de uma ameixoeira e nada... até agora e já não deve dar nada.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Re: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitimeSeg Jun 04, 2012 9:30 pm

Parabéns pelo sucesso! Não é fácil a germinação da castanha, embora não seja impossível! Vá dando notícias do seu crescimento... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
RMRLG




Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/10/2013
Localização : Lisboa

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: castanhas semeadas   Quero semear uma castanha Icon_minitimeTer Out 29, 2013 12:21 pm

Boa tarde!

Coloquei várias castanhas à janela sobre a tona da terra de um vaso. APÓS REGAR coloquei pano e reguei novamente para ficar húmido.

Sugestões. São várias castanhas acho que vinte.

Peço ajuda e conselhos. Para já: é a melhor prática? é a melhor altura? estas vieram de Itália era muito bom que germinassem?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
RMRLG




Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/10/2013
Localização : Lisboa

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: castanhas semeadas   Quero semear uma castanha Icon_minitimeTer Out 29, 2013 1:21 pm

ora bem são 18 castanhas. O procedimento foi o seguinte:

- ficando no exterior;

- sobre um vaso com terra coloquei o algodão molhei bem regando por cima; modelei o algodão e distrbuí as castanhas;

depois colquei outra camada de algodão reguei uma vez mais e depois colquei um pano reguei todo o conjunto.

Agora vou esperar.

Questões:

- existe alguma temperatura ideal? O facto de estar no exterior é nocivo? Estou a tentar simular condições naturais com a queda do fruto... Com que periodicidade devo regar?

Cumrprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Re: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitimeQui Out 31, 2013 2:16 pm

Como já anteriormente referimos, o melhor procedimento é colocar num recipiente as castanhas envolvidas em algodão humedecido com bastante água, e manter assim o algodão durante cerca de 30 dias. Nem sempre resulta, mas há muitas possibilidades de uma germinação a 25%.
Mantenha à temperatura ambiente. E vá dando notícias...
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Quero semear uma castanha Empty
MensagemAssunto: Re: Quero semear uma castanha   Quero semear uma castanha Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quero semear uma castanha
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» PROPRIEDADES DA CASTANHA
» Vamos semear feijões
» Em Dezembro vamos semear ervilhas
» Semear alfaces
» semear cenouras

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: JARDINAGEM :: POMAR-
Ir para: