Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 AROMATERAPIA

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

AROMATERAPIA Empty
MensagemAssunto: AROMATERAPIA   AROMATERAPIA Icon_minitimeSex Jan 22, 2010 9:54 am

Ora comecem a pensar no cheiro de um assado acabado de sair do forno!!!! Até já começa a crescer água na boca, só de pensar!...
Pois é. Não é por acaso que isso acontece! O olfacto é um dos sentidos com maior capacidade de ligar sensações com os aromas. A nossa membrana olfactiva tem 100 milhões de células e 600 milhões de filamentos capilares que funcionam como sensores capazes de distinguir qualquer tipo de odor. E além disso, o sentido do olfacto está situado numa região do cérebro onde igualmente estão armazenadas recordações e lembranças.
E isto leva-nos a despertar os benefícios da AROMATERAPIA, à base de óleos essenciais, cujos líquidos são extraídos de variadas espécies de ervas medicinais.
O termo aromaterapia surgiu pela primeira vez em 1928, pelo químico francês René Maurice Gattefossé que após ter queimado a mão numa experiência que estava a realizar no seu laboratório, despejou sobre a queimadura parte do conteúdo dum frasco de óleo de lavanda e ficou impressionado com o resultado da cura.
Pouco a pouco as propriedades benéficas dos óleos essenciais foram ganhando destaque e a aromaterapia foi-se consolidando como forma de buscar o bem-estar físico, mental e emocional.
Diz Sonia Corazza(autora do livro Aromacologia-uma ciência de muitos cheiros): "A simples inalação desses óleos causa uma sensação olfactiva e uma acção no sistema límbico cerebral, além da possibilidade, nalguns casos, de serem absorvidos pela corrente sanguínea."
AROMATERAPIA Aromat10 Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 82
Localização : Região do grande Porto

AROMATERAPIA Empty
MensagemAssunto: Re: AROMATERAPIA   AROMATERAPIA Icon_minitimeSex Jan 22, 2010 10:26 am

Continuando a falar sobre Aromaterapia, aqui vão alguns conselhos extraídos dos livros de Sonia Corazza, sobre esta matéria.

Pulverização aérea É indicada para ambientes que necessitem de efeito instantâneo, e constitui um bom método para desinfecção de áreas onde estão pessoas doentes, ou para casas de banho ou salas de fumadores.
Dosagem: 10 gotas de óleo , para cada 150 ml de água

Difusão aérea É ideal para tratar problemas emocionais, psíquicos, respiratórios e digestivos, para além de proporcionar bem estar e equilíbrio.
Use uma peça de material refractário adequado (difusor), e em cima coloque o recipiente com a água e as essências.
Dosagem: 5 gotas de óleo , para cada 50 ml de água.

Tónico aromáticoEspecial para a sua higiene da boca, faringe e gargarejo, tonificação e tratamento facial. Usado igualmente para pés cansados, calosidades e transpiração excessiva.
Dosagem: 3 a 5 gotas de óleo para cada 150 ml de água.

Óleos faciais e corporais Para tratamento e cuidados da pele, do corpo e dos cabelos.
Dosagem: 25 a 50 gotas de óleo em cada 100 ml de base carreadora.

InalaçãoÉ a prática mais conveniente para tratamento de problemas nas vias respiratórias e para limpeza facial. Quando experimentar um óleo pela primeira vez, utilize apenas uma gota para se assegurar que não haverá reacção. A inalação pode ser feita "seca" ou "húmida". Na seca, utilize 5 gotas de óleo aplicadas directamente num lenço de flanela, para aspirar.
Na húmida, coloque 3 a 6 gotas de óleo em 2 litros de água quente (mas não a ferver), e aspire durante 5 a 10 minutos.

Compressas Pode ser fria para alívio de inchaços, inflamações, queimaduras e picadas de insectos, ou mornas, para o tratamento de pele seca, oleosa, inflamada ou irritada. Pode ainda ser quente para alívio de dores e cãibras musculares, cólicas menstruais e estomacais, e para dores nos ouvidos.
Dosagem: 5 gotas de óleo para cada meio litro de água. Embeber num tecido e aplicar. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
 
AROMATERAPIA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: PLANTAS AROMÁTICAS-
Ir para: