Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A roseira - podas e doenças

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
martinho




Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitimeDom Ago 23, 2009 9:30 am

É verdade que uma poda mal feita numa roseira pode originar uma doença na mesma? E como devo fazer poda da roseira e em que época do ano? É preciso alguma pasta cicatrizante?
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: Re: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitimeQua Ago 26, 2009 5:50 pm

Também preciso da resposta a esta questão!!
Ando cá com um sede ás minhas roseiras, estão feias e violentas. Ainda no Domingo passado andei a lavar as ruas e esqueci-me que me tinha baixado debaixo de um braço da roseira. Só me lembrei depois de me ter levantado e o meu ombro direito... coitadinho.
Ir para o topo Ir para baixo
freire




Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/04/2009

A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: Re: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitimeQui Ago 27, 2009 2:45 pm

boa pergunta... é a minha mae que costuma fazer esse trabalho. gostava também eu de ver aqui a resposta. era giro surpreende-la
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: Re: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitimeQui Ago 27, 2009 4:14 pm

Claro que uma poda mal feita pode trazer consequências drásticas para a roseira.
Comecemos pelo princípio: A tesoura de poda deve estar bem afiada e desinfectada. O corte deve ser efectuado na oblíqua a cerca de 1 cm do ponto de intersecção da folha com o caule. A roseira normal é podada em Novembro/Dezembro a uma altura de cerca de 25/30 cm do solo; a roseira trepadeira é podada de acordo com o feitio que pretendemos dar-lhe; a roseira miniatura(inglesa) é podada a cerca de 10/15 cm do solo, quando não tem floração.
Há quem utilize pasta cicatrizante para colocar no caule da roseira após o corte. Entendo que não é necessário, mas pode usá-la, se quiser.
Um corte mal efectuado, com uma tesoura mal afiada ou mal desinfectada, pode dar origem a um foco infeccioso. O corte tem de ser "limpo", sem "esgaçar" o caule; se isso acontecer, volte a fazer outro corte, mais abaixo.
Já alguma vez viu um enfermeiro dar injecções a diversas pessoas, com a mesma seringa? Não, pois não? Então, quando acabar de podar uma roseira, desinfecte a tesoura com álcool ou pelo fogo, antes de podar a roseira seguinte.
E agora que já sabe como fazer uma poda, prepare-se, pois qualquer dia vai mostrar os seus dotes ao pessoal aí de casa!... Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
xicão




Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: Re: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitimeQua Out 26, 2011 6:24 pm

Felizmente que o Verão acabou, pois acaba também o OÍDIO nas folhas das roseiras.
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: Re: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitimeQui Out 27, 2011 10:37 am

Está quase na altura de podar!
E depois podadinhas de fresco não ficam menos resistentes aos efeitos das geadas??
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: Re: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitimeQui Out 27, 2011 6:50 pm

Maria João, faça um corte "limpo" no caule da roseira para evitar "rasgões", e assim contribuir para uma possível "entrada" de virus na planta. Use uma tesoura de poda bem afiada e desinfetada, se possível, pelo fogo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





A roseira - podas e doenças Empty
MensagemAssunto: Re: A roseira - podas e doenças   A roseira - podas e doenças Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A roseira - podas e doenças
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Poda das Laranjeiras
» PODAS ORNAMENTAIS
» Ainda as podas de fruteiras
» Identificar doenças
» Índice por doenças

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: PRAGAS E DOENÇAS :: NO JARDIM-
Ir para: