Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 FESTA DE SÂO JOÂO

Ir para baixo 
+3
jardineiro
joba
vale
7 participantes
AutorMensagem
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeTer Jun 22, 2010 12:59 pm

A todos os forumeiros que festejem o S. João, os votos de uma noite muito bem passada com tudo o que é preciso , não esquecendo a boa sardinhada

nham nham ........., os martelos.......... a cidreira ......... as famosas plumas aromáticas etc.

Divirtam-se bounce bounce

Um abraço flower

Vale
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeTer Jun 22, 2010 9:53 pm

Ai o S.João, há alguns anos (mais de dez) que já não sei o que é a noitada de S.João. A verdade é que tenho saudades de quando era pequenino, pois morava na rotunda da Boavista, ao lado da pastelaria Peninsular e o S.João era mesmo ali na rotunda. Eram outros tempos mas na noite de S.João lá ia com os meus saudosos pais e com os meus irmãos passear pelos carrinhos de feira, pelos matrecos e um tirito na barraca, para ganhar um pirolito e mais tarde uma laranjada.
Impressionava-me a delicadeza com que o meu Pai pedia licença para fazer chegar o cheiro da cidreira a uma senhora e o alho porro na cabeça dos cavalheiros.
Os martelos de plástico vieram mais tarde e a educação foi-se perdendo consoante se ganharam as liberdades.
Voltando à volta da noite de S.João, lembro-me perfeitamente que mais tarde, ainda dava-mos uma volta nos carroceis e vinhamos já perto da meia-noite, uma da manhã para casa. Eramos pequenos e os meus pais não nos deixavam mais do que isso. Mesmo assim era a noite em que nos deitavamos mais tarde. Ao regressar a casa a tradição mantinha-se e o meu querido Pai comprava e oferecia um grande mangerico à minha mãe que lá o carregava toda vaidosa com aquela jura de amor eterno que não foi claro, mas foi bonito enquanto ambos estiveram vivos.
Para adormecerera o cabo do trabalho porque toda aquela barulheira mesmo à distância de uma janela deixavam-nos extremamente ansiosos e muitas vezes as luzes multicoloridas das iluminações invadiam o nosso quarto e não nos deixavam dormir.
No dia seguinte era uma volta até às fontaínhas ou até ao Palácio, o saudoso palácio onde se comiam uma maravilhosas batatas fritas com mostarda nos restaurantes da Av das Tílias, onde também se fazia um furito na tombola dos chocolates Favorita e presenciava a destreza do meu pai na corrida dos cavalos, uma barraca que todos os anos estava na feira porpular junto à rampa que dava acesso ao Pavilhao dos desportos. A montanha russa e mais tarde a Roda gigante era o grande atractivo da feira. Recordo-me que à ida para casa, do Palácio para a Boavista, parava-mos na fábrica da Cerveja da CUF, ali na Galiza onde quando o meu pai pedia um fino, vinha um grande prato de tremoços que nós pequenos, comiamos com sofreguidão. Foi aí que com 7, 8 anos experimentei pela primeira vez o sabor de uma cristal, que me deixaram levar aos lábios.
Nas fontaínhas adorava o grande carrosel em 8 que estava logo à entrada no largo onde agora desemboca a Ponte do Infante.
Este ano o S.João não me vai escapar. Concerteza que vai ser uma decepção porque inevitavelmente irei reviver o passado e esse nunca volta.
Bom S.João para todos. Divirtam-se
FESTA DE SÂO JOÂO Mangericos
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
jardineiro

jardineiro


Mensagens : 83
Data de inscrição : 01/12/2009
Localização : Douro litoral

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQua Jun 23, 2010 10:53 am

Joba, apesar de o S.João de agora não ser igual ao de outrora, ainda o mesmo se festeja na cidade do Porto, e todos os anos acorrem cerca de 800 000 (oitocentas mil pessoas) aos diversos locais da cidade, sobretudo na zona compreendida entre a Cordoaria e as Fontaínhas. Claro que o alho porro desapareceu, dando lugar aos barulhentos martelos plásticos. Claro que os rapazes não têm a mesma delicadeza de pedir licença para passar o ramos de cidreira ou o vaso de mangerico, pelo nariz das meninas. Claro que já não há sardinhas assadas no Palácio, e cada vez há menos bailaricos pelos bairros típicos do Porto. Mas o S.João não morre, continua, e em diversos pontos da cidade tenta-se retroceder no tempo e recomeçam os bailes, assam-se sardinhas, bebe-se cerveja vendida em baldes com pedras de gelo, etc.
E logo à noite, lá estarei...
Ir para o topo Ir para baixo
MARIA JOÃO

MARIA JOÃO


Mensagens : 791
Data de inscrição : 09/04/2009
Localização : .

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQua Jun 23, 2010 11:12 am

Que chumbadela meninos!! Já me fizeram chorar com pena do passado. Que ridiculo!!
Mas tenho dias assim e hoje a culpa é vossa!! zangado
Seus maus!! blr

Mas mudando de assunto: tenho de ir fazer "limpeza" á minha churrasqueira senão este ano não há sardinhas nem nada para niiguem. Estás literalmente atulhada em vasos com plantas!! Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQui Jun 24, 2010 6:29 pm

Olá Joba!

Obrigada pelo teu belo e saudoso comentário. Também tenho saudades quando era assim, e é uma pena que as coisas estejam a mudar. As pessoas infelizmente não sabem dar valor e manter o que é bom e saudável e que nos faz mais felizes como de exemplo os bailaricos que se faziam antes, que fazem tão bem ao corpo e à mente, ao bom convívio entre as pessoas por exemplo numa sardinhada entre familiares ou nas poucas barraquinhas que ainda existem.............Faço um apelo.........Não deixem estas coisas boas acabarem......VIVA AS FESTAS POPULARES!!

Um abração

Vale
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQui Jun 24, 2010 10:39 pm

Pois é. Este ano como disse, vim ao S.João do Porto, ou melhor não passei da ribeira de Gaia onde jantei, dancei e assisti ao fogo de 20 minutos sobre o rio. Foi bonito. Muito bonito. O Pior foi a avolta que dei na manhã pelos locais mais emblemáticos de outrora destas festas. O palácio e a Boavista já tinham sido afastadas das lides sanjoaninas pelos sucessivos cabeças de melão que governaram a nossa cidade nos ultimos 20 anos. As fontaínhas, embora pequenitas, ainda tentam manter as festas e descobri um novo local assim para o "desenrasca" ali no Fluvial. Na Batalha meia duzia de vendedoras e mais nada.
Foi por causa desta volta que fiz de manhã que resolvi atravessar a ponte e ir até à beira-rio. Acabei por ficar num restaurante das docas a jantar, a ver as marchas de Gaia a desfilar no antigo cais de Gaia e depois o fogo. Pela primeira vez na vida senti o que os emigrantes devem sentir todos os anos. A ultima vez que tinha estado no S.joão foi ano 2000, antes de partir para outras terras.
Hoje aproveitei para ir até à Afurada e descobri que esta festa ainda não perdeu a pujança de outrora. Estava cheia de gente e com muitas barracas de comes e bebes , bailarico e diversões.
Quanto a perder-se as tradições, não sei se assim será, porque por exemplo em Viana do Castelo, nas famosas festas da Sra da Agonia, dá prazer ver aquelas raparigas e rapazes com aqueles fatos da epoca envergando esas vestes com orgulho.
Amanhã vou ver se dou um salto à av. para ver as rusgas, para viver mais um bocadinho do S.João do Porto.
Mas a verdade é: Só quem vive esta noite é que pode dizer como é o S.João.
Espero que tenha corrido bem para todos os que festejam este Santo Popular.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeSex Jun 25, 2010 11:19 am

Ó Joba, então que é isso de estar na minha cidade e não me ter avisado. Gostaria imenso de nos encontrarmos. Ainda cá está? Diga alguma coisa, pois gostaria muito de trocarmos um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeDom Jun 27, 2010 5:40 pm

OLá sr. admin. Pois e se reparar bem vai conhecer a foto que está mais acima num post anterior...OLhe lá para o mosaico e veja se não lhe é familiar... Eu bem lá fui mas o sr. não estava. Só estavam por lá meninas/senhoras. Portanto eu bem tentei ir fazer-lhe uma surpresa mas as surpresas têm este tipo de inconveniente, às vezes não correm bem. Vai ficar para outra vez porque a minha vida é feita de saltitos por todo o País. Abraço.Joba
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeSeg Jun 28, 2010 5:24 pm

Ó Joba, ou é da minha vista ou aquele chão é do interior dos Viveiros Sol Poente, na Maia, até pela placa que identifica o preço dos vasos!
E se é verdade, então não perguntou por às meninas do balcão ou aos jardineiros? Eles têm o meu número de telefone, e já agora vou dar-lho também por MP.
Foi grande pena não nos termos encontrado, pois eu vivo a uns escassos 12 minutos (de carro, claro!) dos Viveiros.
Não sei se vou perdoar ao meu amigo Joba esta falha!!!
Um grande abraço. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Orquidea

Orquidea


Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : Aveiro

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQua Jun 30, 2010 10:50 pm

Ehehehhh!!!!
Finalmente lembrei-me do famoso "ratinho"....

Pois é querida....a mim calhou-me a parte do leão...estou a tentar recompor-me de vez do famosos S. João!

Rssss..adorei todo aquele fogo magnífico, embora a noite estivesse um tanto nublada...o melhor mesmo foi que no final do fogo, só me restava servir morangos com chantilly...depois de um jantar buffet para 400 pessoas..UFAAAAAAAAAAA

Beijos saudosos!
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQua Jun 30, 2010 11:15 pm

E para terminar em grande estas voltas pelos Santos populares aqui está uma festa interessante a Feira de S.João em Évora. O mais engraçado é que esta festa começa na vespera de S.João e acaba a 4 de Julho mas o feriado municipal foi no dia de S.Pedro. Hoje passei por lá com 38º graus de tarde e uns simpáticos 30 agora à noitinha. Estas noites do Alentejo são espectaculares. Qual Algarve qual quê?
FESTA DE SÂO JOÂO SAM_3289
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Orquidea

Orquidea


Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : Aveiro

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQua Jun 30, 2010 11:28 pm

Apoiadíssimo!!!!
Que saudades do Alentejo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Antigamente, na minha terra, cantava-se assim:

"Com cheirinho a manjerico, e a beleza dos prados de trigo loiro,
Eis aqui a juventude, que alegremente lança ao ar sua voz de oiro.
Folia e animação, em toda a gente desta terra sem igual,
Trazendo no coração, sua cidade Veneza de Portugal..."

Bom, mas esses eram outros tempos, quando o "progresso" ainda não tinha enterrado bem fundo os pés do milho mais as espigas do trigo...
Tempos em que pela noite adentro, ao som do canto das cigarras e das mulheres, ainda se ouvia gritar:

"MILHO REI!!!!"

E a lua, recatada, escondia o rosto por trás de uma nuvem para deixar que se cumprisse o velho ritual.
Eram noites de festa, de cantos, de beijos roubados...

Ai que saudades...(credo...acabo de me aperceber de como estou a ficar velha...rssss)
Ir para o topo Ir para baixo
joba

joba


Mensagens : 296
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 59
Localização : ILHA DE S.MIGUEL -AÇORES

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQui Jul 01, 2010 2:44 pm

À custa do "MILHO REI" ainda levei uns estalos na cara.... paciência mas valeu a pena das vezes que não levei.
Cpmts.
Ir para o topo Ir para baixo
http://olugarnuncapensei.blogspot.com
Nay




Mensagens : 915
Data de inscrição : 11/07/2009
Idade : 69
Localização : Lisboa

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQui Jul 01, 2010 10:47 pm

Falando da minha terra???

Ainda a semana passada lá estive, e com 35 graus..uffa!!!

A propósito...
Não temos a nossa alentejaninha a participar no forum. Onde andas amiga?


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.nay-lx.blogspot.com/
Orquidea

Orquidea


Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : Aveiro

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeQui Jul 01, 2010 11:13 pm

A tua terra....o antigo "celeiro de Portugal"!

É linda sim, um encanto! Fiquei pasmada a primeira vez que a vi vestida de verde!

Credo!!! Como tenho saudades do Alentejo!
Ir para o topo Ir para baixo
vale

vale


Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/01/2010
Idade : 57
Localização : Maia

FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitimeSex Jul 02, 2010 1:54 pm

Olá amigos!

Orquídia, que bom apareceste! Concordo com voçês, realmente tembém gosto muito do Alentejo, é de facto encantador e eu já lá não vou à algum tempo. Nos próximos tempos irei, já estou com saudades.
Bjs e boas férias a todos

'férias'

Vale
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FESTA DE SÂO JOÂO Empty
MensagemAssunto: Re: FESTA DE SÂO JOÂO   FESTA DE SÂO JOÂO Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
FESTA DE SÂO JOÂO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Festa de Santo António
» FEIRAS E ROMARIAS
» Festa da Primavera - Abril de 2013
» Festa da Primavera - Jardim botânico da Ajuda
» Ola sou Joao!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: CONVERSAS DE TUDO E DE NADA-
Ir para: