Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Poluição do ambiente

Ir em baixo 
AutorMensagem
xicão



Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

MensagemAssunto: Poluição do ambiente   Sab Jul 18, 2009 6:35 pm

Muitas vezes reparo que determinadas plantas colocadas nas rotundas ficam cinzentas com o passar dos tempos. Penso que será dos escapes dos carros que por lá passam. Ora se isso acontece às plantas, o que fará a nós, ou não será assim? chorar
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 54
Localização : Porto

MensagemAssunto: Cidade, Campo e Ambiente   Sab Jul 18, 2009 9:45 pm

xicão escreveu:
Muitas vezes reparo que determinadas plantas colocadas nas rotundas ficam cinzentas com o passar dos tempos. Penso que será dos escapes dos carros que por lá passam. Ora se isso acontece às plantas, o que fará a nós, ou não será assim? chorar

Olá Xicão, veio perguntar ao sitio certo. Este tópico do "Ambiente" é uma área de grande efervescência.

Ora, como deve saber, o ambiente geral de uma cidade é totalmente poluído. Tanto faz que seja pelo trânsito local como pela própria poluição geral - chaminés de lareiras, lixo não considerado biodegradável e até pela própria intervenção humana.

Qualquer jardim que veja no meio de um centro urbano, está por si só condenado ao fracasso e a não sobreviver nesse meio senão durante uma meia vida e sobretudo com a ajuda tecnológica de engenheiros ambientais e químicos que se encarregam de garantir que a cidade contenha algumas áreas verdes à custa de aplicação de compostos e substratos altamente enriquecidos.

Os canteiros de plantas e flores existentes nas praças não podem conter toda e qualquer espécie, pelo que escolhem sempre a dedo as que são mais adaptativas à poluição local. Deste modo muitos municípios recolhem determinadas espécies de plantas que já tenham "vingado" no meio da poluição, ou seja, sejam já resistentes à poluição do meio ambiente e que o seu núcleo no reino "plantae" tenha sofrido durante anos uma mutação que as faz sobreviver em condições adversas. O resto é ajudado por jardineiros bem habilidosos.

A cor a que se refere não é de modo algum expansível a todo o reino de plantas das praças. Há algumas espécies que sofrem esse efeito de coloração - causado sensivelmente não pela poluição total, mas pelo meio e tratamento a que estão sujeitas que no fim e ao cabo tem a finalidade e objectivo de as fazer progredir e sobreviver ao local onde foram confinadas.

O tratamento que contêm - enriquecimento de altos teores concentrados de substratos de ordem alimentar e adubos fertilizantes - podem não funcionar de imediato e a planta parecer "doente", mas repare que daqui a uns tempos essa planta ira voltar por "milagre" à sua cor natural, no entanto durante essa coloração que não é natural da planta está - através do reino plantae - a ser dado o silencioso alarme que raramente é observado ou merecedor de uma qualquer atenção mais pronta.

Pois claro que se acontece isso às plantas, por certo também afecta os humanos. No entanto o reino "plantae" tem sempre mais hipótese de se adaptar, enquanto que no caso do reino "humano" não há muito a fazer em termos de haver maior adaptação, já que o reino das plantas vive de dióxido de carbono e oferece oxigénio.

Em suma, a verdade é que caso o reino das plantas pereça, a raça humana não tem senão o mesmo destino.
ah
Voltar ao Topo Ir em baixo
xicão



Mensagens : 119
Data de inscrição : 27/05/2009
Localização : Arredores do Porto

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Dom Jul 19, 2009 11:32 am

Neste caso concreto refiro-me à FESTUCA GLAUCA que de azul passou a cinzenta.
Obrigado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 77
Localização : Região do grande Porto

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Seg Jul 20, 2009 3:20 pm

Realmente Xicão, a Festuca Glauca é muito bonita com a sua cor azul; porém, tenho reparado que em jardins públicos junto à estrada, ela fica cinzenta/preta, talvez dos escapes dos carros. É uma pena... Arrow
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://conhecerasplantas.forumeiros.com
martinho



Mensagens : 137
Data de inscrição : 23/04/2009
Localização : Douro litoral

MensagemAssunto: Ambiente   Ter Jul 28, 2009 4:22 pm

Este tema de poluição do ambiente fascina-me. Continuem...continuem...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Branquinho



Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 54
Localização : Porto

MensagemAssunto: Ambiente   Ter Jul 28, 2009 5:41 pm

Caro Martinho

Para confessar publicamente um mau entendido, este tópico está mal dirigido desde o princípio qual orquestra com maestro que se esqueceu da batuta e até da peruca. Aqui era para ter levado antes o "Ambiente das Plantas", ou seja descrever o local mais indicado em termos de luz, sombra, correntes de ar, etc, que fossem úteis às plantas tanto de jardim como de interior. Mas enfim, começou-se por falar do ambiente geral do mundo - cuja culpa assumo - e não era bem esse o plano e objectivo deste título de "Ambiente".

Se acaso gosta de ambiente, alterações climatéricas, futuro, notícias diversas, etc. e tal queira visitar - como já tenho aconselhado alguns - http://www.porque2012.com, onde ficará entretido - e até garanto que fascinado mesmo com tudo o que lá colocamos. Se depois tiver pesadelos não diga que não avisei. Não me tente descobrir porque uso 8 pseudónimos.

hum
Voltar ao Topo Ir em baixo
oriana
Moderadora
avatar

Mensagens : 123
Data de inscrição : 14/03/2009
Idade : 52

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Qua Jul 29, 2009 7:39 pm

Quando o Admin convidou a engenheira de ambiente Inês Coelho a moderar também este tópico, foi precisamente com a ideia de o alargar a todas as questões relacionadas com o ambiente em geral, e desta forma aumentar a discussão (no bom sentido) do mesmo. Este tópico está muito bem entregue aos dois moderadores, o que torna aliciante os temas aqui debatidos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pereira



Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Qui Jul 30, 2009 12:32 am

A intenção é boa concerteza, o que parece estar a acontecer é transformar-se um forum de divulgação do conhecimento sobre plantas num veículo de expressão de opiniões. Pessoalmente penso que existem outros meios mais adequados para esse fim e a parcimónia leva a que pelo menos alguns membros não utilizem este forúm para esse fim. Efectivamente alarga-se muito o espectro de intervenções se todos expressarem aqui as suas mais profundas convicções, corre-se porém o risco de transformar pelo menos esta secção num espaço de divulgação e discussão de teorias apocalípticas.
Convém não esquecer que antes desta muitas eras já correram neste planeta, muitos erros foram cometidos anteriormente e a nossa intervenção ainda pode ser decisiva para o sucesso ou insucesso do planeta como sistema equilibrado de proliferação de vida. A auto regulação do planeta é algo que nos ultrapassa por completo, como diz o ditado "Para grandes males, grandes remédios"...
Voltar ao Topo Ir em baixo
tripeira

avatar

Mensagens : 234
Data de inscrição : 14/03/2009
Localização : Grande Porto

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Qui Jul 30, 2009 12:00 pm

Eu penso de forma diferente. Este tema AMBIENTE pode e deve tratar realmente de problemas relacionados com o ambiente no seu todo. E isto porque tratar de LUZ, TEMPERATURA, HUMIDADE, SOLO, etc, referente às plantas, já é tratado aqui neste forum, noutros tópicos em que se dão a conhecer as condições que determinada planta deve ter para que possa ser saudável.

Assim, ao tratarmos aqui das alterações climatéricas do nosso planeta, estamos a enriquecer os nossos conhecimentos, a beber a informação que nos possam servir, e a reparar pequenos (grandes) erros que, impensadamente, cometemos quase todos os dias e que contribuem para a degradação do ambiente.

Continuem, por favor, a tratar este tema, pois ele encaixa-se perfeitamente neste forum.

E que as minhas palavras não ofendam ninguém, pois essa não é a minha intenção, bem pelo contrário...

flor flor flor flor borboleta borboleta borboleta flor flor flor
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pereira



Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Qui Jul 30, 2009 3:10 pm

Com tantas flores e borboletas ninguém se pode ofender. Wink
Há muitos modos de apresentar, divulgar e mobilizar para os graves problemas que o nosso planeta azul padece.
Claro que é sempre bom mais um espaço para divulgação e discussão, mas isso não invalida um certo cuidado na apresentação de temas tão delicados. Ninguém sabe ao certo o que vai suceder, é uma equação com muitas variáveis, a nossa intervenção é só uma delas. Também não pretendo ofender ninguém e é de louvar o esforço do Branquinho com a sua intervenção por todo o fórum. Gostaria também de ouvir um pouco mais os outros moderadores, particularmente aqui na secção do Ambiente. Cumprimentos calorosos a todos!!!



flores
Voltar ao Topo Ir em baixo
oriana
Moderadora
avatar

Mensagens : 123
Data de inscrição : 14/03/2009
Idade : 52

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Sex Jul 31, 2009 10:40 am

Concordo consigo, Pereira, e faço daqui um apelo à nossa moderadora engª Inês Coelho, para que entre nesta discussão sobre poluição do ambiente.

please please
Voltar ao Topo Ir em baixo
rosa

avatar

Mensagens : 144
Data de inscrição : 29/04/2009
Localização : Póvoa de Varzim

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Qui Set 24, 2009 4:13 pm

Será da poluição? Será do aquecimento global? Será do buraco do ozono? Será da minha imaginação? Será culpa de A, B ou C? Mas o que é certo, é que as minhas duas pereiras, duas macieiras, e duas ameixieiras estão neste momento a dar outra vez flor!!!!!!!
E esta, heim!?!



Voltar ao Topo Ir em baixo
Pereira



Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Seg Set 28, 2009 9:38 am

Engraçado, por aqui a única espécie de pomóidea que tenho, um vulgar marmeleiro, também deu um rebentito.
Ainda carregado de marmelos!!! Shocked Acho que estão baralhadas com este falso calor de primavera depois de tanto frio e calor no verão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
tigerofbengala



Mensagens : 67
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Norte, Viana Castelo

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Ter Dez 01, 2009 5:02 pm

As you spoke about "Festuca glauca" I add something:
Festuca glauca is a low-growing, wiry grass of a pleasant blue-grey colour, while "festuca alpina" is a green form. The two contrast well should be planted 30 cm apart.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pereira



Mensagens : 118
Data de inscrição : 10/06/2009
Localização : Mouro

MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   Qua Dez 02, 2009 4:35 pm

Thank you, i supose you don´t understand portuguese, so what xicão was asking is if it´s normal the plant turn to grey when exposed to harsh environments, like urban streets and "rotundas". If you can help to clarify this question we´ll be much abliged. Best regards.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Poluição do ambiente   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Poluição do ambiente
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Conhecer as Plantas :: AMBIENTE-
Ir para: