Conhecer as Plantas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conhecer as Plantas

JARDINS DOENÇAS DE PLANTAS JARDINAGEM CURSOS SOBRE PLANTAS ORQUÍDEAS E PLANTAS DE INTERIOR FLORES COMESTÍVEIS E AROMÁTICAS ACUPUNTURA VEGETAL FITOPATOLOGIA
 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 C Ó L E O S

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Branquinho




Mensagens : 199
Data de inscrição : 17/03/2009
Idade : 60
Localização : Porto

C Ó L E O S Empty
MensagemAssunto: C Ó L E O S   C Ó L E O S Icon_minitimeDom Jul 19, 2009 10:01 pm

Os Cóleos são na verdade plantas e arbustos de alto valor ornamental. Poucas pessoas há que não gostem da sua presença já que a folhagem viva e colorida apresenta uma verdadeira obra-prima das suas cores.

Os Cóleos são plantas fáceis de cultivar e se preferir adquirir as sementes e lança-las à terra, em vez de comprar já a planta no estado adulto, a sua experiência será muito mais bela e até compensadora pessoalmente. As sementes dos Cóleos nascem com grande facilidade e será a escolha mais apropriadas para todos os principiantes que comecem no mundo da jardinagem.
As sementes desta planta rebentam ao fim de 10 dias depois do seu lançamento à terra e num breve espaço de tempo as folhas começarão a surgir de forma espontânea. Esta planta ressente-se muito pouco quando se faz uma transplantação e no espaço de dois meses já terá uma planta bastante vistosa e de abundante folhagem.
Não sabendo quando plantar as sementes não fique surpreendido por saber neste texto que poderá comprar, com segurança, em qualquer altura visto que os Cóleos para interior também se podem semear em qualquer estação do ano.

Proceda aos seguintes passos:

- Num tabuleiro de 4 a 5 dedos de profundidade, coloque terra rica em humo e bem húmida;
- Deite as sementes e mantenha o tabuleiro coberto com um vidro ou um saco plástico junto a uma janela bem iluminada mas que não receba lux directa do sol;
- Depois das sementes rebentarem remova a tampa durante um ou duas horas por dia e vá aumentando esse tempo até que já não seja preciso. Nessa altura a planta já começa a querer ultrapassar a altura do tabuleiro;
- Evite que o solo seque completamente;

A partir daqui, e já com as suas plantinhas nascidas e já com o surgimento das primeiras folhas, reparta-as e transplante-as para vasos individuais a seu gosto. Não se esqueça de usar terra de boa qualidade e vasos de bom diâmetro que permitam o crescimento interno das raízes das plantas de modo folgado. As sementes que germinaram carecem de duas horas de luz directa do Sol por dia.

Desde logo as plantas novas precisam, pois, de serem bem regadas e afastadas do contacto directo dos raios solares até que a planta esteja suficientemente desenvolvida e forte de tronco para suportar algumas horas diárias de sol directo.
Quando a planta atingir o estado bem desenvolvido retire o “espigo” central para encorajar a formação de ramos laterais. Volte a cortar o “espigo” quando notar que se formaram mais três ou quatro ramos. Transplante para novos vasos. As variedades usadas em Portugal ficam-se mencionadas pelos criadores na espécie de “Timo ou Tomilho Espanhol”.

NOTA - Apesar de os Cóleos servirem como plantas ornamentais para interior ou até para varandas, podem servir também de arbusto, mas a sua maior ameaça são os escaravelhos algodão, pelo que em caso de verificar que a sua planta foi atacada, deve proceder de imediato à mudança para um novo vaso e retirar todas as partes folhosas das plantas que tenham sido atacadas e deitá-las fora.
Em qualquer caso e de forma preventiva, tanto para esta espécie como para muitas outras, deverá adquirir um aerosol de um bom insecticida e pulverizar – de acordo com as instruções – a planta de tempos a tempos para evitar a propagação de insectos.


(Nota - Transcrito de um artigo sem autor - só há uma página solta que encontrei entre o meu arquivo - geralmente acho coisas que tanto eram coleccionadas por minha falecida avó como por mim e aparecem ao fim de alguns anos)
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 2353
Data de inscrição : 09/03/2009
Idade : 83
Localização : Região do grande Porto

C Ó L E O S Empty
MensagemAssunto: Re: C Ó L E O S   C Ó L E O S Icon_minitimeSeg Jul 20, 2009 3:14 pm

Só mais uma achega:
Eu multiplico os cóleos, retirando um ramo junto à junção com a haste principal, e colocando-o num copo com muito pouca água no fundo. Ao fim de 15 dias começa a criar raízes. Acrescento semanalmente um pouquinho de água e ao fim de 35 /40 dias retiro a estaca com raízes e cultivo em terra fertilizada, com muito cuidado para não danificar as raízes ainda jovens.

E não esqueça que os cóleos dão-se bem à sombra...

Experimentem e vão dando notícias. Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://conhecerasplantas.forumeiros.com
 
C Ó L E O S
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Conhecer as Plantas :: PLANTAS DE INTERIOR-
Ir para: