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 BENEFÍCIOS DOS BROTOS NA ALIMENTAÇÃO

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MensagemAssunto: BENEFÍCIOS DOS BROTOS NA ALIMENTAÇÃO   Ter Mar 26, 2013 10:37 pm

Saiba os benefícios de incluir brotos em sua alimentação

O que são brotos?

O broto é um estágio inicial do desenvolvimento de uma planta. Sua produção e consumo já é bem difundida na culinária oriental e no Brasil esses alimentos apresentam um consumo crescente.

Os brotos mais comuns são: alfafa, feijão, bambu, rabanete, brócolis, nabo, trigo, repolho, arroz integral, grão-de-bico, lentilha e todas as sementes germinadas (por exemplo, linhaça, gergelim, girassol, castanhas etc.).


Propriedades nutricionais

Os brotos são ricos em:

- Proteínas vegetais

- Flavonoides (compostos antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de doenças)

- Fibras

- Vitaminas B2, B3, B5, B9, A e C

- Minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio, zinco e manganês),

- Água (cerca de 90%)


O teor desses nutrientes variam conforme o tipo do broto, por exemplo, o broto de rabanete tem maior quantidade de vitamina C que o broto de alfafa, e este último tem mais alto teor de magnésio que o primeiro.

Todos os nutrientes presentes nos brotos são biodisponíveis, ou seja, são bem digeridos, absorvidos e aproveitados pelo organismo humano. Além disso, eles apresentam poucas calorias. A introdução dos brotos à alimentação é importante, pois nessa fase de crescimento do vegetal, o teor nutricional do alimento é superior aos demais estágios.


Benefícios à saúde dos brotos e sementes germinadas

- Apresentam propriedades detoxificantes, ou seja, ajudam na eliminação das toxinas do organismo e contribuem para o bom funcionamento do fígado;

- Auxiliam no tratamento do cansaço, esgotamento físico e estresse, em função de seu conteúdo de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes;

- Ajudam na recuperação de infecções, gripes e resfriados, pois melhoram as defesas imunológicas do organismo;

- Melhoram o funcionamento intestinal, pelo alto teor de fibras e nutrientes;

- Ajudam a reduzir o risco de câncer ao estimular a detoxificação; além disso, o broto de brócolis tem mais alto teor de suforafano, uma substância citoprotetora que aumenta a resistência à carcinogênese e reduz a incidência de tumores;

- A ingestão de brotos pode ajudar a complementar a dieta de crianças e atletas;

- Podem ser utilizados como parte de uma dieta saudável em várias doenças crônicas, como: obesidade, dislipidemias (os brotos ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos), doenças cardiovasculares, diabetes etc.; mas cuidado nas doenças renais, em função do alto teor de potássio.


Modos de consumo

Os brotos de alfafa, rabanete, brócolis etc. podem ser consumidos ao natural, em saladas, com tempero a gosto. Sugestões de tempero: azeite, ervas desidratadas e molho shoyo (sem adição de açúcar e sem glutamato monossódico).

O broto de feijão mungo, também conhecido como moyashi, deve ser cozido por um minuto em água fervente. Após o cozimento é recomendável escorrer e passar água fria filtrada, assim o broto fica com uma coloração branca mais transparente e não perde a textura crocante. O moyashi pode ser utilizado em saladas, legumes refogados, carnes e macarrão. Os temperos utilizados podem ser os mesmos sugeridos para temperar outros tipos de brotos.

Os brotos também podem ser adicionados em sucos verdes e não alteram o seu sabor.

Os brotos crus devem ser lavados e armazenados em geladeira em vasilhas de vidro. Recomenda-se cozinhar apenas a quantidade de broto que será utilizada no dia, com o intuito de não perder suas propriedades nutricionais.
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