| Conhecem o BOLDO ? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Admin Admin

Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 81 Localização : Região do grande Porto
 | Assunto: Conhecem o BOLDO ? Dom Ago 15, 2010 7:23 pm | |
| Hoje a nossa amiga Tulipa convidou-me para ir almoçar a sua casa. Não, não... não pensem que vou aqui enumerar o que comi! (Bem, mas posso afirmar que valeu a pena...) A certa altura da animada conversa com toda a família da Tulipa presente, reparei que mesmo por trás do local onde estávamos, existia uma sebe de "boldos". Pois a Tulipa garantiu-me que sempre que tem problemas de saúde, faz chá de boldo que vai tomando ao longo do dia, e ... resulta! Até a cadela toma chá de boldo! Bom, mas vou convidar a Tulipa a vir aqui a este tópico explicar a todos vós, para que serve exactamente o chá de boldo, pois ela, melhor do que eu, pode falar sobre esta planta. Ah! esquecia-me de dizer que o lanche também foi óptimo!... | |
|
 | |
MARIA JOÃO

| Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Ter Ago 17, 2010 9:19 am | |
| Uma sebe de boldos!! Hummmm... E será que a sebe foge se vir uma máquina fotográfica?? | |
|
 | |
Admin Admin

Mensagens : 2353 Data de inscrição : 09/03/2009 Idade : 81 Localização : Região do grande Porto
 | Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Ter Ago 17, 2010 9:07 pm | |
| A Maria João regressou! Parabéns! | |
|
 | |
MARIA JOÃO

| Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Qua Ago 18, 2010 8:56 am | |
| Pois... regressei mas... quer parecer-me que há mais gente para regressar, não?? Onde estão os mais tagarelas que me parecem tão ausentes?? | |
|
 | |
Admin Admin

| Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Qua Ago 18, 2010 12:16 pm | |
| Eles (e elas) vão aparecendo aos poucos, mais bronzeados e com muita vontade de falar... | |
|
 | |
Violeta

Mensagens : 118 Data de inscrição : 10/03/2009 Idade : 58 Localização : Trofa
 | Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Dom Out 31, 2010 2:37 pm | |
| BOLDO O Boldo na saúde:Planta com propriedades medicinais para os problemas de fígado e aparelho digestivo. Dessa forma está indicado em fitoterapia para quem sofre de hepatite, problemas de vesicula, cálculos biliares, prisão de ventre e dificuldades de digestão. Se vai ter uma refeição pesada, tome uma chávena de chá antes da refeição para ajudar o processo digestivo. E sabe o melhor? Ele vai também ajudar a combater aquelas gordurinhas localizadas enquanto que ao mesmo tempo previne a azia. Tem fortes propriedades calmantes, sendo óptimo para quem sofre de insónias, ansiedade, suores e dores de cabeça. Banhos relaxantes com a infusão do Boldo, deixam-nos muito mais calmos e relaxados, ajudando a ter uma boa noite de sono. Na beleza: Ajuda a deixar o cabelo mais claro. Experimente passar pelo cabelo a infusão simples de boldo no final das lavagens. Contra-indicações:
Mulheres grávidas e lactantes, não devem consumir boldo. Tem propriedades abortivas.
Ingerido em doses excessivas pode causar problemas gástricos INFUSÂO TONIFICANTE DAS FUNÇÕES HEPÁTICAS
Ingredientes: - 2 colheres (chá) de Boldo - 1 colher (chá) de Carqueja - 1 litro de água Preparação: Leve a água ao lume. Assim que começar a ferver, junte as plantas e deixe ferver durante mais 5 minutos. Retire do lume, abafe e aguarde cerca de 10 minutos. Assim que arrefecer, coe e tome até 2 chávenas (chá) ao dia. | |
|
 | |
MARIA JOÃO

| |
 | |
Admin Admin

| Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Ter Nov 02, 2010 7:20 pm | |
| Olá Maria João! Bons olhos vejam a sua mensagem, pois já há algum tempo que não tínhamos esse prazer. Maria João, se quiser dar-me por MP o seu endereço, terei muito gosto em enviar-lhe uma estaca de boldo, que meterá na terra e que enraíza com muita facilidade. | |
|
 | |
Violeta

Mensagens : 118 Data de inscrição : 10/03/2009 Idade : 58 Localização : Trofa
 | Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Qua Nov 03, 2010 11:40 pm | |
|  A folha é parecida com a da hortelã mas é maior e macia. | |
|
 | |
MARIA JOÃO

| Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Qui Nov 04, 2010 10:09 am | |
| Hãããããã??? E isso cheira a quê? Estou desconfiada que isso é uma daninha manhosa que me nascia por toda a banda no quintal de quando morava no monte. Será possivel?? Será possivel que o tive e não o aproveitei?? | |
|
 | |
xicão
Mensagens : 119 Data de inscrição : 27/05/2009 Localização : Arredores do Porto
 | Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Qua Out 26, 2011 6:22 pm | |
| O chá de boldo é relaxante. Várias pessoas amigas utilizam este chá com resultados surpreendentes. Experimentem. E é muito fácil de enraizar. | |
|
 | |
Florsilvestre
Mensagens : 30 Data de inscrição : 17/10/2011 Idade : 56 Localização : Viseu
 | Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Qui Nov 03, 2011 2:24 am | |
| E esta planta não tem sementes? Não conheço,será que alguém me pode enviar sementes? Obrigada | |
|
 | |
Admin Admin

| Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Qui Nov 03, 2011 5:53 pm | |
| Florsilvestre, eu tenho vários boldos mas, claro, não posso enviar-lhos em vaso. Se me enviar o seu endereço por MP, eu envio-lhe uma estaca ou duas estacas de boldo; depois é só meter na terra normal e as estacas enraizam com muita facilidade. É raro alguma não enraizar! | |
|
 | |
Florsilvestre
Mensagens : 30 Data de inscrição : 17/10/2011 Idade : 56 Localização : Viseu
 | Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ? Sáb Nov 12, 2011 4:00 am | |
| Olá!
Sabem que quantidades usar na infusão (folhas frescas/secas)? | |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Conhecem o BOLDO ?  | |
| |