Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Compostagem com problemas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
fffchopin




Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/07/2013
Localização : Braga

Compostagem com problemas Empty
MensagemAssunto: Compostagem com problemas   Compostagem com problemas Icon_minitimeQua Jul 03, 2013 12:31 pm

Tenho estado cada vez mais interessado em AB e foi isso que me deu vontade de começar a dedicar-me à agricultura "de fim de semana".
Só depois de ter plantado várias plantinhas que eu próprio semeei, me apercebi da importância do PH, nitratos, etc... que tenho vindo a tentar corrigir com as plantas no sitio. Mas a minha maior surpresa foi quando analisei a minha compostagem que eu achava que era sem dúvida espetacular e afinal o PH era de 8,5 e pelos vistos tudo que achava que estava a fazer bem, estava era a fazer mal. Ora eu para fazer a compostagem uso só cascas de ovo, restos de vegetais, folhas secas e cinzas, não incorpora nenhum estrume e a água que uso no composto é de poço, alguém me sabe dizer se a única forma de fazer um composto não ficar alcalino é usando estrume? ou haverá outra alternativa por exemplo deixar de por a cinza?
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Compostagem com problemas Empty
MensagemAssunto: Re: Compostagem com problemas   Compostagem com problemas Icon_minitimeQui Jul 04, 2013 3:42 pm

Caro FFFCHOPIN,
não desanime, porque vai conseguir ter uma horta com produtos de boa qualidade.
Claro que a compostagem é essencial para uma correta produção biológica, mas nem sempre temos à nossa disposição todos os "materiais" de que necessitamos, sobretudo quem não cria aves, coelhos, etc...
O ideal seria incorporar uma boa dose de estrume (de animais criados também em agricultura biológica!!!), mas, pelo que percebo, isso não é possível. Se quiser pode recorrer ao estrume que se vende já ensacado, e disponibilizado em qualquer loja da especialidade ou cooperativa agrícola. Pode também não adicionar cinza, embora isso seja problemático, pois não adiciona acidez à compostagem, apenas reduz a alcalinidade.
Vá dando notícias...Arrow 
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
fffchopin




Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/07/2013
Localização : Braga

Compostagem com problemas Empty
MensagemAssunto: Re: Compostagem com problemas   Compostagem com problemas Icon_minitimeSex Jul 05, 2013 9:10 am

Obrigado pela ajuda!
O meu sogro está a pensar em criar coelhos vou ver se lhe trato das casotas para ele se divertir e eu ficar a lucrar com o estrume para a compostagem.
Depois dou noticias das soluções adoptadas e resultados.


Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

Compostagem com problemas Empty
MensagemAssunto: Re: Compostagem com problemas   Compostagem com problemas Icon_minitimeSex Jul 05, 2013 11:34 am

Fico a aguardar as suas notícias e até breve.Arrow 
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Compostagem com problemas Empty
MensagemAssunto: Re: Compostagem com problemas   Compostagem com problemas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Compostagem com problemas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» COMPOSTAGEM: O QUE É?
» Maçãs e peras com problemas
» ESPINHEIRO-BRANCO --Problemas cardíacos
» RUIBARBO - BOM PARA PROBLEMAS DE BARRIGA
» CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA - Para problemas do estômago

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: AGRICULTURA BIOLÓGICA-
Ir para: